Após o sucesso da obra Mulheres do Marketing e para celebrar os 60 anos da ABA – Associação Brasileira de Anunciantes, a presidente executiva da ABA, Sandra Martinelli, ao lado da diretora de Projetos e CEO da Editora Leader e Andréia Roma, especialista na criação de projetos coletivos e biografias empresariais, além de Tatyane Luncah, fundadora e presidente do Grupo Projeto, renomadas profissionais da área, vislumbraram possibilidade e, mais do que isso, a necessidade de construir um livro que unisse homens e mulheres para levar aos leitores um conteúdo relevante e que propicie transformações.

Na publicação, 29 profissionais de Marketing foram convidados a compartilhar suas histórias profissionais, e para tornar ainda mais interessante a leitura, contaram também suas experiências pessoais relacionadas ao marketing. O livro tem, ainda, o prefácio de Nelcina Tropardi, presidente da ABA e vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da Heineken.

São histórias de como esses coautores chegaram ao Marketing, como se especializaram, investiram em suas carreiras, até chegar ao sucesso, tornando-se referência em sua atuação. Portanto, ao ler este livro, é possível encontrar o dia a dia da profissão, o quanto foi preciso adquirir de conhecimento, como o Marketing mudou nos últimos anos, a sua importância crescente para as empresas, assim como os obstáculos, as dificuldades e situações inusitadas para se trabalhar nas mais diferentes organizações.

Todo esse conteúdo, composto de experiências verdadeiras, reais, tem como objetivo ser um verdadeiro guia para quem ainda não se decidiu por uma profissão, mas também para quem já trabalha com Marketing e quer atingir o topo, ser bem-sucedido e se tornar um líder de Marketing.

Diversos coautores relatam sua trajetória em grandes empresas, toda a responsabilidade que o cargo de liderança exige, mas optam por continuar nas corporações. Outros, compartilham sua vivência em empresas próprias, após fazerem parte do quadro de empresas.

Qualquer que seja a posição do leitor, ou se ainda estiver em dúvida sobre qual caminho profissional seguir, com certeza Líderes de Marketing – Uma visão estratégica e divertida da nossa realidade pode ajudá-lo nessa importante decisão.

A presidente executiva da ABA, Sandra Martinelli e a fundadora e presidente do Grupo Projeto, Tatyane Luncah, falam de tendências, transformações, seus pontos de vista diante de tantas mudanças que ocorrem com rapidez e precisam ser acompanhadas pelos profissionais e as empresas para que não se tornem obsoletas ou desapareçam do mercado.

“Num mundo globalizado onde as redes sociais predominam na entrega de informação, o cliente passou a ter uma outra expectativa sobre a imagem e atuação de uma empresa. Não é somente a qualidade e o preço do produto que importam. A decisão de compra pode ser – e com certeza será – influenciada pelo posicionamento em questões políticas, econômicas, ambientais e sociais que afetam não apenas o mercado em que a companhia está inserida, mas também todo o planeta”, reflete Nelcina Tropardi, no prefácio da obra.

Na obra, Sandra Martinelli vai explicar, ainda, por que o Marketing é diálogo e Tatyane Luncah vai abordar o Marketing Digital.

São muitas dicas e informações valiosas não só para quem está na área, mas para quem quer estar bem informado sobre um tema que afeta a toda a sociedade.

A presidente executiva da ABA, Sandra Martinelli e a CEO da Editora Leader, Andréia Roma, destacam a importância da obra para o mercado, unindo as experiências masculina e feminina em torno do tema, e agradecem a cada um dos coautores por compartilhar seu conhecimento e oferecer o que muitas vezes não se encontra na formação acadêmica.

O lançamento acontecerá no dia 5 de dezembro, às 19:00 horas, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi e com bebidas escolhidas a dedo fornecidas pelas empresas Pernod Ricard e Grupo Petrópolis.

“O mundo mudou. Bem, isso talvez não seja nenhuma novidade. O que pode nos passar despercebido, no entanto, é o quanto essa mudança global reflete na comunicação e no relacionamento entre indivíduos. E mais além: no relacionamento entre consumidores e marcas”, diz Nelcina Tropardi, no prefácio da obra.

“Seria um grande erro limitar a atuação da ABA na defesa dos interesses dos anunciantes. Como toda empreitada de sucesso, a ABA é movida por um propósito e, em nosso caso, trabalhamos pela Mobilização do Marketing para Transformar os Negócios e a Sociedade. Contribuir com este material é um dever nosso enquanto profissionais de Comunicação, considerando o poder de influência que temos em mãos”, declara Sandra Martinelli.

Os coautores convidados para compor este livro foram: Adriana Moucherek, Ana Paula Castello Branco, Ana Paula Duarte Rocha, André Chevis Svartman, Andrea Naccarati de Mello, Celio Ashcar Jr., Daniel Calderoni, Daniela Cachich, Daniela de Fiori, Edmar Bulla, Elisa Prado, Ênio Vergeiro, Fabiana Araujo, Fernando Cosenza, Gisele Alves, Jose Saad Neto, Loraine Ricino, Fernando Guntovitch, Marcelo Albertottii, Marcia Esteves, Marina Mizumoto, Patricia Macedo Garcia, Renata Brasil, Renato Camera, Sandra Martinelli, Sarah Buchwitz, Suzana Pamplona, Tatyane Luncah, Vivian Haag Leite e Wagner Mendes.

Obra celebra os 60 anos da ABA

O livro também prestigia a ABA, que completa 60 anos em 2019. A entidade tem o objetivo de representar, defender interesses comuns e contribuir para a contínua evolução e profissionalização das empresas anunciantes, além de transformar e gerar valor para as suas associadas, promovendo a excelência e as melhores práticas do marketing e da comunicação.

Ao longo de mais de seis décadas, a ABA conquistou reconhecimento internacional, sendo integrante do Conselho Executivo da WFA – World Federation of Advertisers, única organização global que representa os interesses comuns das empresas anunciantes.

Com mais de 140 empresas associadas, a ABA, durante toda a sua história, vem exercitando o protagonismo colaborativo e o marketing para transformar os negócios e a sociedade.
Ficha técnica

Obra: Líderes de Marketing – Uma visão estratégica e divertida da nossa realidade

Editora: Leader

Coordenação: Sandra Martinelli, Andréia Roma e Tatyane Luncah

Páginas: 328

Preço: R$ 79,90