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Completando 20 anos de campanhas que celebram e ressaltam a beleza real, Dove anuncia Heloisy Pereira Rodrigues como embaixadora Dove pela Beleza Real na Inteligência Artificial. A iniciativa marca um novo capítulo neste legado, uma vez que, de acordo com uma pesquisa, até 2025 90% do conteúdo online será gerado por IA.

Primeira mulher formada em Inteligência Artificial na América Latina, Heloisy, de 24 anos, trabalhará junto com a marca para reeducar os algoritmos da IA direcionados à construção dos padrões de beleza do futuro, seguindo as premissas do Código Dove. Com esta parceria, o compromisso de 20 anos de Dove de apenas retratar mulheres reais em suas comunicações se materializa de forma mais abrangente, lançando um olhar sobre o futuro da beleza.

O principal objetivo é que a embaixadora atue na estrutura educacional sobre o tema, combatendo os vieses sociais existentes quanto à representação de mulheres, estando à frente de iniciativas para tornar estas tecnologias mais diversas e inclusivas. Como porta-voz de Dove, suas atividades incluem: participação em palestras e eventos sobre o uso da Inteligência Artificial na geração de imagens; produção de conteúdos; atuação nas redes sociais sobre o tema, promovendo reflexões dentro e fora das plataformas; além da elaboração de projetos junto a marca dedicados a encorajar outras mulheres a se especializar em IA.

“Estar a frente deste projeto idealizado por Dove é uma realização profissional e pessoal. Desde que comecei a atuar em projetos de Inteligência Artificial, ainda durante a faculdade, percebi como a presença de mais mulheres é, não só importante, como fundamental para que possamos provar que a IA pode ser uma ferramenta justa no nosso dia a dia, influenciando positivamente em comportamentos e padrões. E essa conscientização precisa acontecer desde já. Afinal, o futuro é agora”, afirma Heloisy Pereira Rodrigues.

A diretora de Marketing de Dove Brasil, Andreza Graner, conta que a marca sempre se comprometeu em fazer com que a beleza seja uma fonte de confiança e não de ansiedade.

”Com a contratação de Heloisy, Dove renova este compromisso, agora olhando para o futuro e todas as ferramentas que compõem esses novos tempos, como a Inteligência Artificial. Buscamos propor um cenário no qual estas mulheres tenham mais visibilidade e estejam no comando destas ferramentas, assim como Heloisy, educando corretamente os algoritmos e garantindo resultados mais diversos e inclusivos”, compartilha Andreza.

Segundo ela, ter a embaixadora Dove pela Beleza Real na IA possibilita a marca a democratizar o assunto nas redes sociais, “gerando conversas e questionamentos essenciais para que esse movimento ganhe ainda mais força, a fim de que as novas gerações se sintam sempre representadas, mitigando a cobrança por padrões irreais”.

O Código Dove: 20 anos de Dove Pela Beleza Real

Em 2004, Dove mudou a indústria de beleza com o lançamento da Campanha pela Beleza Real, que respondia a um desafio: retratar a beleza de maneira real e diversa nas campanhas de publicidade, em contraponto aos estereótipos de corpos padronizados. Esta campanha tornou-se um marco de transformação na comunicação da marca, com o Compromisso pela Beleza Real de Dove (Real Beauty Pledge), uma missão de longo prazo de representar mulheres reais em suas comunicações no lugar de modelos que reforçam padrões inalcançáveis. Tal compromisso procura contribuir na promoção da confiança corporal e na autoestima de jovens e adultas até hoje.

Vinte anos depois, Dove lança o Código Dove, um código universal capaz de mudar automaticamente o viés da beleza irreal na inteligência artificial, além de trazer um espectro muito mais amplo de diversidade, realidade e autenticidade na representação de mulheres. Ao buscar em ferramentas de imagens geradas por IA por conceitos como “uma mulher bonita”, “uma pele perfeita” ou “uma mulher confiante”, muito provavelmente a busca resultará em mulheres com corpos e características bastante padronizadas e estereotipadas. Mas ao realizar a busca adicionando “de acordo com uma campanha Dove Pela Beleza Real”, os resultados serão muito diferentes: mulheres de diferentes raças, etnias, corpos, peles e cabelos. Com o Código Dove, a diversidade e a beleza real são apresentadas pela inteligência artificial.

Com o Código Dove, a marca apresentou ainda um novo estudo sobre a beleza ao redor do mundo, procurando compreender como está a percepção entre mulheres adultas e jovens sobre o tema e como isto impacta sua autoestima atualmente. Os dados nos apontam que quase 87% das mulheres adultas e 88% das jovens (no Brasil, 95% e 92%, respectivamente) relatam que já foram expostas a conteúdos tóxicos de beleza online, e que 1 em cada 3 mulheres (no Brasil, 1 em cada 2 mulheres e meninas) se sentem pressionadas a alterar sua aparência por conta do que veem nas redes, mesmo sabendo que se trata de imagens manipuladas. Estima-se que até 2025 cerca de 90% do conteúdo online seja criado por inteligência artificial. Ciente de que o uso indiscriminado desta tecnologia está perpetuando ainda mais padrões irreais e falta de diversidade, Dove renova seu compromisso com a beleza real, se comprometendo a nunca usar em suas comunicações belezas geradas digitalmente para representar mulheres.

*Foto de capa: Divulgação/Dove

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