Estudo da Nielsen analisa influência da Copa do Mundo na Black Friday

Mulheres lideram intenções de compras neste último trimestre; publicidade em meios tradicionais ainda têm maior confiança

Adnews

15.09.2022

Estudo da Nielsen analisa influência da Copa do Mundo na Black Friday

Pelo menos metade dos entrevistados de um levantamento feito pela Nielsen e Toluna, planeja fazer compras na Black Friday para se preparar para o Mundial do Catar. A pesquisa que tem como objetivo criar um perfil do consumidor visando as duas datas, que este ano acontecem juntas, mostra a influência do maior evento esportivo do planeta sobre a data comercial mais esperada do ano. 

Nesta Black Friday, em dobradinha com a Copa, os bens de consumo duráveis, como eletrodomésticos e celulares/tablets, estão no topo da lista das intenções de compra dos entrevistados, com 59% dos respondentes interessados nos itens.

“O último trimestre do ano – também conhecido como “super trimestre”, está cheio de eventos e para as marcas é importante entender como estas datas se relacionam e como vão impactar no comportamento do consumidor”, comenta Sabrina Balhes, líder de Measurement da Nielsen Brasil. 

Um dado interessante do levantamento é a influência das mulheres, da população preta e parta e da comunidade LGBT + nas decisões de compra do último período do ano.

A pesquisa mostra liderança feminina nas intenções de compras neste último trimestre. Elas representam metade dos respondentes que vão assistir a Copa, e mais de 40% delas afirmam serem fãs de futebol, sendo que 43% estão se preparando para comprar na Black Friday e Copa, principalmente eletrodomésticos e roupas, com 61% ambas.

O estudo também analisou a diversidade nas decisões de consumo; 62% da população preta e parda tem intenção de comprar eletrodomésticos, enquanto 60% pretendem desembolsar em celulares, tablets e móveis.

Sobre a comunidade LGBT+, ela consome mais nesta ocasião do que não membros. Por exemplo, enquanto neste grupo a intenção de compra de eletrodomésticos e dispositivos eletrônicos fica em 66% e 69% respectivamente, na população em geral estes números são de 61% e 60%.

No geral, o termômetro do consumo para a Black Friday parece positivo: 62% dos entrevistados disseram que costumam comprar/contratar mais produtos/serviços na Black Friday.

Entre as empresas mais associadas à Black Friday, as Top 10 elencados pelos entrevistados são: Lojas Americanas (22%), Magalu (17%), Samsung (10%); Amazon (10%); Casas Bahia (8%); Mercado Livre (3%), Shoppe (3%); Nike (2%); Adidas (2%) e Apple (1%).

Publicidades em meios tradicionais: maior confiança

Apesar do crescimento da publicidade online, os brasileiros têm mais confiança em propagandas veiculadas em meios tradicionais.

A publicidade boca a boca é tida como a mais confiável com 91% de concordância (confia / confia muito), seguida por patrocínios em eventos esportivos (87%) e anúncios em jornais (85%), TVs (85%) e rádio (84%).

Chamar a atenção dos consumidores durante a Copa será um desafio para as marcas, pois 56% daqueles que disseram não querer participar de ativações durante os jogos/eventos da Copa não se importam com publicidade, enquanto 22% não consideram os formatos atrativos.

Publicidades que atrapalham a experiência (16%) e marcas que não se conectam (13%) são as razões apontadas para a falta de impacto do conteúdo publicitário em jogos.  

Uma das principais conclusões do estudo é que as marcas têm espaço para influenciar em decisões de compra e o caminho para isto é focar na adequação da mensagem para os consumidores, potencializando os resultados. 

Foto: Sabrina Balhes, líder de Measurement da Nielsen Brasil (Divulgação)

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