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O Dia dos Pais se aproxima, e parece que os papais andam mais… tecnológicos. Mas, será que os presentes escolhidos pelos filhos vão atender aos desejos deles neste ano? Para responder essa pergunta, o Adnews reuniu levantamentos recentes do Google e da Shopee, que indicam o comportamento dos consumidores e suas intenções de compra para a data.

A pesquisa inédita conduzida pelo Google analisou as diferenças entre as expectativas dos pais e as pretensões de compra de filhos e companheiros para o Dia dos Pais deste ano. Foram entrevistados 1 mil brasileiros com acesso à internet e que planejam comprar ou já compraram presentes para a ocasião. O levantamento, realizado entre os dias 26 e 28 de junho, revelou insights intrigantes: pode ser que tenhamos pais um pouco chateados no churrasco do próximo domingo (13).

Enquanto 52% dos pais manifestaram o desejo de ganhar produtos eletrônicos, como celulares, TVs, notebooks e caixas de som, apenas 22% devem receber esses presentes. A lista de desejos também inclui itens de moda (22%), eletrodomésticos ou eletroportáteis (17%), bebidas, cestas ou experiências (14%), itens para casa (14%) e produtos de beleza e perfumaria (13%). No entanto, a pesquisa apontou que os compradores se manterão fiéis às categorias mais tradicionais, como moda (43%) e beleza e perfumaria (27%), seguidos por eletrônicos (22%), bebidas, cestas ou experiências (15%), eletrodomésticos ou eletroportáteis (10%) e itens para casa (7%).

Sobre essa diferença entre expectativa e realidade, a pesquisa revelou que 26% dos compradores têm dificuldade em saber o que a pessoa gostaria de ganhar, e 21% enfrentam o desafio de encontrar algo no valor que estão dispostos a gastar. A inovação na escolha de presentes (19%) e a busca por opções criativas (17%) também foram citadas como obstáculos na hora de decidir o presente ideal.

A partir dessa nova pesquisa, é possível perceber que conectar os desejos dos pais com os compradores pode ser uma oportunidade para ampliar e inovar nas categorias compradas na data e ainda diminuir a dificuldade na escolha do presente. É uma relação vantajosa para todos os envolvidos e que pode, inclusive, facilitar as escolhas dos presentes nas próximas datas, comenta Antonella Weyler, especialista de Insights para o segmento de Varejo do Google Brasil.

A Shopee, plataforma de comércio eletrônico que conecta vendedores, marcas e consumidores, também conduziu sua pesquisa sobre o Dia dos Pais, e os resultados mostraram que 60% dos entrevistados consideram o preço acessível como um fator decisivo na escolha do presente. No entanto, o valor que planejam gastar diminuiu 1,4% em relação ao ano anterior, ficando na média de R$ 250.

Os presentes da categoria de moda são os preferidos, sendo escolhidos por 46% dos respondentes. Itens eletrônicos (28%) também estão entre as opções, com um aumento de 6% em relação ao ano passado.

“Dar um presente com qualidade aliado a um preço acessível se tornou o mais importante para o brasileiro. Por isso, é comum que o consumidor pesquise e se informe cada vez mais antes de realizar a compra”, analisa o diretor de Marketing da Shopee, Felipe Piringer.

Falando em pesquisar, os dois levantamentos perguntaram sobre a forma como os compradores pretendem encontrar e comprar o presente perfeito para o paizão. De acordo com a Shopee, 71% dos respondentes têm o costume de comprar pela internet, contra 29% que preferem comprar na loja física, seja pelo receio do produto não chegar a tempo da data (40%) ou porque gostam de ver o produto em mãos (34%).

Quando perguntados sobre a escolha do produto, 55% dos respondentes escolhem primeiro o presente para depois procurarem a loja com a melhor oferta. Na sequência, 28% se importam primeiro com a faixa de preço para depois pesquisarem produtos interessantes na internet, e 13% colocam o preço a frente na pesquisa por produtos dentro de uma loja específica.

O Google apresenta resultados um pouco diferentes. Segundo o levantamento, a preferência dos consumidores pela compra de presentes para o Dia dos Pais em lojas físicas é uma realidade: 40% dos compradores devem recorrer a elas para encontrar o presente perfeito para a data (8% a mais, em comparação ao ano passado). Em seguida, aparecem os sites (22%) e apps (21%) das lojas.

As lojas físicas são destino não apenas para a compra dos presentes, mas também para o processo de busca por informações, como ideias, preços, descrições e avaliações para 29% dos entrevistados. Porém, as plataformas digitais são as mais relevantes nesse momento, já que na busca do presente ideal, a pesquisa indicou que 30% dos compradores procurará no próprio Google, 23% em sites ou apps de lojas, 18% em redes sociais e 13% por vídeos no YouTube.

O levantamento da Shopee também quis saber se o mito dos brasileiros atrasadinhos” vai persistir no Dia dos Pais, e surpreendentemente, o resultado foi o oposto. A pesquisa aponta que 38% dos respondentes compraram os presentes com três semanas ou mais de antecedência. Para 29% dos consumidores, duas semanas antes da data foi suficiente para comprar o presente, enquanto 24% se anteciparam em apenas uma semana, registrando uma diminuição de 3% em relação ao mesmo período do ano passado. E cerca de 10% vão escolher o presente faltando três dias, totalizando um aumento de 2% em relação aos respondentes do ano passado.

As pesquisas oferecem uma visão abrangente das tendências de compras e expectativas dos consumidores para o Dia dos Pais, auxiliando varejistas e compradores a entenderem o cenário atual e fazerem escolhas mais alinhadas aos desejos dos papais nessa data especial.

 

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