Skip to main content

De acordo com o Serasa Experian, o número de pedidos de falência no Brasil aumentou 34% em janeiro de 2023, em relação ao mesmo período do ano anterior. Já um levantamento de 2023 do McKinsey & Company concluiu que cerca de um terço das empresas em todo o mundo estava enfrentando sérias dificuldades na economia, ainda devido à pandemia.

Na contramão disso está o desempenho da Sankhya, uma das empresas mais relevantes provedoras de gestão corporativa do Brasil, que além de ultrapassar as expectativas, registrou um número histórico em seu faturamento para o primeiro trimestre de 2023. A empresa teve um crescimento de 34% em relação ao mesmo período do ano passado, e um crescimento de 44% em sua receita recorrente, que já representa 83% de todo o faturamento da companhia.

“Nós batemos todas as nossas metas de crescimento nos últimos três meses. Isso foi possível devido ao trabalho em equipe na execução de uma estratégia alinhada com as necessidades de nosso mercado, e também por oferecermos uma solução bastante diferenciada, com maior flexibilidade e autonomia para as empresas evoluírem sua gestão”, afirma Breno Riether, CGO da mineira Sankhya.

Os números são um exemplo do sucesso das companhias fora do eixo Rio-SP. De acordo com dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em 2020, a região Nordeste foi a que mais criou empregos em empresas de pequeno porte, seguida pela região Sul. E segundo informações da B3, a participação dos investidores residentes fora de São Paulo e Rio de Janeiro saltou para mais de 50%.

Para acompanhar esse cenário, a Sankhya também reforça seus objetivos de expansão e crescimento, com a meta de faturar R$1 bilhão até 2025. Já com base nesses parâmetros, nos últimos três meses, a empresa contratou 130 pessoas para a equipe e abriu quatro unidades, nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste.

“Nós continuaremos investindo em tecnologia para atender as reais necessidades dos nossos clientes. Mesmo com resultados expressivos, não medimos esforços para lançar novidades. Uma delas, inclusive, é a integração do nosso ‘gerente online’ com o ChatGPT, que apoiará os gestores na interpretação dos principais indicadores de performance do negócio, e que já está em fase de testes com alguns clientes. Isso, com certeza, deixará a nossa solução mais completa e atraente”, finaliza Breno. 

A Sankhya é uma empresa com cerca de 30 anos de atuação, e possui mais de 20 mil clientes. Em 2020, a mineira recebeu um aporte de R$425 milhões aplicados pelo fundo soberano de Singapura, o GIC. Essa transação marcou um dos maiores investimentos em companhias de softwares de gestão do país. Ela também incorporou em seu portfólio três empresas nos últimos dois anos, e planeja continuar expandindo sua atuação neste ano.

Artigo assinado por Felipe Calixto, CEO da Sankhya

* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Adnews.

Fique ligado no Adnews pelo Instagram e LinkedIn! Pra gente, sair do óbvio é tão óbvio quanto criar e transformar.