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Gabriela Sterenberg

Profissional com MBA em Marketing pela FGV, especialização em MKT Digital Internacional pela ESPM e mentoria pela FGV, com mais de 20 anos de experiência no planejamento estratégico de marketing 360º para segmentos B2B, B2C, B2B2C. Fundou a Artesania Marketing, assessoria na modalidade de CMO as a Service para o mercado financeiro, atuou como Head de marketing na XP Inc, BMW Group Brasil e também foi responsável pela gestão de projetos de planejamento estratégico de comunicação e marketing para clientes como Nike, Claro, Diageo, Nestlé, Pepsico, Jogos PanAmericanos no Rio de Janeiro e Festival de Verão em Salvador.

O universo dos esportes de combate tem sido palco não apenas de habilidades atléticas impressionantes, mas também de estratégias de marketing inovadoras que transformam breves confrontos em eventos lucrativos. O recente “Fight Music Show”, protagonizado por Acelino “Popó” Freitas e Kleber Bambam, não foi apenas uma exibição de habilidades, mas também um exemplo notável de como o marketing pode amplificar o impacto financeiro de tais eventos.

A essência do marketing reside na compreensão profunda dos desejos e necessidades dos consumidores, proporcionando soluções que não apenas satisfaçam, mas também superem suas expectativas.”, e o “Fight Music Show” exemplifica como a construção de narrativas e rivalidades ressoa com a audiência. A troca intensa de provocações entre Popó e Bambam não apenas atraiu fãs de longa data do boxe, mas também capturou a atenção de espectadores que talvez não se envolvessem tradicionalmente com o esporte.

A estratégia de envolver personalidades conhecidas, mostra que a participação de figuras públicas pode ser uma chave estratégica para atrair diferentes segmentos de audiência e aumentar o interesse no evento. O desejo humano por histórias cativantes especialmente as controversas, e emoções autênticas foi explorado de maneira magistral, transformando a luta em mais do que apenas um evento esportivo.

O papel dos patrocínios no evento foi além da simples exposição de marcas nos ringues. A escolha de marcas como OnlyFans e Nike como patrocinadores, destaca a importância da afinidade de marca com o público-alvo, somada a diversidade de setores representados pelos demais patrocinadores, uma abordagem estratégica na seleção de parceiros que não apenas contribuem financeiramente, mas também acrescentam valor à marca do evento: desde fornecedores de material esportivo até redes sociais de entretenimento adulto, demonstra também uma compreensão ainda mais ampla da demografia da audiência. Por outro lado, a internacionalização dos patrocinadores não apenas potencializou o alcance do evento, mas também abriu portas para oportunidades de marketing global.

Além disso, as estratégias de ativação de marca foram fundamentais. Bambam, com sua presença massiva nas redes sociais, utilizou seu alcance para criar expectativa, agradecer aos patrocinadores e construir uma narrativa antes mesmo de subir ao ringue. Essa ativação eficiente garantiu não apenas visibilidade, mas também uma conexão emocional mais profunda com a audiência.

Quando analisamos a cobertura de mídia a intensa visibilidade pré-luta, alimentada por entrevistas, podcasts e postagens nas redes sociais, aguçou ainda mais o apetite da audiência. A transmissão ao vivo do evento em plataformas tradicionais e serviços de streaming consolidou a posição do confronto como uma “experiência imperdível” que se estendeu também na cobertura pós-evento, com agradecimentos e reflexões de Popó nas redes sociais, deu continuidade na conversa e manteve o público engajado mesmo após o nocaute. A interação contínua com os fãs reforçou não apenas a marca dos lutadores, mas também a própria marca do evento.

Alguns desafios e reflexões

Embora o sucesso do evento seja indiscutível, surgem desafios e reflexões importantes. A autenticidade do esporte em meio a eventos centrados em celebridades e entretenimento deve ser cuidadosamente considerada. A linha tênue entre o espetáculo e a integridade esportiva pode ser desafiadora de equilibrar.

Além disso, a evolução do modelo de entretenimento pode exigir inovações que preservem a qualidade esportiva. A sugestão de envolver lutadores profissionais em rivalidades com celebridades oferece uma alternativa interessante, proporcionando espetáculo e autenticidade esportiva simultaneamente.

Mas, ainda sim, é indiscutível que o “Fight Music Show” transcendeu as fronteiras do esporte para se tornar uma experiência de marketing holística. E evento superou todas as expectativas, arrecadando mais de 25 milhões de reais em receitas, marcando um triunfo não apenas nos ringues, mas também nos registros financeiros.

Ao compreender profundamente o comportamento da audiência, implementar estratégias de patrocínio eficazes e garantir uma cobertura midiática envolvente, o evento não apenas arrecadou receitas substanciais, mas também deixou uma marca duradoura na memória da audiência. Este fenômeno destaca o potencial transformador do marketing quando alinhado estrategicamente com eventos esportivos, proporcionando não apenas um espetáculo, mas uma narrativa cativante que ressoa com o público.

* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do veículo / Foto de capa: Divulgação/ Fight Music Show

 

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