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Pelo menos metade dos entrevistados de um levantamento feito pela Nielsen e Toluna, planeja fazer compras na Black Friday para se preparar para o Mundial do Catar. A pesquisa que tem como objetivo criar um perfil do consumidor visando as duas datas, que este ano acontecem juntas, mostra a influência do maior evento esportivo do planeta sobre a data comercial mais esperada do ano. 

Nesta Black Friday, em dobradinha com a Copa, os bens de consumo duráveis, como eletrodomésticos e celulares/tablets, estão no topo da lista das intenções de compra dos entrevistados, com 59% dos respondentes interessados nos itens.

“O último trimestre do ano – também conhecido como “super trimestre”, está cheio de eventos e para as marcas é importante entender como estas datas se relacionam e como vão impactar no comportamento do consumidor”, comenta Sabrina Balhes, líder de Measurement da Nielsen Brasil. 

Um dado interessante do levantamento é a influência das mulheres, da população preta e parta e da comunidade LGBT + nas decisões de compra do último período do ano.

A pesquisa mostra liderança feminina nas intenções de compras neste último trimestre. Elas representam metade dos respondentes que vão assistir a Copa, e mais de 40% delas afirmam serem fãs de futebol, sendo que 43% estão se preparando para comprar na Black Friday e Copa, principalmente eletrodomésticos e roupas, com 61% ambas.

O estudo também analisou a diversidade nas decisões de consumo; 62% da população preta e parda tem intenção de comprar eletrodomésticos, enquanto 60% pretendem desembolsar em celulares, tablets e móveis.

Sobre a comunidade LGBT+, ela consome mais nesta ocasião do que não membros. Por exemplo, enquanto neste grupo a intenção de compra de eletrodomésticos e dispositivos eletrônicos fica em 66% e 69% respectivamente, na população em geral estes números são de 61% e 60%.

No geral, o termômetro do consumo para a Black Friday parece positivo: 62% dos entrevistados disseram que costumam comprar/contratar mais produtos/serviços na Black Friday.

Entre as empresas mais associadas à Black Friday, as Top 10 elencados pelos entrevistados são: Lojas Americanas (22%), Magalu (17%), Samsung (10%); Amazon (10%); Casas Bahia (8%); Mercado Livre (3%), Shoppe (3%); Nike (2%); Adidas (2%) e Apple (1%).

Publicidades em meios tradicionais: maior confiança

Apesar do crescimento da publicidade online, os brasileiros têm mais confiança em propagandas veiculadas em meios tradicionais.

A publicidade boca a boca é tida como a mais confiável com 91% de concordância (confia / confia muito), seguida por patrocínios em eventos esportivos (87%) e anúncios em jornais (85%), TVs (85%) e rádio (84%).

Chamar a atenção dos consumidores durante a Copa será um desafio para as marcas, pois 56% daqueles que disseram não querer participar de ativações durante os jogos/eventos da Copa não se importam com publicidade, enquanto 22% não consideram os formatos atrativos.

Publicidades que atrapalham a experiência (16%) e marcas que não se conectam (13%) são as razões apontadas para a falta de impacto do conteúdo publicitário em jogos.  

Uma das principais conclusões do estudo é que as marcas têm espaço para influenciar em decisões de compra e o caminho para isto é focar na adequação da mensagem para os consumidores, potencializando os resultados. 

Foto: Sabrina Balhes, líder de Measurement da Nielsen Brasil (Divulgação)

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