Skip to main content

A Black Friday é um costume importado dos Estados Unidos, onde após o Dia de Ação de Graças, grandes descontos são oferecidos na maior parte das lojas.

Em crise econômica, Black Friday pode gerar R$ 5,5 bilhões - ADNEWS

No Brasil, alguns comerciantes começaram a introduzir o evento em menor escala, porém, em pouco tempo, a data já se tornou uma das mais aguardadas para quem deseja realizar novas compras.

Contudo, o dia especial ocorrerá na próxima sexta-feira, 26, e, mesmo em meio à crise econômica e ao aumento da inflação, a Black Friday brasileira parece oferecer oportunidades para os comerciantes.

“Essa data representa cerca de 4% das vendas do varejo no Brasil. Esse ano, a expectativa é que a Black Friday levante cerca de R$ 5,5 bilhões”, detalha Diego Arruda, empresário e especialista em negócios.

Entretanto, mesmo com a possibilidade de lucros na data comercial, o especialista alerta para a redução do poder de compra dos brasileiros.

“Estamos vivendo um momento de instabilidade econômica, o poder de compra do nosso povo caiu muito. Será difícil conciliar a vontade de comprar com as limitações impostas pela crise que se agravou durante a pandemia”, lamenta.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Agência Conversion, o e-commerce continuará sendo a forma preferida de compra dos brasileiros, seguindo a tendência de 2020. Cerca de 62,96% dos entrevistados têm a intenção de comprar online.

O especialista chama atenção para os riscos de fraudes ao escolher comprar na modalidade online. Por isso, para ele é importante sempre conferir a confiabilidade do site que se está comprando.

“Prefira escolher os sites de empresas renomadas e confiáveis. Evite ser atraído pelos descontos inacreditáveis de lugares desconhecidos. Pois, é uma data boa para aquela velha ocorrência do ‘barato’ que acaba saindo ‘caro’”, aconselha.

Leave a Reply