Skip to main content

O Festival Ibero-Americano de Criatividade (FIAP) e a Semana de Publicidade LatAm (AWLATAM) anunciam que, em 2024, continuarão trabalhando juntos na consolidação do maior encontro das indústrias criativas da América Latina.

“Estamos orgulhosos de elevar a paisagem criativa através do Festival Ibero-Americano de Criatividade. Esta colaboração não é apenas uma vitrine do talento excepcional da região, mas também reforça o poder da parceria para promover a inovação e a excelência em toda a indústria”, afirma Douglas Rowell, presidente da Advertising Week LatAm.

Esta aliança estratégica, facilitada desde 2023 pela PRODU (um meio de comunicação líder na indústria de comunicação hispânica) torna-se um exemplo claro do poder colaborativo de grandes instituições para fortalecer as indústrias criativas na Ibero América. Desta forma, a FIAP voltará a ter um espaço presencial e de liderança para a celebração da sua gala presencial no âmbito da edição de 2024 do AWLATAM.

“A incorporação da FIAP à AWLATAM transforma nosso evento em um farol de criatividade, celebrando todo o trabalho inovador que define nosso setor. É uma prova do nosso compromisso em reconhecer a excelência e inspirar profissionais a ultrapassar os limites do que é possível na publicidade e além”, acrescenta Rowell.

A FIAP está se consolidando como um dos encontros criativos mais relevantes do setor graças a esse tipo de alianças, que somaram à sua trajetória elementos únicos como webinars ao longo do ano, uma gala de premiação virtual e presencial, além da presença de personagens icônicos da criatividade latina, como Charly Alberti (ex-baterista do Soda Stereo).

“Estamos muito felizes e satisfeitos com o resultado da parceria entre a FIAP e a AWLATAM. Os comentários dos profissionais do setor foram todos muito positivos, tanto que, para este ano, estamos preparando novos conteúdos e mais prêmios que serão entregues durante a cerimônia na Cidade do México, além da homenagem a um novo membro do Hall da Fama Ibero-Americano”, diz Daniel Marcet, CEO da FIAP.

México, o centro criativo da região

Não há dúvida de que o México é hoje, por excelência, um importante centro de criatividade regional. Por um lado, a sua rica diversidade cultural e patrimônio histórico oferecem uma fonte inesgotável de inspiração para artistas e criadores. Além disso, o país tem uma indústria criativa em crescimento que vai desde design gráfico e publicidade até moda e cinema, gerando empregos e contribuindo significativamente para o PIB local.

Nesse sentido, Mara Fernández, Chief Transformational Officer da PRODU e gerente geral da FIAP, ressalta que a renovação pelo segundo ano consecutivo da aliança entre FIAP e AWLATAM é uma prova fundamental do grande progresso deste mercado que brilha por seu constante crescimento dentro da indústria de marketing e comunicação.

“Esta colaboração não só busca fortalecer a presença no México, mas também deixar uma marca duradoura em toda a região. Isso é possível graças ao amplo alcance de mídia e forte reputação das três plataformas envolvidas. A FIAP tem 55 anos de história, enquanto a PRODU tem um histórico de 35 anos, ambos cobrindo a evolução, desenvolvimento e tendências da indústria latino-americana e hispânica nos Estados Unidos. Esta aliança estratégica representa um compromisso contínuo com a excelência e a inovação no campo do marketing e da comunicação em toda a região”, enfatiza Mara Fernández.

Com a ratificação dessa poderosa aliança, a indústria ibero-americana contará com uma plataforma cada vez mais robusta que, por sua vez, servirá de motor para o desenvolvimento de novos profissionais, facilitando a troca de conhecimento, a colaboração entre talentos emergentes e consolidados e proporcionando oportunidades de capacitação e crescimento em diversas áreas criativas.

“O crescimento dos mercados EUA-Hispano e América Latina é crucial para nossa indústria, e por meio da colaboração da AWLATAM com a FIAP e a PRODU, estamos destacando a importância da criatividade e da inovação para impulsionar essa expansão. O México está na vanguarda desse crescimento, mostrando o talento e a liderança necessários para liderar esses mercados dinâmicos”, conclui Rowell.

 

Acompanhe o Adnews no Instagram e LinkedIn. #WhereTransformationHappens