“É diferente de todos os livros de marketing” comenta sobre Casos K

O livro “Casos K – O lado humano do marketing e outras histórias” conta alguns dos casos da trajetória de Antonio Luiz Silva Kriegel, que passou por cargos como Presidente…

Adnews

20.03.2020

“É diferente de todos os livros de marketing” comenta sobre Casos K

O livro “Casos K – O lado humano do marketing e outras histórias” conta alguns dos casos da trajetória de Antonio Luiz Silva Kriegel, que passou por cargos como Presidente da Unilever Caribe e Unilever Centro América, e Presidente e Diretor de Marketing da Pepsi Cola Brasil.

Uma obra que reúne 27 casos, contados pelo próprio autor, que abordam situações interessantes para os que pretendem conhecer mais sobre Marketing, e ainda aos que só querem conhecer um pouco mais sobre a carreira consagrada de Antonio.

Que escolheu estudar administração desde muito novo, e predestinado a ser um dos melhores, se esforçou e cursou Administração com foco em ‘marketing e finanças’, na FGV (Fundação Getúlio Vargas, uma das melhores do país). Criado em Campinas, interior de São Paulo, não teve uma vida fácil, era difícil conciliar o estudo, o estágio e as viagens longas e diárias para São Paulo. Mas tornou-se um bom homem, com muitos valores, e muita história para contar.

O livro conta histórias difíceis, inspiradoras, engraçadas e reflexivas, experiências únicas vividas por Kriegel que mostram o quão vitoriosa foi sua trajetória.

“O mais divertido para mim é o caso em que o segurança noturno mata a máquina automática de faturamento a tiros de escopeta, pois eu vivi o caso ao vivo”, diz Antonio ao relembrar o 16° capítulo do livro, em que ele conta a dificuldade de uma empresa, desatualizada tecnologicamente, a instalar uma máquina automática de faturamento, o que foi um grande desafio na época.

O autor ainda escolhe outro capítulo que lhe agrada, o 18° capítulo, Código de Ética – Ferramneta para uma boa gestão. “Já o mais reflexivo, creio que seja o caso que fala da importância do desenvolvimento do código de ética nas empresas, melhorando a qualidade das relações com seus empregados, clientes e fornecedores.” Neste trecho do livro, Kriegel conta como alguns casos não éticos causaram mudanças de reforços de valores pelas empresas que passou.

Ronaldo Conde, amigo do autor e editor da obra, afirma que a grande questão do livro se encontra no lado humanístico de Antonio aplicado em suas passagens pelo mercado. Conde ainda é o responsável por insistir nas duas palavras “humano” e “marketing”, que estão presentes no título da obra.

“Essa dupla estreia editorial – do Kriegel e minha – que vocês encontrarão neste “Casos K: O Lado Humano do Marketing e Outras Histórias” é deliciosamente diferente dos livros de marketing que todo mundo conhece e que lotam as prateleiras das livrarias.”, enfatiza Ronaldo.

O livro pode até ser considerado como um manual, como “tudo que deveria saber sobre a vida profissional e que gostaria que tivessem contado 35 anos atrás”. Mas, após ser perguntado se escrevera o livro com um pensamento de manual, em entrevista exclusiva para o ADNEWS, ele respondeu: “Não, escrevi com o conceito de dar uma ideia de transferir conhecimento de uma maneira lúdica e também ser feliz com as pessoas que participaram de tudo por isso não tem nomes, marcas e nem empresas no livro…”.

Antonio nos conta que a grande contribuição de sua carreira foi o seu cuidado com as pessoas, ajudando no crescimento profissional, ajudando as pessoas a lidar com sua própria personalidade, ou até na relação com as outras pessoas. “Para mim esse foi meu melhor logro como profissional e pessoa.”, diz Kriegel, em exclusiva para o ADNEWS.

O livro publicado pela Editora Autografia poderia ser considerado um “MBA” exalta Flavio Cotini, de maneira pragmática e com muito bom humor.

Em prefácio, Contini conta que Antonio Kriegel é uma das pessoas mais criativas que já passaram por sua vida, que sempre buscou criar possibilidades além das já existentes. Sempre tirando as pessoas de suas zonas de conforto, e com um grande coração, era difícil o ver dizer que algo não era possível.

“Para tentar falar sobre Kriegel abordarei alguns aspectos que considero fundamentais para alguém atingir sucesso em sua vida profissional e pessoal: a capacidade de manter a tríade cabeça-coração-braço equilibrada, representando, entre outras coisas, a preparação intelectual e a curiosidade necessária para fazer frente aos desafios profissionais, o compromisso com as causas e projetos em que está envolvido, a humildade, o interesse genuíno nas pessoas, a atitude positiva frente a mudanças, complementados pela dedicação e trabalho duro necessários.”, relata Contini.

Outra característica notável e presente no livro é a de Kriegel pensar “fora da caixa”, pensar diferente, sair de estereótipos, sempre buscar o máximo de sua criatividade, e buscar maneiras ímpares de solucionar obstáculos, de modo muito eficiente. Segundo ele, a diferença do mercado surge quando você faz mais rápido, ou melhor, que sua concorrência quando se consegue pensar ‘fora da caixa’.

logo

INBOX

Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.

Digite o seu melhor email
Disney promove experiência imersiva durante finais de Wimbledon | Como Enfrentar Momentos de Juros Altos e Proteger Seu Negócio | PUMA relança modelo H-Street com nova abordagem urbana | Mills adquire operação de locação de equipamentos da Next Rental