Diante do aumento das fraudes financeiras no Brasil, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) lançou uma campanha nacional para conscientizar a população sobre como se proteger de golpes. Desenvolvida pela agência NCC_1701, de Átila Francucci e Sérgio Silva, a ação visa alertar os brasileiros sobre a crescente ameaça de crimes financeiros, que têm se intensificado no país.
Protagonizada pelo humorista Fábio Porchat, a campanha adota uma abordagem leve e direta para facilitar a compreensão das medidas preventivas. “A escolha de Porchat não foi por acaso: seu carisma e capacidade de comunicação são únicos. Ele hoje consegue ser próximo e atraente para todos os públicos. Na sua boca, a mensagem é não apenas clara como também convincente. Porchat é influencer de verdade”, afirma Átila Francucci.
A campanha está presente em múltiplas plataformas, como smartphones, redes sociais, emissoras de TV aberta e portais de notícias, com uma série de conteúdos adaptados para alcançar diferentes públicos e ambientes onde as fraudes costumam ocorrer e onde as pessoas buscam informações para se proteger.
“O insight da campanha surgiu da experiência da NCC_1701 na gestão das redes sociais da Febraban e dos dados colhidos na pesquisa de campo que fizemos com as vítimas de fraudes, levando à criação de comandos simples e diretos que ajudam a prevenir o crime antes que ele se concretize”, explica Sérgio Silva.
As fraudes financeiras geram prejuízos significativos, com milhões de reais perdidos anualmente, afetando a confiança dos consumidores no sistema bancário. “A campanha reflete a importância da colaboração entre tecnologia, educação e comunicação para proteger a população contra os riscos das fraudes financeiras”, finaliza Sérgio.
A NCC_1701 emprega o método da Planejação®, em que criativos pensam estrategicamente e planejadores pensam criativamente, abordando o problema do cliente de forma integrada.