Entenda como os cinco pilares do Marketing Digital podem alavancar as empresas no momento pós-covid

Desde que a tecnologia começou a fazer parte do cotidiano das pessoas, principalmente em atividades que antes eram realizadas apenas em formato presencial, o marketing digital passou a ser essencial para o desenvolvimento das marcas. Hoje, para atingir de forma positiva o cliente final, é preciso apostar nos cinco pilares fundamentais do marketing, que consistem em um conjunto de ações realizadas no ambiente online para garantir visibilidade e aumentar as vendas.

Porém, é importante comentar que muito mais do que implementá-las, é preciso saber trabalhar as estratégias nos espaços virtuais para que elas sejam bem elaboradas e realmente tragam o resultado esperado. Principalmente no momento da pandemia, onde segundo uma pesquisa do Instituto Delete – que faz parte da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – 52,6% dos entrevistados instalaram novos aplicativos para aumentar suas atividades digitais. Então, o que não falta no campo visual deles é informação.

A primeira dica que dou para se destacar é entender seu público. Construa a persona do seu negócio, veja quais são seus hábitos de consumo e também quais os aspectos que refletem as preferências e escolhas de cada um, como hobbies, idade, classe social, renda, entre outros. Só assim será possível ser assertivo em suas comunicações. Defina, principalmente, quais os canais específicos que, na grande maioria, eles utilizam, pois dessa forma será possível ampliar as ações de marketing e inteligência do negócio.

Em seguida, é necessário definir quais são os KPIs – mais conhecidos como indicadores chave de desempenho – que atingirão esse público e que são fundamentais para as estratégias de gestão de seu negócio. Como por exemplo: os indicadores de produtividade, que são ferramentas que avaliam o rendimento e a eficiência dos processos, agindo para mensurar a quantidade de recursos utilizados para gerar um determinado produto; os indicadores de qualidade, que auxiliam na análise de imprevistos ou erros ao longo do processo produtivo; e os indicadores de capacidade, que analisam a resposta de um processo por meio da relação entre todas as saídas produzidas por unidade de tempo, sendo essencial para definir o quão competitiva sua empresa é no mercado.

Vale comentar também que é de extrema importância que sua empresa saiba produzir um bom conteúdo, e não apenas elaborar um site e publicar seus produtos e informações. Estude e entregue qualidade no que produz. Essa será a primeira etapa para alcançar um bom engajamento. Lembre-se, é muito melhor ter um tráfego eficiente do que um tráfego em volume. Nem sempre todas as pessoas que interagem com sua marca são seus clientes, então é imprescindível que seu público seja assertivo para que você garanta a venda.

Após seguir esses passos, é necessário estimular o interesse deles no que você oferece. Isso significa fazer a conversão de um leitor da sua rede para o seu e-commerce. Para que isso aconteça, entregue a solução, monitore seus concorrentes e invista no seu negócio. Fique sempre atento ao custo de aquisição do cliente, como anúncios e e-mail marketing. Além disso, não esqueça de acompanhar sempre as visitas em seu site/rede social para entender toda a sua jornada de compra, desde o tempo que ele permanece na loja até a desistência na mesma. Essa será a principal maneira de lançar campanhas com focos específicos. Então mantenha tudo bem organizado, entenda suas métricas e ajuste sempre os pontos mais fracos.

Nunca se esqueça de manter o relacionamento com seu cliente, seja criando uma newsletter para manter a frequência de visitas ou até mesmo uma live no Instagram, pois lembre-se, são eles que farão a sua empresa decolar e continuar funcionando. E com essa roda girando, seu negócio com certeza se destacará perante a concorrência, principalmente hoje, em que os nossos olhos vêem diferentes produtos e marcas a todo momento. Por fim, é fundamental que as empresas que desejam se destacar sigam esses cinco pilares do marketing digital para alavancar suas vendas, principalmente nesse momento de crise econômica que estamos vivendo.

*Sérgio Lima – Publicitário e conselheiro da NOVA/SB

Matéria publicada no Portal da Revista Live Marketing. Se quiser mais informações sobre o mundo do Live Marketing acesse: https://www.revistalivemarketing.com.br/

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Post anterior

1º Monaco Streaming Film Festival será realizado entre os dias 3 e 6 de julho

Próximo post

Marcela Rezende é a nova VP de Marketing da MadeiraMadeira

Posts Relacionados