Empresas veem importância, mas só metade investe em soluções digitais, diz pesquisa

Uma pesquisa da Peers Consulting & Technology mostra que 80% das empresas consideram o investimento em soluções digitais uma prioridade, mas apenas metade desse total as integram efetivamente em seu planejamento orçamentário.

Adnews

15.08.2023

Empresas veem importância, mas só metade investe em soluções digitais, diz pesquisa

De acordo com uma pesquisa realizada pela Peers Consulting & Technology, consultoria especializada em negócios e tecnologia, 80% das empresas consideram o investimento em soluções digitais uma prioridade. Esses investimentos são principalmente direcionados para alternativas de autosserviço e uso de chatbots. Conduzida entre novembro de 2022 e fevereiro de 2023, a pesquisa buscou avaliar o grau de maturidade de 30 empresas em quatro setores (varejo, serviços, bancos e saúde) em relação ao atendimento e suporte ao cliente, conhecido como customer service, e analisou aspectos como estratégia de atendimento, canais, operações, análises e melhoria contínua.

Embora as empresas reconheçam a importância da tecnologia, apenas metade delas realmente a considera no planejamento orçamentário e implementa essas soluções digitais. Isso indica que há espaço para um maior alinhamento entre o reconhecimento da relevância e sua efetiva adoção.

Um dos destaques da pesquisa é a estratégia de atendimento, onde as empresas reconhecem a influência positiva de uma boa experiência do cliente. No entanto, 40% das empresas tendem a manter o foco em redução de custos.

Os resultados indicam uma crescente conscientização das empresas sobre a necessidade de integrar soluções digitais em toda a cadeia de negócios, não se limitando apenas às interações em redes sociais. Para Paulo Morais, Principal da Peers Consulting & Technology, uma transformação digital bem planejada é fundamental para manter o foco na experiência e na jornada do cliente.

“A reputação da marca passa obrigatoriamente pelo cliente, e ele deve ser o foco das estratégias. Quem investe, sente os resultados se reverterem em fidelização, o que é fundamental para uma empresa. Mas, é preciso que a transformação digital seja bem executada e de forma planejada, pois é a única forma da empresa conseguir manter o foco na experiência e jornada do cliente em todo o processo”, explica.

Avaliações setoriais

No varejo, as empresas enfrentam dificuldades em lidar com a omnicanalidade. A maioria dos recursos é direcionada para capacitação e autonomia para resolução de problemas, embora a integração entre canais ainda seja limitada. Já no setor de serviços, o cenário é oposto: 2/3 das empresas consideram as iniciativas de atendimento ao cliente no planejamento orçamentário.

O setor bancário investe significativamente em otimização do fluxo de atendimento, com 75% das empresas priorizando a experiência do cliente sobre os custos. E na saúde, a utilização de análises se destaca, com 75% das empresas utilizando ferramentas para insights e suporte na tomada de decisões.

 

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