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Renata Simões

Renata Simões é diretora de Conteúdo Criativo para América Latina e Ásia da Getty Images, responsável por supervisionar a criação de conteúdo criativo para os dois mercados, além de gerenciar a equipe de colaboradores para orientá-los na criação de conteúdo relevante e vendável.

A FG Trade, um dos produtores de conteúdo exclusivos de maior sucesso na iStock, é formada por dois irmãos brasileiros, Filipe e Gustavo Frazão. Um deles tendo trabalhado anteriormente no lado publicitário do negócio, e o outro, em um campo totalmente não relacionado, ambos sempre compartilharam a paixão pela fotografia e começaram a fazer cliques juntos há cerca de doze anos.

Eles ficaram conhecidos no Brasil durante a Copa do Mundo de 2014, quando postaram várias fotos de si mesmos, de seus familiares e amigos como torcedores de futebol, e as imagens viralizaram.

Em 2016, eu comecei a construir um relacionamento com eles e a dar orientações individuais sobre fotografia. Seu portfólio cresceu imensamente desde então, e suas imagens e vídeos refletem a autenticidade local da região, com um valor único, energia e realidade que ecoam quem eles são.

Confira meu bate-papo com Felipe e Gustavo Frazão, da FG Trade:

[RS]: Como vocês começaram? Como foi criada a FG Trade? Vocês são fotógrafos profissionais?

[FF]: Em 2003, eu estava fazendo marketing e publicidade para um supermercado. Eu era responsável por todos os seus designs e direção de arte, e eu também licenciava conteúdo de banco de imagens, mas a maior parte do conteúdo que eu usava era produzido por mim mesmo. Com o passar dos anos, eu estava viajando muito e fotografando em todos os lugares, e pensei comigo mesmo: por que não carregar essas imagens em bancos de imagem e conseguir outra fonte de renda?. Foi assim que comecei com a fotografia de stock, e em 2018, me tornei produtor de conteúdo exclusivo da iStock by Getty Images, criei a FG Trade (F de Filipe e G de Gustavo), e convidei o meu irmão para fazer uma parceria comigo. O Gustavo é formado em administração e trabalhava na área, e eu sou formado em publicidade com mestrado em marketing. Nenhum de nós tinha qualquer formação em fotografia real, mas havia uma paixão pela fotografia que nos levou onde estamos hoje.

[RS]: Descreva seu trabalho em três palavras.

[FF]: Criatividade, dedicação e foco.

[RS]: O que inspira vocês a criarem?

[FF]: Ficamos atentos às mídias sociais (Instagram e outras), às coisas que estão acontecendo ao nosso redor e no mundo, olhamos para o nosso dia a dia e como as pessoas se comportam em determinadas situações, e enquanto estamos editando e fazendo nossa produção, mantemos a TV ligada em segundo plano, apenas assistindo comerciais.

[GF]: Tenho um aplicativo de anotações no celular onde anoto ideias todos os dias. Quando estou na rua e vejo algo que desencadeia uma ideia ou quando vejo um cartaz ou um outdoor que me inspira, anoto tudo.

[RS]: Como vocês desenvolvem seus projetos/filmagens?

[FF]: Planejamos toda a narrativa e as cenas visitando primeiro o local da filmagem com antecedência para ver a luz e as áreas que queremos usar para descobrir o que precisamos trazer para estilizar o ambiente. Em seguida, pensamos nos modelos, estilos e estudamos os briefings da Getty Images que estão disponíveis sobre o mesmo tema, também incorporamos nossas próprias notas e inspirações para criar nosso plano de execução do projeto.

[RS]: Quais são alguns dos desafios que vocês enfrentam ao fazer produções?

[GF]: Cada produção é única e as pessoas também. Como evitamos usar modelos profissionais e usamos pessoas mais reais, muitas vezes não recebemos delas as expressões específicas que queremos. O sorriso não é natural, às vezes a pessoa está cansada, às vezes a pessoa é muito tímida. Então, esses são os desafios que encontramos em ensaios que temos que aprender a contornar e ainda fazer funcionar.

[RS]: Qual o tamanho da equipe de vocês?

[FF]: Hoje somos 4 fotógrafos, 3 videomakers, 2 produtores, 2 auxiliares de produção, 5 editores e uma equipe que ajuda com palavras-chave.

[RS]: Como vocês se mantêm motivados?

[GF]: Ver nosso trabalho na mídia nos motiva muito. Quando vemos nosso conteúdo sendo usado em grandes campanhas, isso nos motiva a continuar trabalhando duro. Recebemos diariamente fotos e vídeos de amigos que encontram nosso conteúdo em propagandas ou nas ruas de todo o mundo. Isso nos faz continuar!

[RS]: Vocês têm uma foto ou sessão favorita? Por quê?

[FF]: Nós temos, é uma sessão sobre de saúde que fizemos logo no início da pandemia. Sempre quisemos fazer uma sessão de fotos sobre saúde/cirurgia e conseguimos entrar em uma clínica. É um tema complexo e durante o planejamento para o dia da filmagem, contratamos um profissional para nos auxiliar no manuseio do equipamento e na realização dos procedimentos. Visitamos a clínica várias vezes antes, trabalhando com nosso orientador para determinar qual equipamento disponível deveria estar ou não nas filmagens. Ter um consultor na área médica foi essencial para que as cenas fossem reais. Aprendemos muito com essa filmagem e ficamos satisfeitos com os resultados.

[RS]: Que tipos de produções são as suas preferidas?

[FF]: Lifestyle, definitivamente! Adoramos conhecer novas pessoas e trabalhar com elas em nossas filmagens, tendo novas conversas e trocando experiências.

[RS]: Para alguém que não está familiarizado com o trabalho de vocês, o que define uma imagem da FG Trade?

[FF]: Autenticidade. O abraço sincero entre pai e filho, os amigos reunidos com sorrisos verdadeiros. Tentamos sempre fazer com que o conteúdo pareça real.

[RS]: Vocês têm incorporado vídeos em suas filmagens. Como tem sido essa experiência e qual conselho vocês dariam aos colaboradores que desejam trabalhar com vídeo?

[GF]: Estamos fazendo vídeo há um tempo, já faz parte do nosso processo. Para quem está começando, eu recomendo usar os equipamentos que já possuem. Hoje praticamente tudo gera vídeo, seja um celular ou sua câmera que você usa para fotos. Experimente, sinta primeiro, faça alguns testes, talvez comece com vídeos estáticos no tripé ou até mesmo com um celular que tenha boa estabilidade, e depois evolua.

[RS]: Existem grandes obstáculos que você poderia ajudar alguém novo a superar que já tenham sido enfrentados por vocês ao fotografarem para bancos de imagem?

[FF]: No passado, costumávamos ver essas filmagens grandes e planejadas, com muito investimento, e vimos isso como um passo muito além do que poderíamos dar na época. Por exemplo, não tínhamos o know-how para planejar uma grande produção em um local alugado com muitos modelos. Foi um pouco intimidante, na verdade. Então, começamos com amigos, com familiares, tirando fotos dentro de casa e, aos poucos, fomos evoluindo com as filmagens. Não desanime pensando que para ter sucesso você precisa começar a investir todo seu dinheiro e fazer mais do que você pode suportar. Comece com o que você tem e progrida lentamente para onde você quer chegar. 

[RS]: Nikon ou Canon?

[FF]: Sony.

[RS]: Photoshop ou Lightroom?

[FF]: Ambos.

[RS]: Flash ou luz do dia?

[FF]: Luz natural, sempre.

[RS]: Série de TV favorita para maratonar?

[FF]: Billions.

Para saber mais sobre a FG Trade, contribuidor exclusivo da Getty Images e iStock, acesse o board de imagens aqui.

* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Adnews

 

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