Stories, feed, boomerang e reels são termos que já fazem parte da vida da maior parte da população mundial. E não é para menos, estima-se que o Instagram, uma das maiores redes sociais do mundo, tenha 1 bilhão de usuários ativos. Inspirada nesta tendência e resgatando o relacionamento entre o hatch e seu dono, aquele carro que proporciona viver sua vida e te acompanha em suas histórias, a Fiat lança campanha do Argo 2021 criada em parceria com a agência Leo Burnett TM e o Instagram, a partir de ferramentas disponíveis na plataforma.
O veículo é moderno, inovador e renomado, justamente por isso que essa é a primeira campanha da Fiat desenvolvida e lançada no Instagram, inteira pensada e pautada pelo digital. Sendo que, praticamente todas as peças da campanha foram feitas à mão dentro do Instagram Stories, misturando cenas filmadas para a campanha com GIFs criados sob medida para cada cena e disponíveis no perfil da marca na plataforma.
Com o conceito “Bem-vindo às fabulosas histórias do Fiat Argo”, a campanha é um convite para as pessoas viverem grandes histórias a bordo do hatchback da Fiat. Inteiramente produzida no lugar onde hoje em dia todos registram e compartilham suas histórias: o Instagram Stories. Todas as peças da campanha, desde um simples post até o filme principal, foram feitas à mão e o próprio processo de produção é apresentado em algumas cenas dos filmes on e off.
O projeto incluiu ainda um hub de produção específico para a campanha que trouxe mais agilidade criativa, otimizando assim o processo de produção dos materiais digitais com novas fabulosas histórias de Argo para os canais digitais da Fiat.
“O Fiat Argo 2021 retoma a ideia da relação de companheirismo entre o carro e seu dono. Aquele carro que te leva para viver as grandes histórias da vida, compartilhadas logicamente nos Stories do Instagram. Desenvolvemos toda a campanha a partir dos elementos e do contexto do Instagram, criamos sticks e gifs para compor as peças que certamente serão utilizados pelo público da sua forma única para contar suas histórias.”, explica Pedro Prado, VP de Criação da Leo Burnett TM.
Sobre o Filme e a produção
Assim como toda a campanha, o filme “Fabulosas Histórias” foi criado no ambiente dos Stories. Até mesmo o formato do comercial se adapta ao vertical, como na popular ferramenta de publicações.
Embalado por um rap, escrito pela Leo Burnett TM especialmente para a campanha, o filme traz uma protagonista que sai de sua casa, ao abrir a porta, se depara com o Fiat Argo e o utiliza para viver as suas “fabulosas histórias”.
Durante o trajeto são apresentadas figuras e linguagem gráfica inspiradas na rede social e os atributos do Fiat Argo na versão Trekking, como maior controle de estabilidade, design robusto, maior altura de solo e central multimídia. Ao final, a personagem volta ao seu quarto e a cena se repete, como um looping trazendo o sentido de sempre estarmos dispostos a viver novas histórias fabulosas.
Lançado no primeiro dia de 2021 nas redes sociais da marca com versões de 30”, 45” e 60”, o filme foi adaptado para TV em versões de 30” e 60” com abrangência nacional e veiculação nas TVs aberta e fechada, além de ações nos programas já patrocinados pela marca, mídias digitais (banners, display, Google) e das redes sociais da Fiat.
“Além de apresentar o moderno Argo 2021, a campanha reforça o rebranding da Fiat os principais pilares da marca: pop, encantador e autêntico. Esta é uma campanha inovadora e moderna, alinhada com o conceito do Instagram, com a nova Fiat e com o que o Argo representa. A estratégia da iniciativa é totalmente voltada a jornada do consumidor, pois sabemos o quanto o nosso público está imerso nas redes sociais, então utilizando a ferramenta como forma de nos aproximar ainda mais daquilo que os nossos clientes gostam”, afirma Frederico Battaglia, Diretor de Brand Marketing Communication da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) para a América Latina.
O próprio processo de produção é mostrado em algumas das peças da campanha. Todos os GIFs e stickers que compõem a campanha estão à disposição do público no Instagram, convidando todos para também criar as suas fabulosas histórias. Confira o vídeo que conta como foi o processo de produção da campanha:
Digital
Inspirando os apaixonados pela marca a viverem “fabulosas histórias” a bordo do Fiat Argo, a campanha começou no Instagram da marca com posts divertidos apresentando as funcionalidades das diferentes versões do hatch. Para isso, contou com a participação do influenciador, fotógrafo e criativo, Fernando Schlaepfer (@anendfor), apresentando alguns dos muitos atributos do Fiat Argo de forma bem autêntica.
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Ficha Técnica
AGÊNCIA: LEO BURNETT NEO COMUNICAÇÃO LTDA
TÍTULO: FABULOSAS HISTÓRIAS
PRODUTO: FIAT ARGO
ANUNCIANTE: FCA FIAT CHRYSLER AUTOMÓVEIS BRASIL LTDA
CCO: MARCELO REIS
VP/ECD: PEDRO PRADO
DIRETOR GERAL DE CRIAÇÃO: PEDRO UTZERI
DIRETOR DE CRIAÇÃO: TOMAS CORREA
DIRETOR DE INTEGRAÇÃO DIGITAL: DENIS GUSTAVO
DIRETORA DE CONTEÚDO: ANDREZA AGUIAR
REDATOR: RENATO RAMALHO, FABIO NAGANO, RODRIGO D’ANGELO
DIRETOR DE ARTE: FELIPE MASSIS, RODRIGO COTELLESSA
DIRETORA DE PRODUÇÃO INTEGRADA: MARIA FERNANDA MOURA
RTV: MARIA FERNANDA MOURA, JACKELINE NEUWIRT , PATRICIA COSMO, LUCIANA KLEY
MONTAGEM E MOTION AGENCIA: CHRYSTIAN DANUCALOV
ANIMAÇÕES 3D: MAURO OLIVAS
ARTBUYER: MAURO MOURA, CRISTIANO GODOY, DANIEL GONÇALVES
PROJETO DIGITAL: PEDRO RAIS, KATIA ROSA
CONTEÚDO: GUIDO MICHAELIS, CAIQUE DANTAS, HENRIQUE XAVIER, WAGNER XIMENES, GABRIELA ARAUJO, NAYARA KEULLEN, FABIO FAVERO
ATENDIMENTO: FABIO BRITO, KAROL ALBERTI, ANA CEOLIN, VITOR BORRAGINE, GIOVANNA RODRIGUES, JESSICA SARAVALLI, RAQUEL THOMAZ
MÍDIA: ANDREA HIRATA, DANIELA FRANCO, CAROLINA TRETTEL, PAULA RICARTE, BIANCA MALFATTI, RODOLFO CONTIERO, LAURA ANDRADE, GUILHERME LEAO
PLANEJAMENTO: TIAGO LARA, CAIO COSTA, MURILO FEDELE, DANIEL DANTE, JAQUELINE TAMPELLI, DOELIO BERGAMO, RICHARD NEWMANN
APROVAÇÃO FIAT: FREDERICO BATTAGLIA, MARIA LÚCIA ANTONIO, ANA BRANT, CAMILA RAPINI E MARINA MARIA
MÍDIA FIAT: DENIS ONISHI, DEBORA DAUANNY
Produtora: PBA Cinema
Diretora Executiva: Mayra Gama
Produtor Executivo: Fernando Fanucchi e Nivio Alves de Souza
Head of Sales: Markinhos Fagundes
Direção: Brenno Castro
Assistente de Direção: João Mauricio e Giovana Postiglione
Diretor de Fotografia: Will Etchebehere
Direção Digital: Ale Paschoalini
Assistente de Direção Digital : Nathalia Salani
Diretor de Fotografia Digital: Thomas
Diretor de Produção: Reinaldo Faria
Produção: Patricia Nagaoka / Ronder
Direção de Arte: Carol Ozzi
Produtora de Objetos: Tatiana Coelho
Produção de Figurino: Gabi Pinesso
Maquiagem: Carla Carrasco
Produtor de Elenco: Rafa Myga
Produtor de Locação: Felipe Sá
Piloto: Alexandre Ostrower
Atendimento: Gabriela Fernandes / Natalia Pinheiro
Atendimento e Coordenação de Pós: Diulle Fonseca
Coordenação de Pós: Augusto de Medeiros
Montagem: Francisco Rodriguez Antunes
Finalizador: Henrique Gomes
Assistente Finalização: Ivan Gomes de Sá Silva
Assistente de Ilha: Tais Oliveira / Antonio Carlos Nascimento Junior
Ilustração e Animação: Horda
Motion: Pedro Oliveira
Ilustrador, animador e diretor de arte: Toten Dias
Direção de Arte e Motion: Elito Oliveira / Gabriel Reinaldo
Coordenação de Pós Produção Motion: Rafael Fogaça
Atendimento e Criação :Getulio mentz albrecht filho:
Grading: Psycho’n Look
Finalização: Full Frame
Produtora filmes Digital e Social
Produtora: Casinha VFX
Direção: Marcelo Binaghi
Atendimento e Coordenação de pós: David Cazeli
Montagem e Finalização: Luiz Moreira Paulin
Ilustração e Animação: Vital Pasquale, Danilo Packer, Marcos Faria, Mauricio Fhrd, Juliana Martin
Criação e animação Gifs, Stickers, letreiros e artes: Vital Pasquale, Danilo Packer, Marcos Faria, Mauricio Fhrd, Juliana Martin
Criação Gifs e Stickers: Felipe Massis, Rodrigo Cotelessa, Sarah Kamada
Animação e Composição: Marcelo Binaghi, Fernando Snake
Creator Stories e Reels Instagram e FB: Fernando Schlaepfer
Gravadora e Produtora de Som: White Monkey e Quiet City Music
Produtor musical White: Caio Paiva
Atendimento White: André Drum e Rodrigo Pacote
Produtor musical Quiet: Chris Jordão e Darren Solomon
Sound design e Finalização: Marcos Moretto e André Melges
Atendimento: Xanna D’aguiar, Karina Vadasz e Ivis Silva
Artista: Clara Lima
Mídia Impressa/Digital
Composição fotoilustrada com carros: Felipe Massis / Arizona
Ilustrações: SARAH KAMADA