Skip to main content
Eliane Munhoz

Eliane Munhoz, criadora do Blog de Hollywood, trabalhou em estúdios produtores de conteúdo como Sony, Paramount e Warner. Além do Blog, onde você fica sabendo tudo sobre os últimos lançamentos do cinema, séries de TV e streaming, premiações e red carpets, possui um quadro sobre o assunto na Manhã do Ronnie na Rede TV, e apresenta o Markket Cine no Canal Markket.

A Apple TV Plus tem produzido séries interessantíssimas, que valem a pena conhecer. Não só a mais famosa delas, The Morning Show. Mas também WeCrashed, Defending Jacob, Rugido. E agora teve a estreia de mais uma. Chegou hoje (29), com os três primeiros episódios, Iluminadas, estrelada por Elisabeth Moss e Wagner Moura. É uma série policial diferente, que terá um novo episódio estreando a cada semana (oito no total).

Produzido por Leonardo DiCaprio, a série se baseia no livro  best-seller de Lauren Beukes (disponível aqui pela Intrínseca). O princípio é básico. Kirby Mazrachi (Elisabeth Moss) é uma arquivista em um jornal. Um dia, ela descobre que um assassinato recente tem paralelos com seu próprio caso. É quando Kirby se associa ao experiente jornalista Dan Velázquez (interpretado por Wagner Moura). Juntos eles farão uma investigação para descobrir a identidade de quem a atacou.

O que achei?

O princípio é básico, mas o desenvolvimento não. Desde que sofreu o ataque, Kirby tem problemas de discernir o que é realidade ou não. Em uma delas, ela tem um gato, em outra, um cachorro. Ou ainda, mora com a mãe hippie, ou é casada com um fotógrafo. Com isso, a série tem várias idas e vindas, e você nunca sabe o que é real, e o que é fantasia. Também nesses primeiros três episódios, há várias linhas temporais. Você pode ver uma cena que acompanha um dos personagens ferido, e só depois verá como isso aconteceu. Tudo isso é positivo, mas há um problema. Os episódios são muito longos, por volta de 55 minutos em média. E com isso, se tornam cansativos, especialmente com o clima tenso que acompanha Kirby e Dan todo o tempo.

Elisabeth Moss é sempre uma atriz fenomenal. Como Kirby não é diferente. Você consegue ver as mínimas nuances de suas expressões sempre. É bem provável que seja indicada a algum prêmio. Wagner Moura também está ótimo. Dan é um homem destruído, que tenta uma redenção com esse caso. Fala inglês, português e espanhol durante a série. E tem ainda Jamie Bell como um serial killer, que está em todos os lugares. Ele é sempre uma boa presença. Mas não é assustador como eu imaginaria.

De qualquer maneira, Iluminadas é uma produção de primeira linha da Apple TV Plus, que vale conhecer, especialmente pelos talentos envolvidos.

Eliane Munhoz

Para saber mais sobre filmes e séries, acesse blogdehollywood.com.br

Leave a Reply