Skip to main content

Se você deseja disparar e-mails de trabalho ou uma newsletter e garantir que a mensagem será aberta, sua melhor aposta pode ser realizar o envio no domingo à tarde, de acordo com uma nova pesquisa da Axios HQ, empresa de software de comunicação que se desmembrou da Axios. E você aí, pensando que os domingos ainda eram inteiramente dedicados ao descanso!

A empresa analisou o desempenho de 8,7 milhões de entregas de e-mails enviados por meio de sua plataforma, e constatou que os e-mails corporativos enviados das 15h às 18h aos domingos tiveram a maior taxa média de abertura, que foi de 94%. A segunda maior também foi aos domingos, mas das 18h às 21h, com uma taxa de abertura de 86%.

Em geral, domingo e segunda-feira foram os melhores dias para que os e-mails de trabalho fossem lidos, com uma taxa média de abertura de 54%. A taxa cai para 52% às terças e quartas-feiras, e cai novamente nas quintas e sextas-feiras (para 49% e 47%, respectivamente) antes de atingir um mínimo de 31% aos sábados. As taxas de abertura também foram muito maiores das 3h às 6h durante a semana de trabalho (70%) do que nos períodos da tarde e da noite.

No estudo, Axios HQ sugere que os domingos são um bom momento para se corresponder, em parte porque o remetente encontra menos competição na caixa de entrada do destinatário da mensagem. Mas, esse resultado também pode estar relacionado à mudança, pós-pandemia, para horários de trabalho híbridos e flexíveis. Em vez de seguir um cronograma de segunda a sexta, das 9h às 17h, muitos funcionários remotos estão optando por recuperar o atraso nos fins de semana em troca de ir à academia ou estar presente na rotina escolar dos filhos durante o horário comercial.

Há ainda uma terceira razão, relacionada ao Neuromarketing. A Ciência está por trás do consumo, inclusive de conteúdo, e no início da semana, a maioria das pessoas está mais focada e propensa a tomar decisões, especialmente no período da manhã. Para envio de newsletter, por exemplo, é um ótimo insight.

Em março deste ano, o The Wall Street Journal informou que as pessoas estão trabalhando, em média, 6,6 horas por fim de semana, um aumento de 5% em relação a 2021, no auge da pandemia.

Mas, ainda que trabalhar aos fins de semana possa parecer uma boa maneira de recuperar o atraso em relação à semana anterior ou se preparar para a próxima, a pesquisa da Academy of Management diz o contrário. A instituição descobriu que uma cultura sempre ativa pode impactar negativamente a saúde dos funcionários e, em última análise, prejudicar o desempenho no trabalho em vez de ajudar.

Embora você possa obter uma resposta para aquele e-mail de domingo à tarde, pode ser mais seguro esperar para clicar em “enviar” na manhã de segunda-feira. Escolha as melhores estratégias, mas sempre prezando pelo seu bem-estar.

* Com informações do Fast Company

 

Acompanhe o Adnews no InstagramLinkedIn e Threads. Aqui, o amanhã já está acontecendo. ????