Skip to main content

Atlético-MG e Athletico Paranaense farão a final da Copa do Brasil de 2021 numa decisão que promete movimentar e muito os sites de apostas do País. As datas oficiais para os confrontos de ida e volta ainda não foram definidas, mas um calendário divulgado anteriormente pela Confederação Brasileira de Futebol indica que as partidas possam acontecer em 12 e 15 de dezembro.

O Galo derrotou o Fortaleza na semifinal, vencendo o confronto por um placar agregado de 6×1. Na primeira partida, jogada no Mineirão, em Belo Horizonte, o amplo resultado de 4×0 já praticamente garantiu o Atlético-MG na final da competição. Os gols foram por conta do lateral Guilherme Arana, o zagueiro Réver, o atacante Hulk e o meio-campo Mathias Zaracho.

No jogo de volta, disputado no Castelão, em Fortaleza, a equipe mineira também saiu como vitoriosa, ganhando por 2×1 com gols de Diego Costa e Hulk. O gol do clube cearense foi marcado pelo atacante Romarinho, já aos 45 do segundo tempo.

Já o Athletico Paranaense chega na final com a moral de ter derrotado o Flamengo, considerado por muitos o melhor time do País, em pleno Maracanã, na capital carioca. Se o jogo de ida, na Arena da Baixada, acabou empatado em 2×2, com gols de Pedro Henrique e Renato Kayzer para os donos da casa e Thiago Maia e Pedro para o Flamengo, o jogo de volta foi muito diferente. Nada menos do que um 3×0 para o time do sul do País. Os gols foram marcados por Nikão, que deixou dois, um deles de pênalti, e o zagueiro Ivaldo, de 24 anos.

Nas outras fases do torneio, o Atlético-MG passou pelo Remo, do Pará, na terceira fase, pelo Bahia nas oitavas-de-final, e pelo Fluminense, do Rio de Janeiro, nas quartas-de-final. Ao todo, foram sete vitórias e apenas uma derrota na campanha do Galo na Copa do Brasil de 2021 até aqui.

Já o Athletico Paranaense passou pelo Avaí, de Santa Catarina, na terceira fase, derrotando também o Atlético Goianiense, nas oitavas-de-final, e o Santos, do litoral de São Paulo, nas quartas-de-final. Foram cinco vitórias e seis empates na campanha do clube curitibano até a final.

Seria a segunda conquista da copa nacional por parte do Atlético-MG em sua história. O clube, na época liderado pela lenda Ronaldinho Gaúcho, levou o torneio em 2014. Na ocasião, o Galo derrotou o Cruzeiro, seu maior rival, em dois jogos, com gols de Luan e Dátolo no primeiro encontro, no Estádio Independência, e com gol de Diego Tardelli, no Mineirão, no jogo de volta.

Também seria a segunda conquista do Athletico Paranaense, que foi o grande campeão da edição 2019 da Copa do Brasil. A equipe derrotada da vez foi o Internacional. A primeira partida, jogada na Arena da Baixada, acabou em 1×0, gol de Bruno Guimarães. O jogo de volta também acabou em vitória do clube curitibano, com gols de Léo Cittadini e Rony, contra apenas uma bola na rede do Internacional, anotada por Nicolás Lópes.

Em 2021, o Atlético-MG é comandado por Hulk, que jogou a Copa do Mundo de 2014 pelo Brasil e fez história em clubes europeus como o Porto, de Portugal, e o Zenit, da Rússia. O atacante de 35 anos é o artilheiro da atual edição da Copa do Brasil com seis gols. Os companheiros de ataque Keno e Diego Costa, campeão inglês pelo Chelsea e campeão espanhol pelo Atlético de Madrid, também são destaques do Galo, assim como o lateral esquerdo campeão Guilherme Arana, que recentemente conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio no futebol masculino.

Já no lado do Athletico Paranaense, o atacante Renato Kayzer e o ídolo do clube Nikão são dois dos destaques da equipe. O primeiro, por sinal, é o artilheiro do time no torneio, com quatro gols. O já citado Léo Cittadini, o também ídolo goleiro Santos e o veterano zagueiro Thiago Heleno são outros bons nomes da equipe do sul do País.

Ambos os clubes podem conquistar outro título em 2021 além da Copa do Brasil. O time de Curitiba também está na final da Copa Sul-americana, que será decidida em Montevidéu contra o Red Bull Bragantino em 20 de novembro, enquanto a equipe de Belo Horizonte é a atual líder do Campeonato Brasileiro com certa folga a pouco mais de dez rodadas do fim da competição. Mas, antes de sonhar com esses possíveis outros troféus, os torcedores de Atlético-MG e Athletico Paranaense vão mesmo é querer que seus times vençam a segunda Copa do Brasil de sua história.

Leave a Reply