Skip to main content

Neste mês de agosto, o Facebook anunciou uma novidade inovadora para as pessoas que realizam diversas reuniões por videochamada em suas respectivas rotinas. Juntamente de sua divisão dedicada ao Oculus, a empresa anunciou o lançamento do Horizon Workrooms, um novo serviço de seus Oculus Quest 2, que utiliza a realidade virtual para a realização de reuniões virtuais.

Foto: Divulgação/Facebook

Reunião virtual realista

Antes de mais nada, o Oculos descreveu o recurso como uma experiência que permite ao público “se encontrar para trabalhar numa mesma sala virtual, independente da distância física”. Isso se dá, graças às diversas ferramentas já disponibilizadas pela empresa para tornar a reunião virtual o mais próximo possível da real.

Além de materializar o usuário em avatares digitais, o Horizon Workrooms também possibilita integrações de vídeo, rastreio de movimentos de teclado e aproveitamento de áudio espacial, a fim de reproduzir os integrantes em sua sala, para permitir que os usuários interajam entre si da forma mais realista possível.

Assista ao teaser divulgado pelo Facebook:

A princípio, o Workrooms deve permitir até 16 usuários, funcionando através de VR, enquanto outros 34 como espectadores. Dessa forma, a reunião também ganha a possibilidade de se tornar um evento virtual com audiência passiva. De acordo com o The Verge, o Facebook vem usando o recurso internamente já há seis meses.

Vale destacar, que o Facebook não deve armazenas registros das conversas no recurso para fins publicitários. Ao mesmo tempo, a companhia irá disponibilizar recursos que possibilitam a denúncia de indivíduos, que violem as diretrizes da comunidade de qualquer maneira.

Até o momento, o Horizon Workrooms está disponível somente para convidados para testadores da fase beta. Além disso, as salas de reunião já estão disponíveis para uso em todos os territórios onde o Quest 2 é vendido e está plenamente funcional.

Leave a Reply