Skip to main content

Empresas de tecnologia e telecomunicações tiveram sucesso em suas estratégias de publicidade no primeiro mês do ano. A YouGov, multinacional de pesquisa online que rastreia mais de 440 marcas no Brasil por meio de sua plataforma YouGov BrandIndex, acaba de divulgar o Top 10 dos Anunciantes do Mês, e o Facebook ocupa o primeiro lugar, seguido pelas redes Instagram e YouTube.

A principal rede social da Meta, que neste mês de fevereiro comemora 20 anos, foi a que mais aumentou sua pontuação de Consciência da Publicidade de 26 de dezembro de 2023 a 25 de janeiro de 2024. A marca registrou um aumento de 8,41 pontos entre os dias de pior e melhor desempenho nesse indicador, que reflete a porcentagem de adultos brasileiros que se lembram de ter visto um anúncio de uma empresa recentemente.

O Instagram obteve o segundo maior crescimento entre os dias de pior e melhor desempenho do período, com um aumento de 8,22 pontos. Já a plataforma de vídeo YouTube (+7,3 pontos), a empresa de telefonia TIM (+6,98) e o videogame Roblox (+6,74) ficaram em terceiro, quarto e quinto lugares.

Em sexto lugar no ranking está a Globo (+6,73 pontos), que também está intimamente ligada ao setor de comunicações e tecnologia. O restante do Top 10 da lista do Anunciante do Mês de janeiro é ocupado por marcas de outros setores: a linha de produtos de beleza Clear (+6,55), a marca de carros Chevrolet (+6,37), a linha de produtos de saúde bucal Colgate (+6,37) e o serviço de entrega em domicílio do McDonald’s, McDelivery (+6,21).

O YouGov BrandIndex coleta dados sobre milhares de marcas todos os dias. A Consciência da Publicidade de uma marca é baseada na pergunta “De quais das seguintes marcas você viu um anúncio nas duas últimas semanas?”, e a pesquisa foi realizada com adultos de 18 anos ou mais residentes no Brasil, entre 26 de dezembro de 2023 a 25 de janeiro de 2024. A pontuação de Consciência da Publicidade é baseada em uma média móvel de quatro semanas. A mudança nas pontuações de cada marca é calculada tomando a diferença entre os dias de maior e menor pontuação dentro do período.

Redes sociais crescem no Brasil e BBB24 impulsiona a Globo

David Eastman, diretor-geral da YouGov na América Latina, avalia que o fato de as três principais marcas no ranking de janeiro do Anunciante do Mês no Brasil serem redes sociais é consistente com a força do consumo dessas plataformas ao longo de 2023. Segundo ele, números históricos do YouGov Profiles afirmam que o conteúdo presente em sites como Facebook, Instagram e YouTube continua sendo o mais usado no país.

“O crescimento dessas marcas na Consciência da Publicidade sugere que essa popularidade se manterá no longo prazo”, defende.

O crescimento da Globo durante o período também merece atenção.

“A empresa de conteúdo multimídia estreou a mais recente temporada do Big Brother Brasil no início de janeiro. O reality é um dos mais populares entre o público em geral do país, e desde sua estreia, recebeu uma estratégia promocional agressiva em todas as redes sociais da Globo (incluindo Facebook, X e Instagram). No entanto, seu apelo geral entre os consumidores não é claro”, pontua.

Eastman acrescenta que a evolução da Globo em sua classificação de Consciência da Publicidade durante o período coberto pelo ranking do Anunciante do Mês de janeiro não mostra nenhum pico repentino, mesmo nos dias anteriores ou imediatamente após o lançamento do BBB24. Algo semelhante pode ser observado no desempenho publicitário de seus principais anunciantes.

“Isso pode ser interpretado tanto como um desenvolvimento positivo contínuo ou como uma falta de impacto entre a população em geral”, conclui.

 

Acompanhe o Adnews no Instagram e LinkedIn. #WhereTransformationHappens