Skip to main content

Quem trabalha com comunicação sabe que não é simples emplacar uma marca na mídia. Afinal, existem tantas empresas e conteúdos atualmente que é um desafio chamar a atenção do público.

No entanto, existe um segmento que tem trazido muitas novidades: o e-Sports. Nos jogos eletrônicos, os competidores são os grandes destaques, e não apenas o clube pelo qual disputam. Ou seja, é um cenário diferente dos esportes tradicionais, como futebol e vôlei.

A Betway, site de bets eSports, apurou por que esse mercado está crescendo tanto e descobriu até o quanto os jogadores são mais populares que os times!

Internet facilita interatividade de jogadores e público

Uma das principais razões pelas quais o universo do e-Sports está tão em alta é a própria internet. Com as pessoas cada vez mais conectadas, os jogos eletrônicos são uma opção de entretenimento e lazer – principalmente em épocas sem eventos, por exemplo, durante a pandemia.

Para acompanhar esse público que não para de crescer, as transmissões ao vivo têm sido aprimoradas, permitindo que os fãs vejam os ídolos o tempo todo, e não apenas em um momento específico.

Além disso, como tudo no e-Sports envolve a internet, é comum que os grandes jogadores usem esse meio para criar a própria marca. Aliás, isso é o que muitos estão fazendo, ou seja, aproveitando a rede para expandir o alcance e consolidar de vez a carreira.

Por conta desse esforço dos profissionais, de criarem uma identidade distinta dos clubes, eles estão cada vez mais populares. Segundo Gabriel “FalleN”, um dos maiores ganhadores de Counter-Strike:Global Offensive do Brasil, o cenário está mais favorável para quem deseja compartilhar conteúdo e, claro, quem quer acompanhar.

“É possível acompanhar o dia a dia de um profissional, saber o que come, coisas que gosta de assistir, o que indica, como vive. Algumas décadas atrás, para acompanhar determinado jogador, você necessariamente precisava acompanhar os conteúdos do clube. Hoje isso é diferente”, afirma FalleN na matéria sobre fanatismo no e-Sports publicada no blog da Betway, de palpites e prognósticos.

O quanto as personalidades superam as marcas

É possível observar o quanto as personalidades dos e-Sports superam os times pela popularidade nas redes sociais. O jogador BRTT tem mais de 4 milhões de fãs, enquanto o Flamengo, por onde disputa, cerca de 1,2 milhão. O FalleN possui pouco mais de 5 milhões de seguidores na internet contra 1,3 milhão da sua equipe, a SK Gaming.

Porém, o jogador mais famoso dos jogos eletrônicos é Nobru que disputa pelo Corinthians. Enquanto o time tem 6 milhões de seguidores nas redes sociais (incluindo os fãs apenas de futebol), o profissional conta com uma legião de mais de 27 milhões de pessoas.

Uma das poucas equipes que foge a essa lógica é a MIBR. Por ser uma equipe com 20 anos de história, ela tem um forte apelo emocional para os brasileiros. Ou seja, da mesma forma que existem torcedores do Palmeiras ou do Botafogo, há quem acompanhe o MIBR, independentemente dos profissionais que estejam disputando.

Esse formato, no entanto, tende a ser cada vez mais raro – pelo menos nos jogos eletrônicos. Até porque, como os jogadores podem se comunicar com o público, a marca deles continuará crescendo, e provável que mais que os próprios clubes por onde disputam.

Leave a Reply