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Taboola, plataforma de descoberta de conteúdo, atende a mais de 450 bilhões de recomendações de artigos, blogs, vídeos, produtos e aplicativos para mais de um bilhão de usuários únicos por mês em milhares de sites premium e operadoras de celular. Publishers, profissionais de marketing de marca e anunciantes de desempenho aproveitam o Taboola para manter os usuários em seus sites, gerar receita com seu tráfego e distribuir conteúdo orgânico e patrocinado, além de vídeo, para envolver públicos de alta qualidade. Confira na íntegra a entrevista com Ran Buck, vice-presidente sênior de receita global da Taboola:

 

Fale sobre a Taboola e como a ferramenta funciona?

De modo geral a tecnologia da Taboola é sobre fazer uma conexão entre o conteúdo adequado para o usuário final certo no melhor momento. Nós entendemos o comportamento dos usuários de uma maneira profunda e sabemos o que eles gostam de ler, quais assuntos mais os interessam e então recomendamos conteúdos específicos na hora certa em que eles querem consumi-lo.

 

Como funciona o processo de descoberta e recomendação de conteúdo?

Temos um grande e forte algoritmo que coleta informações sobre cada usuário final de forma que para onde quer que o usuário final vá, o que esteja lendo na internet, nós entendemos o que estão lendo e entendemos o comportamento deles para saber quantas vezes acessaram um artigo. Sabemos exatamente o que estão lendo, sabemos como eles gostam de ler artigos ou se gostam de ver vídeos, sabemos a que horas do dia eles gostam de consumir qual tipo de conteúdo, se eles gostam de ler esportes de manhã ou à tarde? Negócios pela manhã ou pela tarde? E de acordo com todos os parâmetros, mais de 105 parâmetros que levamos em consideração no algoritmo com inteligência artificial e deep learning, recomendamos o conteúdo certo no momento certo para o usuário final correto. Eu e você podemos estar juntos ao mesmo tempo no mesmo conteúdo, mas você receberá uma recomendação diferente da que receberei, pois somos muito diferentes e interessados em diferentes partes do conteúdo. Eu posso assistir mais vídeos, você pode ver mais artigos, então a ideia é coletar o máximo de informação possível para permitir que o algoritmo tome a decisão certa sobre o tipo de conteúdo para o tipo de usuário final no momento certo.

 

Teria diferença entre um portal tradicional (MSNBC, FOX) em relação aos de esportes e publicidade, por exemplo? A recomendação de conteúdo se altera?

A recomendação de conteúdo não é baseada no publisher, é baseada no usuário final. Portanto, se você estiver na MSNBC agora, receberá a mesma recomendação como se estivesse em um site diferente, porque estamos dando as recomendações personalizadas para você. Não importa onde você esteja.

Claro, se você está lendo um artigo na MSNBC sobre Trump, então sabemos o que você está interessado. Se você está agora no Sports 1 e está lendo algo sobre o futebol do Brasil, então você está interessado em futebol, nós vai te dar algumas coisas relacionadas a isso. Mas a ideia é que estamos fazendo tudo personalizado para o usuário final onde quer que você esteja.

 

Como é a estratégia da marca?

Em geral, Taboola está trabalhando com os dois lados da moeda. Estamos trabalhando com editores como parceiros, estamos fazendo parcerias com eles, ajudando-os a gerenciar melhor o conteúdo, ajudando-os a atrair mais público, ajudando-os a manter o público mais engajado no site e fazer mais dinheiro com isso.

Há alguns outros recursos que estamos dando ao editor-chefe ou à equipe editorial para gerenciar melhor o conteúdo e entender como gerenciar o conteúdo de uma maneira melhor. E o outro lado da moeda, é como promotores de conteúdo, os anunciantes chamados, Nike, LG, Samsung, etc. Eles querem promover seu conteúdo para os “olhos” certos, para o usuário certo no momento certo. Estamos levando o conteúdo deles e colocando o tempo certo para o usuário final correto e estamos trabalhando com computadores, laptops, tablets, aplicativos e dispositivos móveis.

Hoje também temos o Taboola News, há similar ao Apple News, mas para dispositivos Android. Então, Huawei, Vivo, Sony, DCL, ZTE, etc, todos os grandes nomes do mundo estão trabalhando conosco. Nós servimos o conteúdo certo para o usuário final certo, onde quer que estejam.

 

Qual a maior diferença entre Taboola News e Taboola Trends?

Taboola News é um produto que estamos dando para todos os androids, Samsung, Huawei. Taboola Trends é um site onde mostramos as melhores práticas de Taboola, qual é o jeito certo de colocar uma imagem para sua campanha, o título certo para sua campanha, você precisa colocar a imagem em preto e branco ou colorido, fazer você quer colocar em close-up ou de longe. Este é o tipo de melhores práticas que estamos mostrando para a Nike, LG, grandes marcas, para que eles saibam como executar uma campanha de uma forma muito eficiente. Como estamos vendo muitos dados todos os dias, estamos compartilhando os dados com nossos clientes. Apenas compartilhando conhecimento com nossos clientes.

Uma coisa que é interessante para você saber é que estamos investindo pesado no mercado brasileiro. Nós quase dobramos a quantidade de pessoas na empresa aqui, vamos até dobrar no ano que vem. Nós realmente acreditamos no mercado, estamos cooperando e trabalhando com muitos editores e realmente acreditamos que esse mercado pode crescer significativamente para o Taboola, então estamos todos comprometidos.

 

Por que escolher a Taboola comparado a outras plataformas similares?

Por duas razões: uma é a tecnologia. Nós somos provavelmente a melhor tecnologia que você tem hoje no mundo, é por isso que nos tornamos a principal plataforma de descoberta do mundo. Assim é o algoritmo, inteligência artificial e aprendizado profundo.

E a segunda coisa é porque somos muito fáceis de fazer negócios. E estamos dando um serviço incrível. Então, a razão pela qual os editores estão chegando até nós é 1: Tecnologia e 2: Dinheiro, estamos dando a eles o melhor dinheiro, porque temos a melhor tecnologia e o 3: é o serviço que fornecemos.

 

Poderia falar como a Taboola lida com as leis de proteção de dado e etc?

Cumprimos com a GDPR em todo o mundo, e não é apenas o GDPR, agora na Califórnia eles estão fazendo uma lei, em Israel eles estão fazendo uma nova lei, no Brasil eles estão fazendo uma lei para o próximo mês de agosto. Então, estamos cooperando com tudo, não temos um problema com isso, porque não estamos coletando dados privados. Nós não pegamos a data de nascimento, não tomamos o gênero, o nome, estamos apenas coletando coisas que estão abertas na internet: cookies… O mais importante é que entendamos o comportamento do usuário, o deep learning e inteligência artificial para entender o que faz com que as pessoas cliquem nisto ou aquilo. E não se trata de dados privados, mas de entender a jornada do usuário e é por isso que nos tornamos tão atraentes para a maioria dos editores, porque entendemos o comportamento do usuário, não apenas coletamos informações particulares. Então GDPR e etc não são contra nós, estamos completamente de bem com eles.

 

Como a Taboola usa big data?

A Taboola é uma empresa orientada por dados e temos uma enorme quantidade de dados. Estamos usando os dados para entender o comportamento do usuário e para personalizar a recomendação para cada usuário, e permitimos que nosso anunciante use esses dados para seus benefícios. Com nossos dados você pode segmentar pessoas que amam o chocolate ou pessoas interessadas em férias em Foz do Iguaçu.

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