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O Canva, uma das plataformas de design mais populares do mundo, tem se consolidado cada vez mais no Brasil, que já é o segundo maior mercado da empresa globalmente. Com um impacto profundo na democratização do design, a plataforma permite que qualquer pessoa, independentemente da experiência, possa criar projetos visuais de qualidade profissional.

A nova campanha “Love Your Work” reflete esse propósito, destacando a importância da autonomia e da criatividade no ambiente de trabalho.

Em entrevista exclusiva ao AdNews, a diretora executiva de criação do Canva, Cat van der Werff, compartilha insights sobre a campanha, a integração da IA às ferramentas de design, as principais tendências do setor e o crescimento exponencial da empresa no mercado brasileiro. Confira a seguir.

Quais foram as principais inspirações para criar a campanha “Love Your Work” (“Trabalhe com prazer”, em inglês)? Como essa mensagem reflete os valores e a missão do Canva?

Cat van der Werff: “A campanha ‘Love Your Work’ nasceu de um insight cultural”

A campanha “Love Your Work” nasceu de um insight cultural: muitas pessoas se sentem desconectadas de seus trabalhos, especialmente nos Estados Unidos. Isso virou o tema do nosso briefing criativo.

O Canva apoia a autonomia de cada pessoa. Acreditamos que, quando as pessoas são capacitadas para atingir seus objetivos e recebem reconhecimento pelos seus esforços, a experiência de trabalho delas se transforma — e se torna positiva. Como passamos grande parte de nossas vidas no trabalho, é necessário que as pessoas se sintam inspiradas e gostem do que fazem.

Essa campanha mostra a nossa mudança de foco, passando a apoiar a autonomia de cada organização. “Love Your Work” é uma plataforma que incentiva a alegria no trabalho e celebra as conquistas das equipes e pessoas. Ela reflete a missão do Canva de democratizar o design ao fornecer ferramentas que inspiram criatividade, produtividade e positividade no trabalho, seja na hora de criar uma apresentação corporativa ou um vídeo para as redes sociais.

O Canva tem integrado cada vez mais a IA generativa às suas ferramentas. Como você vê o papel da IA na democratização do design e na autonomia de usuários sem experiência prévia?

A IA foi um divisor de águas no Canva, mas não é apenas uma resposta às tendências — faz parte da nossa estratégia de colocar a criatividade ao alcance de todo mundo. Investimos em IA desde 2019, começando com ferramentas como o Removedor de Fundo e, mais recentemente, adquirindo a Leonardo.AI. Essas inovações ajudam as pessoas a trabalhar de forma mais rápida e criativa.

O nosso Estúdio Mágico, lançado no ano passado, já foi usado mais de 7 bilhões de vezes! O que o torna tão popular é a sua simplicidade — ele combina a funcionalidade de muitas ferramentas diferentes numa só, tornando o design fácil para todo mundo. A IA quebra barreiras, permitindo que pessoas que talvez não tenham experiência formal em design criem, com facilidade, materiais visuais com qualidade profissional. Isso se alinha perfeitamente à nossa missão de democratizar o design e ajudar todo mundo a expressar suas ideias de forma visual.

Quais são as principais tendências de design que você acredita que moldarão o mercado criativo nos próximos anos? E como o Canva está se preparando para essas mudanças?

Estamos vendo uma grande mudança em direção à comunicação visual em todos os setores. As pessoas querem chamar a atenção e transmitir as suas mensagens rapidamente. O nosso relatório com tendências de design para 2024 destaca algumas das principais tendências, como pixelização (que teve um aumento de 179% em popularidade), animação de colagem, surrealismo e reformulações de marca ousadas.

Mas, além da estética, a IA está, sem dúvida, remodelando o mundo criativo. O Visual Economy Report do Canva mostra que 91% dos líderes empresariais brasileiros estão usando ferramentas baseadas em IA para agilizar a produção de conteúdo, em um cenário com orçamentos mais apertados e maiores demandas de conteúdo. Além disso, 93% deles acreditam que a IA melhorou a qualidade de seu conteúdo visual. Com a IA se tornando parte integrante do design, o Canva se prepara para essa mudança, ao refinar continuamente as ferramentas de IA, dando autonomia para que profissionais e pessoas que não são designers impulsionem a própria criatividade e produtividade.

O Canva tem uma abordagem acessível e inclusiva ao design. Como vocês garantem que as ferramentas atendam a uma base tão ampla e diversificada de usuários ao redor do mundo?

Acessibilidade e inclusão são o foco do Canva. À medida que evoluímos, também aumenta o nosso compromisso de garantir que qualquer pessoa, independentemente da experiência em design, possa utilizar as nossas ferramentas.

Nossa interface de arrastar e soltar e nossa vasta biblioteca de modelos facilitam o design, mesmo para quem não tem experiência. Também oferecemos a nossa plataforma em mais de 100 idiomas e fornecemos conteúdo localizado para que as pessoas possam criar designs que realmente façam sentido nas suas comunidades.

Além disso, pensamos na acessibilidade do próprio design. As nossas ferramentas ajudam a garantir que os materiais não sejam apenas bonitos, mas também funcionais para públicos diversos. Dois exemplos são nossos recursos de contraste de cores e acessibilidade de fontes, que tornam os designs mais fáceis de usar e entender.

Desde seu lançamento, o Canva cresceu exponencialmente. Quais foram os maiores desafios ao longo desse processo, especialmente na expansão global?

Uma das questões que mais levamos em consideração é garantir que, à medida que crescemos globalmente, o desenvolvimento dos nossos produtos acompanhe esse ritmo. A expansão para novos mercados exige que adaptemos não apenas os nossos produtos, mas também as nossas mensagens para diferentes contextos culturais.

É preciso tempo e cuidado para garantir que cada implementação num novo mercado pareça relevante e alinhada às necessidades locais. Equilibrar uma expansão global com a relevância local é complexo, mas é também necessário — e tem sido fundamental para o nosso sucesso nos mercados internacionais.

Como você mede o impacto de campanhas como “Love Your Work”? Quais são os principais indicadores de sucesso das campanhas publicitárias do Canva?

Acompanhamos várias métricas importantes para medir o impacto. Primeiro, vemos como as percepções mudam em torno da ideia de que “o Canva é bom para trabalhar”. Queremos mostrar que o Canva não é apenas para quem cria conteúdo pessoal — é uma ferramenta poderosa para equipes e organizações.

Também rastreamos o reconhecimento espontâneo para ver se mais pessoas estão pensando no Canva como a plataforma ideal para colaboração e design no trabalho. Junto com o feedback qualitativo, essas métricas nos ajudam a entender até que ponto estamos avançando tanto na percepção quanto na adoção.

A campanha “Love Your Work” foca na valorização do trabalho criativo. Como o Canva ajuda empresas e profissionais a melhorar a comunicação visual?

Na nossa primeira década, nos concentramos em ajudar milhões de pessoas a soltar a própria criatividade. Agora, estamos estendendo isso a equipes e organizações, ao oferecer uma plataforma de comunicação visual que impulsiona a produtividade, a criatividade e a colaboração.

A comunicação visual é mais importante do que nunca, especialmente com períodos de atenção mais curtos e uma infinidade de ferramentas para gerenciar. O Canva ajuda a simplificar essa complexidade, facilitando a criação e a colaboração das equipes em relação ao conteúdo. É por isso que mais de 95% das empresas da Fortune 500 hoje usam o Canva para potencializar a comunicação e impulsionar o sucesso.

O Canva tem explorado parcerias com outras marcas ou profissionais de criação para futuras campanhas e lançamentos? Pode compartilhar algum exemplo interessante?

Sim, tivemos algumas colaborações legais. Recentemente, fizemos uma parceria com o Pinterest no Brasil. Como parte dessa colaboração, o Pinterest se tornou um Canva Creator, compartilhando seus próprios designs na nossa plataforma. Lançamos essa parceria com webinars e eventos para a comunidade, aproveitando as comunidades de creators do Pinterest e do Canva. Tem sido emocionante ver a sinergia entre esses dois líderes globais em comunicação visual.

Como o Canva interage com a comunidade de designers e creators que utiliza a plataforma? Há planos para fortalecer ainda mais essa relação?

O nosso programa Canva Creators é uma das maneiras pelas quais nos relacionamos com a nossa comunidade criativa. Esse programa permite que creators contribuam com modelos, elementos e recursos de design que são compartilhados no mundo todo. Nós oferecemos oportunidades de visibilidade, colaboração e até monetização a essas pessoas, promovendo um ecossistema forte.

Pensando no futuro, nossa ideia é estreitar esses relacionamentos ainda mais. Queremos expandir as oportunidades para creators e oferecer mais formas de conexão e crescimento. As nossas aquisições recentes, como Affinity e Leonardo.AI, fazem parte desse esforço para potencializar a criatividade no universo do Canva.

O uso da plataforma no Brasil tem crescido significativamente. Você pode compartilhar algum número ou dado específico sobre o mercado brasileiro e a importância do país para o Canva?

O Brasil é nosso segundo maior mercado, com 1 em cada 8 pessoas usando o Canva. Isso mostra a adoção massiva e a demanda pela nossa plataforma. Empresas de todos os tamanhos, junto com uma comunidade de creators próspera, usam o Canva para tudo, desde posts nas redes sociais até materiais corporativos.

O Visual Economy Report mostra que 73% dos líderes empresariais no Brasil afirmam que as ferramentas de comunicação visual melhoraram significativamente o desempenho de seus negócios. Com uma criação de conteúdo mais rápida, uma colaboração mais eficiente e um engajamento mais forte, fica claro por que 72% dos líderes estão aumentando o investimento em ferramentas de comunicação visual.