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A inteligência artificial vem se tornando cada vez mais popular em diversos ramos, como na programação, desenvolvimento de sistemas, ilustração, atendimento e chatbots. Porém, o novo patamar da tecnologia vai além do mundo digital. Em sua nova campanha, a marca de salgadinho chips Doritos, da PepsiCo, revelou oficialmente “o primeiro lanche com IA do mundo”. Acredita?

Chamado de Doritos Silent, o produto foi lançado inicialmente no Reino Unido e representa uma inovação dedicada à comunidade gamer, um público do qual Doritos vem se aproximando cada vez mais ao longo dos anos.

O coração de Doritos é o mundo dos jogos. Nós sabemos como os lanches e os jogos estão ligados. É um público importante para entendermos e fornecer soluções para que eles tenham a melhor experiência de jogo possível”, comenta Matt Watson, diretor criativo executivo da Sips & Bites, a agência interna de criação da PepsiCo na Europa.

O mercado de jogos está em constante evolução, e embora o número de pessoas que se identificam como gamers tenha diminuído após o término das medidas de distanciamento social, com a redução dos efeitos da pandemia de Covid-19, a comunidade de jogadores ainda é mundialmente grande. De acordo com a Entertainment Software Association, cerca de 65% dos americanos joga videogames por, no mínimo, uma hora por semana, enquanto algumas estimativas indicam que há mais de 3 bilhões de jogadores ativos globalmente.

Para os profissionais de marketing, ignorar dados dessa magnitude é praticamente impossível, fazendo com que muitas marcas busquem formas de agradar esse público tão massivo e diverso. Dessa forma, à medida que novas tecnologias, como a realidade aumentada (RA) e a realidade virtual (RV), evoluem e se tornam populares, surgem diversas oportunidades de interação.

Watson descreve a ideia por trás da nova campanha de Doritos alegando que, normalmente, a maioria das pessoas gosta de petiscar durante as jogatinas e também tende a usar fones de ouvido para conversar com outros jogadores, que não ficam nem um pouco contentes com os sons de mastigação e barulho que são captados.

O barulho dos lanches atrapalha o jogo. Isso causou um problema para esse público, e estava afastando as pessoas de petiscar seus amados Doritos porque eles têm o barulho mais alto entre os salgadinhos do mercado”, finaliza o diretor.

Para resolver esse problema, a marca treinou um modelo de IA com base em 5 mil sons diferentes de mastigação para reconhecer o som específico da mastigação de um Doritos. Em conjunto com outro modelo de IA que identifica, isola e amplifica a voz do mastigador, o som da mastigação é eliminado do fluxo de áudio. Isso permite que a pessoa que está comendo o salgadinho ainda ouça o som da mastigação, mas impede que os outros jogadores sejam perturbados por esse ruído! Genial, sim ou claro?

Confira o filme completo do lançamento do produto abaixo. Por aqui, seguimos aguardando ansiosamente a chegada de Doritos Silent em terras brasileiras, para o bem de todos e felicidade geral da nação gamer. #VemDoritos

 

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