Skip to main content

Fundamental para a carreira de um atleta, o patrocínio proporciona os recursos necessários para o profissional desenvolver sua performance individual, garantindo melhores resultados durante as competições, e consequentemente, maior visibilidade. A bicampeã brasileira de skate Park Dora Varella acredita que o investimento no skate é uma ferramenta essencial para evolução do esporte no país e reflete sobre a importância do patrocínio de marcas, do apoio da Confederação Brasileira de Skate (CBSK) para os skatistas da Seleção Brasileira de skate, e do programa do governo federal, Bolsa Atleta.  

Com apenas 20 anos, Dora foi finalista nas Olimpíadas de Tóquio. Com uma trajetória de destaque no skate, atualmente ela conta com o incentivo da bolsa pódio e com o patrocínio de marcas para se preparar para as Olimpíadas de Paris 2024.

“Atualmente os skatistas da seleção brasileira de skate, alcançam bons resultados graças ao apoio da CBSK, os patrocinadores individuais e ao Programa Bolsa Pódio. O investimento de empresas em campeonatos nacionais e mundiais é também de grande importância para o fomento do esporte.  Precisamos reforçar a importância destes investimentos para a descoberta de novos talentos, o que eleva o nível do skate no país, como também para a manutenção de atletas de ponta, que conseguem representar o Brasil com a sua melhor performance devido a preparação com treinos, alimentação e cuidados por uma equipe multidisciplinar. O incentivo no esporte permite que os atletas consigam arcar com os custos para se prepararem da melhor forma possível e serem remunerados na profissão que exercem “, comenta Dora Varella.

O patrocínio de marcas no esporte é fator essencial para a evolução dos atletas, além de contribuir no desenvolvimento do skatista, o investimento por parte das corporações em um atleta embaixador da marca proporciona uma expressiva visibilidade, melhorando a comunicação da instituição com seu público e conquistando novas oportunidades de mercado. O auge do skate no Brasil após a entrada da modalidade nos Jogos Olímpicos de Tóquio, é um ótimo exemplo de como a visibilidade da competição proporcionou mais patrocínio das marcas para os atletas e eventos, o que garantiu o satisfatório resultado dos skatistas brasileiros na competição. No caso de Dora Varella, seus resultados e entregas foram fruto do seu talento e dedicação com o investimento de marcas parceiras que a acompanham desde antes do período pré-olímpico, como TNT Energy Drink e Naked Nuts.

Outro fator importante neste investimento em atletas é a Bolsa Pódio, a principal categoria do Bolsa Atleta, o programa é da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, voltada para quem tem chances reais de medalhas nas principais competições internacionais. No skate o benefício é concedido para os 20 primeiros do ranking da World Skate, Dora que atualmente alcança a nona posição no ranking, recebe o benefício desde o primeiro ciclo olímpico das olimpíadas de Tóquio. A atleta  utiliza o apoio para arcar com os custos do investimento em sua carreira, como viagens e equipe de profissionais que prestam serviço a skatista. Além disso, a CBSK oferece aos skatistas da seleção brasileira o apoio de uma comissão técnica multidisciplinar, com consultores técnicos, observador técnico, médico, fisioterapeutas e psicóloga.

Os grandes feitos de Dora Varella, afirmam o potencial da jovem para novas vitórias no futuro, a skatista que se dedica a várias modalidades, está caminhando para se tornar uma skatista overall – considerado o skatista que se dedica a todas as modalidades do skate. A atleta faz seus treinos no street, Half pipe e mega park  o que contribui muito para  uma melhor performance no skate Park.  

Dora também foi a primeira mulher brasileira na história do skate feminino brasileiro, a dropar a Mega Park do prodígio skatista Gui Khury no Brasil e a MegaPark do americano Elliot Sloan nos EUA.  Além do 7º lugar nas Olimpíadas de Tóquio, a skatista possui conquistas consecutivas no esporte, ganhando a competição amadora Girls Vans Combi Pool Classic, nos anos de 2016, 2017 e 2018, tornando-se tricampeã mundial. Também foi bicampeã pan-americana no Vans Park Series Women’s Continental e Championships, nos anos de 2017 e 2018. Em janeiro deste ano, Dora e as demais finalistas olímpicas do skate park venceram o prêmio de Fair Play das Olimpíadas de Tóquio 2020, o reconhecimento foi do Comitê Internacional de Flair Play (CIFP), pela reação empática das skatistas com as adversárias na competição.

Quer saber mais sobre as novidades? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!