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Texto por: Alexandre Azevedo – Head of Planning & BizDev LATAM da aunica

Confira um overview do que rolou de mais interessante no VTEX DAY 2024, um dos maiores eventos de comércio digital no Brasil e no Mundo.

O VTEX DAY é um dos maiores eventos de digital commerce do mundo. Realizado há 14 anos pela plataforma de comércio digital VTEX, tem extrema importância para todo o ecossistema de comércio digital, pois reúne clientes, fornecedores, influenciadores e os mais importantes nomes do varejo para apresentar suas soluções e novidades, trocar conhecimento, debater tendências, fortalecer o networking e adquirir insights, com os quais é possível aprimorar os negócios.

Luiza Amorim, Líder de Go-To-Market da VTEX, conversou conosco no grandioso espaço da empresa de tecnologia brasileira e destacou:

“Estou super orgulhosa deste evento porque a VTEX é uma empresa brasileira de tecnologia que está presente em mais de 40 países e com mais de 2.500 clientes no mundo todo. Neste evento lançamos muitas novidades com relação ao produto, sobretudo sobre as novas funções com uso de IA e Machine Learning para gerar maior rentabilidade para os nossos clientes.”

Na programação do evento, os grandes destaques ficaram para:

No primeiro dia de evento, o painel especial com os futuristas Uri Levine, co-fundador do Waze, e Zack Kass, ex-diretor de go-to-market da OpenAI.

Na abertura do Spotlight, palco principal do evento, o fundador e co-CEO da VTEX Geraldo Thomaz mediou um painel com Uri Levine, cofundador do Waze e autor do livro Apaixone-se pelo problema, não pela solução, e Zack Kass, futurista e ex-diretor de go-to-market da OpenAI, detentora do Chat GPT.

Thomaz falou sobre os impactos da IA em nossa vida cotidiana e questionou os futuristas em relação às suas visões sobre os limites dessa tecnologia. Para Uri, a IA assume cada vez mais um papel de protagonista nas tarefas repetitivas de nosso dia a dia, o que deve ajudar as pessoas a terem mais tempo para fazerem o que realmente amam.“ A IA não vai mudar o que nos faz feliz, não vai substituir o tempo com nossa família e amigos”, afirma. Zack concorda: “a IA poderá substituir tudo. Só não podemos deixá-la substituir nossa capacidade de nos apaixonarmos. Podemos ser gentis com as máquinas, mas jamais encontrar mais conforto nas máquinas do que nas pessoas que nos cercam.”

Quando questionados a respeito dos limites que devem ser dados à IA, os especialistas compartilharam suas visões. Enquanto Uri afirma que os usuários já não estão preocupados com sua privacidade e diz acreditar que não deve haver limites, que estes devem ser avaliados conforme a inteligência artificial avança, Zack defende que cabe ao usuário definir se deseja abrir mão de parte de sua privacidade em troca de benefícios dados pelos serviços. ele exemplifica:

“eu posso querer abrir meus dados de saúde em troca de saber quando corro o risco de ter uma parada cardíaca”.

No segundo dia, os grandes destaques foram o bate papo inspirador entre a ganhadora do Prêmio Nobel da Paz Malala Yousafzai e o fundador e CEO da VTEX Mariano Gomide de Faria, o bate papo com a futura astronauta brasileira Laysa Peixoto e o especialista em SEO e Marketing Digital Neil Patel.

Durante o emocionante bate papo entre o CEO e Co-fundador da VTEX Mariano Gomide e a ativista Malala Yousafzai, ela falou sobre o seu maior sonho e meta:

“Eu não consigo imaginar um futuro para mim mesmo e para outras garotas sem educação. Naquela época, eu não vi uma opção além de falar e buscar os meus direitos. Então é por isso que eu decidi me tornar uma ativista com 11 anos. E quando você tem 11 anos, você não sabe o que ativismo realmente significa, mas tudo o que você tem é a sua história.”

A VTEX liderou uma onde de doações significativas para a Fundação Malala, que é onde Malala quer formar muitas outras novas Malalas pelo mundo, em países como: Afeganistão, Bangladesh, Brasil, Etiópia, ìndia, Líbano, Nigéria, Paquistão, Tanzânia e Turquia.

“Tudo que eu faço é para acabar com as barreiras que existem para as mulheres terem acesso à educação. Para mim, é inaceitável viver em um lugar que proíbe as mulheres de lerem um livro. Por isso a fundação Malala trabalha para que cada garota possa aprender e liderar. Que eu possa ajudar a inspirar muitas outras Malalas pelo mundo.”

 

Uma linda homenagem para os professores

Durante o bate papo com a ativista, a liderança da VTEX comandou uma linda homenagem para os professores. De forma simbólica, homenageou professores presentes na própria educação deles e ovacionou todos os professores presentes, que foram aplaudidos por todos como uma forma de enaltecer o trabalho desempenhado por eles na formação de bons seres humanos.

A futura astronauta brasileira

(Foto: Acervo Pessoal)

(Foto: Acervo Pessoal)

Laysa Peixoto, aos 20 anos, está em treinamento para integrar a nova geração de astronautas que serão enviados à Lua e à Marte em futuras missões espaciais. Laysa foi premiada pela NASA e pelo Governo Brasileiro com a medalha de Honra ao Mérito por ter feito descobertas científicas importantes, incluindo a descoberta do Asteroide LPS0003.

“Quando a descoberta é científica, quando o corpo celeste está para ser descoberto, ele passa por uma análise muito longa. Demora pelo menos uma década para se concluir, para as informações oficiais serem postadas, como o tamanho, a distância e tudo mais. Então, já fazem alguns anos aí, e já estão em uma etapa em que foi confirmada a descoberta. E daqui a alguns anos eu vou poder escolher o nome, e isso é super legal. Então, eu escolhi o nome da minha bisavó, para o asteroide se chamar Carmem”, conta com orgulho a futura astronauta brasileira.”

Em 2024, Laysa entrará para a história ao ser a primeira mulher astronauta do Brasil e da América Latina a conduzir experimentos em gravidade zero. Aos 19 anos, Laysa tornou-se uma das inventoras mais jovens na história da Agência Espacial a liderar o desenvolvimento de tecnologias. Suas invenções foram selecionadas pela NASA, incluindo a criação da tecnologia que está sendo desenvolvida para extrair água da Lua e também a AI que será responsável por auxiliar os astronautas futuramente em Marte. Laysa Peixoto realiza seus estudos e pesquisas em Manhattan College em Nova York na área de Computação e Física e é CEO da Elliptica Foundation.

Esta história linda da brasileira Laysa é um grande orgulho para nós brasileiros. E, provavelmente, o Governo Brasileiro deve dar todo suporte para este grande talento, não é?! Pois bem, podem acreditar que o Governo Brasileiro não deu nenhum incentivo ou apoio para Laysa, que trilhou este caminho sem nenhuma ajuda do nosso governo.

Para nós, o sentimento que fica é de orgulho por ela e a vergonha pelo nosso governo, que deveria estar apoiando-a em toda sua trajetória.

 

Customer Journey Retention

Neil Patel apresentou uma palestra sobre a dificuldade de reter a atenção das audiências num mundo cheio de conteúdo, e agora agravado pela quantidade massiva de conteúdo produzido por IA.

“Todos os negócios estão buscando formas de ganhar a atenção dos consumidores e usuários na internet. Com a quantidade enorme de conteúdos sendo produzidos diariamente, agora agravados pela produção massiva de conteúdo com IA, está cada vez mais difícil de conseguir a atenção.”

Neil Patel é co-fundador da NP Digital, reconhecido como um influenciador de destaque na web pelo Wall Street Journal e um dos dez melhores profissionais de marketing segundo a Forbes. Ele adiciona em sua palestra que cerca de 86% dos banners na internet são completamente ignorados.

“A atenção está cada vez mais difícil de conseguir. Há alguns anos atrás, se você exibisse um banner na internet, o CTR era de aproximadamente 40%. Atualmente este mesmo índice é de 1%. Ou seja, a cada 100 usuários que são impactados pelo seu banner na internet hoje, apenas 1 usuário (com sorte) vai clicar e se engajar com sua campanha.”

 

Live shopping e desfile

A PatBo e a Whirlpool, empresas que atuam em verticais totalmente diferentes – moda e eletrodomésticos, respectivamente – falaram sobre os resultados obtidos com ações de live shopping organizadas a partir de funcionalidades e integrações na plataforma VTEX. Para Tatiana Cury, diretora de produto e marketing digital da Whirlpool, Marina Pascon, gerente de marketing da PatBo, e Fernanda Costa, gerente digital da PatBo, este é um excelente modelo para apresentar e vender produtos de forma interativa, aumentando a taxa de conversão em até três vezes.

Tatiana observou que existem ferramentas que são para construção de marca e outras para conversão. “O live shopping tem o poder de juntar essas duas coisas”, diz a especialista da Whirlpool. Fernanda, da PatBo, conta que, em 15 minutos de live shopping, a empresa conseguiu crescer 300% em relação a um sábado normal.

O live shopping também esteve presente nos desfiles das marcas Hope, Aramis e Mormaii realizados neste primeiro dia de VTEX DAY.

Priscila Gusson, gerente sênior de ESG da Whirlpool, contou ao público do VTEX DAY como a companhia tem conseguido oferecer uma melhor experiência ao seu consumidor através da adoção da logística reversa. A Whirlpool lançou o seu sistema de logística reversa de eletrodomésticos de todos os portes e marcas, com coleta residencial agendada e gratuita, aumentando a confiança dos clientes em sua marca e contribuindo para a destinação correta do lixo eletrônico. Segundo ela, a companhia hoje pensa no processo de retorno do produto desde o início do seu processo de fabricação. No mundo, 62 milhões de toneladas de lixo eletrônico são geradas todo ano. E só 22% é coletado e reciclado, alertou a executiva.

Mercado Livre e Samsung, outros dois clientes da VTEX, contaram como fizeram a melhor Black Friday de suas histórias. As empresas revelaram que reforçaram a parceria entre elas ao longo dos últimos quatro anos, otimizaram estratégias de entrega e relacionamento com clientes e fortaleceram ações de marketing, entre outras iniciativas.

“O que sabemos fazer bem, vamos continuar fazendo bem. O que não sabemos, buscamos com os nossos parceiros, com muita comunicação para entender o que mais podemos fazer, com foco em soluções”, afirma Bruno Costa, diretor sênior da Samsung Brasil. Segundo Costa, as vendas da Black Friday cresceram 80% em relação ao ano anterior. Para isso acontecer, a empresa usou estratégias mais agressivas, como parceria com a TV Globo, através da qual disponibilizaram QR code na TV aberta para facilitar as compras, e com entregas mais rápidas. Outra estratégia foi usar os influenciadores como alavanca de tráfego para melhorar o alcance ao consumidor. “Isso também engajou o consumidor”, afirmou.

No Mercado Livre, as vendas de eletrônicos chegaram a 1 milhão de unidades comercializadas na última edição da Black Friday, um crescimento de 140% na comparação com o ano anterior. Julia Rueff, vice-presidente do Mercado Livre, atribuiu o sucesso à inovação por trás dos serviços, incluindo os mecanismos de gestão de marketing, estratégias de promoções e velocidade da logística.

 

Mais de 150 empresas expositoras apresentando suas inovações

Parceiro VTEX, a Heineken utiliza a plataforma de commerce e marcou presença na exposição e estava lá para apresentar sua plataforma B2B, em que agora possibilita donos de estabelecimentos a comprar direto da Heineken todo o seu portfólio de marcas.

O Itaú marcou presença com um estande recheado de programação de conteúdo com palestras silenciosas, em que eles ofereceram headphones para todos interessados em acompanhar palestras sobre brand experience e marketing trends. A solução inteligente permitia assistir com conforto e sem interferência os conteúdos apresentados.

A Magalu também estava presente com estande na exposição e participou de um debate sobre influenciadores digitais, contando com a participação especial da Lu, influenciadora virtual da marca.

A Ikesaki estava com um belo espaço com tratamentos de beleza, exposição de produtos e o brinde mais cobiçado da feira: uma linda sacola com papel vermelho brilhante e produtos da marca. A fila estava dando voltas no meio de outros espaços na feira de tão grande.

A Pague Menos proporcionou aos participantes acesso aos produtos, com a possibilidade de efetuar compras via WhatsApp e escolher entre receber os itens em casa ou retirá-los no locker disponível no estande.

O VTEX Day também teve como destaque as empresas com soluções para meios de pagamento: Adyen, Cielo, Getnet, PagBank, PayMee, PayPal, PicPay, entre outras.

A Cielo apresentou o piloto de uma solução que visa incrementar a experiência na loja física com um terminal de atendimento digital. Procurar um determinado produto em uma loja presencial e não encontrá-lo pode ser uma experiência frustrante para o consumidor. A proposta da VTEX e da Cielo ajudará a driblar essa situação por meio da omnicanalidade.

Com o terminal inteligente da Cielo, o vendedor poderá usar a ferramenta Sales App, nativa da plataforma VTEX, para ter uma visão abrangente da chamada “prateleira infinita”, ou seja, o estoque completo da loja, marca ou rede em questão, e não apenas os produtos disponíveis naquele estabelecimento específico. Dessa forma, é possível reservar o produto desejado pelo consumidor, que pode escolher entre recebê-lo em sua casa ou retirá-lo em outra loja.

“Ao ‘não perder a viagem’, o consumidor fica satisfeito e sente que o seu tempo é valorizado pelo estabelecimento”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo. “O Sales App reforça o compromisso da Cielo em oferecer soluções que o varejo precisa. Somos sempre pautados pelas principais tendências do mercado, como a integração entre loja física e virtual, para potencializar oportunidades de vendas. Simplificar a jornada de compra gera conveniência e, por consequência, encantamento do cliente”.

O PicPay acaba de anunciar o lançamento das suas maquininhas. A entrada no segmento de adquirência tem o objetivo de fortalecer o ecossistema de dois lados da companhia, que desde o surgimento tem o propósito de conectar e servir ambos os públicos. Os modelos POS e TEF oferecidos são uma parte da ofensiva nesse mercado, que conta também com link de pagamento, parcelamento de boletos, capital de giro, antecipação de recebíveis e cartão pré-pago sem anuidade.

Adriano Navarini, vice-presidente de Serviços Financeiros para Pessoa Jurídica, ressalta que o objetivo é “ir além das tradicionais ‘plaquinhas’ para conquistar o público PJ e ter a mesma relevância que o PicPay já tem para a pessoa física”.

O segmento PJ é uma das avenidas de crescimento da companhia para diversificar ainda mais a atuação e manter sua expansão. Segundo Eduardo Chedid, CEO do PicPay, “fortalecer a proposta de valor para esses clientes contribui para gerar mais transações e maior engajamento dentro do ecossistema”.

No ecossistema de soluções para Clientes VTEX, plataformas de relacionamento e engajamento de audiências forma destaque: CleverTap, crmbonus, Dinamize, Hubspot e Insider.

Juliano Pontes, Head do Ecossistema de Canais e Tecnologias na América Latina e no Brasil na Insider, compartilhou:

“Acreditamos que o fomento do ecossistema com parceiros estratégicos de tecnologia e consultorias, além de minimizar impactos de integrações, contribuem para democratizar e sustentar as nossas soluções.

Temos um compromisso e grande desafio de sustentar nossa posição de referência em Gartner, Forrester e G2 e retroalimentar a indústria com as melhores práticas para o uso de dados em conformidade com as práticas LGPD.

Levar uma experiência contextual em todos os pontos de contatos suportados por IA é a nossa obsessão para continuar a empoderar nossos clientes e indústria.
Estamos muito felizes com a parceria estratégica com a VTEX e celebrar tamanho crescimento com nossos clientes no VTEX DAY deste ano.”

 

Plataformas de Full-Commerce como CNT e Infracommerce

A feira contou com a participação de empresas especializadas em full-commerce, que é um termo usado para descrever uma abordagem abrangente em que uma empresa oferece todos os serviços necessários para vender produtos ou serviços online. Isso inclui não apenas a plataforma de comércio eletrônico em si, mas também serviços como processamento de pagamentos, gerenciamento de inventário, atendimento ao cliente, marketing digital, logística de entrega e muito mais. Em essência, o full-commerce visa oferecer uma solução completa e integrada para todas as necessidades de comércio eletrônico de uma empresa, desde a criação da loja online até a entrega do produto ao cliente.

Destaques para os stands da CNT e da Infracommerce, que atende a Mars, empresa fabricante de chocolates e dona de marcas com fãs apaixonados em todo mundo: M&M´s, Skittles, Snickers e Twix. Através da Loja Online CompreMars.com.br a Mars comercializa aqui no Brasil os produtos das marcas M&M´s, Skittles, Snickers e Twix. A loja online oferece, de forma exclusiva no Brasil, produtos que não são encontrados nos supermercados como os famosos e desejados M&M´s recheados de caramelo, amêndoa ou pasta de amendoim.

 

Pinterest: o “P” é de Performance

Stand do Pinterest no evento (Foto: Acervo Pessoal)

Stand do Pinterest no evento (Foto: Acervo Pessoal)

O Pinterest estabeleceu integração com a plataforma da VTEX, possibilitando alavancas as vendas das empresas dentro da rede social.

Agora, com apenas dois cliques, usuários da plataforma utilizada para inspirar audiências poderão efetuar uma compra online.

 

Neotrust apresenta estudo que aponta as tendências e oportunidades do ecommerce brasileiro

PIX, o queridinho do brasileiro

De acordo com a análise, o PIX já representa mais de 25% das formas de pagamento em compras via internet. O estudo observa que em 2022, quando o PIX foi implementado no Brasil, ele respondia por apenas 4,7% dos pagamentos do comércio digital, ante 16,5% dos pagamentos por boleto bancário, que hoje são a preferência de somente 7,8% dos consumidores.

O estudo apontou que os consumidores optam pelo pix devido aos descontos atrativos oferecidos pelos lojistas. “Isso tem feito, inclusive, que o volume de compras parceladas diminua”, afirma Luis Otávio Cambraia, líder de Sales da Neotrust.

 

Região Nordeste se destaca no crescimento de vendas online

Com forte crescimento no primeiro trimestre de 2024, a região Nordeste do Brasil ultrapassou a região Sul em vendas. Segundo o estudo, o Nordeste registrou ticket médio de R$ 338,60 no período, representando 16,4% do faturamento total das vendas do comércio digital, ante R$ 306,20 de ticket médio e 15,9% de market share da região Sul. O Sudeste lidera o mercado em participação (58%), mas não em valor do ticket médio (R$ 213,70). O Norte é o último da lista market share (2,5%), mas possui a mais alta média de gasto por compra (R$ 368,70)

 

Frete Grátis, arma poderosa na estratégia de vendas

Com a racionalização por melhores margens, o uso do frete grátis tem sido aplicado com mais critério pelos varejistas e a queda é constante desde 2021. De acordo com a Neotrust, a participação das vendas com frete grátis, que responderam por mais de 60% ao longo de todo o ano de 2022, iniciaram em 2023 representando 58,7% das vendas e chegaram a 54,2% em janeiro de 2024.

Os itens de telefonia (72,5%), perfumaria (71,1%), pet shop (66,6%) e farmácia e saúde (65,9%) são os que mais oferecem o frete grátis, em 72,5%, 71,1%, 66,6% e 65,9% de suas vendas, respectivamente.

 

Mulheres no Commerce

As mulheres são as principais consumidoras do comércio digital e têm participação relevante no crescimento do número de pedidos das principais categorias. Segundo o estudo, em março de 2024, elas responderam por 61,3% das vendas do e-commerce no Brasil, 1,2 ponto percentual a mais do que no mesmo mês do ano passado. Com exceção de Telefonia (49,2%), Casa e construção (43,9%), Eletrônicos (42,4%) e Informática (39%), a participação das consumidoras no faturamento é maior do que a dos homens em todas as demais categorias avaliadas, Beleza e perfumaria (74,7%), Moda e acessórios (72%), Pet shop (85,4%), Móveis (61,9%), Eletroportáteis (65,8%), Saúde (58,4%), Eletrodomésticos (52,7%) e Alimentos e Bebidas (50,1%).

A consultoria de DataTech aunica enviou seu Head de Planejamento Alexandre Azevedo para entrar nesta jornada do VTEX Day e agradecemos mais uma vez a parceria com o ADNEWS, portal de notícias referência e que proporcionou esta oportunidade.

Estar no VTEX DAY é estar onde tudo acontece, o que faz parte de nossa essência empreendedora e desejo constante por inovações. Parabéns, VTEX. Keep the amazing work!

 

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