Skip to main content

Atual destaque na evolução da tecnologia que reproduz ambientes virtuais realistas e imersivos, o Digital Twin, ou gêmeo digital, está em franca ascensão no Brasil nos últimos anos e deve ganhar o mercado nacional de forma expressiva em 2024. Agregando recursos como Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Machine Learning para promover um modelo de experiência interativa única, o Digital Twin, que em 1960 começou a ser usado pela NASA, atravessou muito bem o tempo, é versátil e atende qualquer setor com réplicas tridimensionais virtuais fiéis a objetos físicos, mais hiperlinks interativos com dados e informações constantemente atualizados.

 

“O Digital Twin viabiliza a visitação ultrarrealista a partir de links em sites, redes sociais, além de QR Codes em cartazes e outdoors, isso 24 horas por dia, e sete dias por semana”, resume Álvaro Venegas, fundador e CEO da ENG DTP e Multimídia.

 

Só de fevereiro a dezembro de 2023 a ENG DTP e Multimídia, empresa de 40 anos, com sede em São Paulo, que é precursora desta tecnologia no país, entregou 120 projetos em Digital Twin, isso é 12 vezes mais que a entrega de todo o ano de 2022. A lista de clientes comprova a aplicabilidade universal dos recursos, como o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, que pode ser visitado virtualmente por pessoas em qualquer lugar do mundo.

Parque Ibirapuera na capital paulista e Praça das Artes, em Barueri (SP) também foram projetos destaque ano passado.

 

“Nossa Praça das Artes ganhou muito como uso do Digital Twin porque possibilita que o nosso munícipe tenha uma experiência ultra realista a partir de celular, computador e mesmo óculos de VR. Hoje, o munícipe consegue visitar virtualmente, saber qual será a visão do palco, de cada lugar no auditório principal, e até comprar ingressos para os espetáculos que acontecem na Praça”, conta o CTO do Centro de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de Barueri, J. Randal.

 

Visitas a apartamentos decorados mesmo depois de desmontados, também foram os destaques em São Paulo. Em Belo Horizonte, a UniBH ofertou a visitação ultrarrealista de seu novo Centro de Simulação Médica, para milhares de potenciais alunos, e teve um concorrido vestibular.Já em Curitiba, a possibilidade de visitação prévia a um SPA a partir no Instagram através do Digital Twin, mudou a forma de potenciais clientes conhecerem e se motivarem a fazer os tratamentos do Budda SPA Batel.

“Foi uma mudança de paradigma”, afirma Emanoela Menezes, executiva que implementou o Digital Twin.

Em Brasília outro exemplo de acesso a ambientes turísticos foi a virtualização das visitas à Catedral Metropolitana da Capital Federal.

 

“Assim como outros avanços tecnológicos aos quais tivemos acesso nas últimas décadas, como a chegada da Computação Gráfica em 3D, que mudou muito a percepção de espaços a serem construídos, ampliando os usos profissionais e de recreação, o qual a ENG participou ativamente na década de 2000, o Digital Twin, que trouxemos para o Brasil em maio de 2022 tem se disseminado muito rápido porque sua aplicação alcança desde a indústria passando pela engenharia, design, educação, saúde, esporte, lazer, cultura, artes e onde mais a imaginação permitir transformar o real em um digital interativo” comenta Venegas.

 

Venegas prevê um crescimento de 200% no número de projetos que serão entregues em 2024 e entre os clientes já previstos estão importantes prefeituras que precisam melhorar sua comunicação e apresentação de recursos do município aos seus cidadãos de forma simples, já que a tecnologia funciona em celulares, por exemplo, sem a instalação de qualquer aplicativo.

EAD e Digital Twin

Quando a ENG DTP e Multimídia começou a oferecer o Digital Twin entre seus serviços, em maio de 2022, o setor da educação logo aderiu à tecnologia para aprimorar o ensino à distância, modalidade virtual de aprendizagem adotada por 3,1 milhões de brasileiros segundo dados do Censo da Educação Superior 2022 do Ministério da Educação e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

 

“As visitas virtuais a ambientes de aprendizagem, sejam laboratórios, obras ou fábricas, estão mais realistas e imersivas ao passo que suas conexões estão mais simples e através do celular, por exemplo, é possível visitar hospitais, UTIs e postos de saúde em aulas da área de saúde e até realizar avaliações nestes ambientes virtuais”, diz Venegas que é um entusiasta desta tecnologia.

 

Mercado aquecido, profissional valorizado

Toda nova tecnologia exige capacitação de profissionais para aplicá-la, e não tem sido diferente. Só ano passado, a ENG DTP e Multimídia ofereceu 168 horas de cursos e webinars gratuitos sobre Digital Twin, agenda que segue sendo oferecida todos os meses em 2024. Ainda com poucos profissionais no mercado dominando a ferramenta, um dos destaques das vagas disponíveis é para a implementação de Cidades Inteligentes, onde o Digital Twin se integra a sistemas de monitoramento e operação de equipamentos urbanos e rurais.

Com foco principalmente em profissionais das áreas de programação, TI, arquitetura, engenharia e marketing com ênfase em redes sociais, existem formações oferecidas pela ENG para quem sabe pouco ou nada do assunto.

 

“Estamos capacitando em larga escala prestadores de serviço para o setor imobiliário, arquitetura e engenharia, na sua maioria profissionais internos de construtoras, incorporadoras, museus e fundações culturais que, no curto prazo, devem usar o Digital Twin como uma ferramenta constante nas suas ações de divulgação e atendimento ao público”, diz Venegas.

 

Acompanhe o Adnews no Instagram e LinkedIn. #WhereTransformationHappens