Skip to main content

O Grupo Flow, ecossistema de mídia digital, por meio do Flow News, vai realizar um debate eleitoral com os candidatos à prefeitura de São Paulo, mediado pelo jornalista Carlos Tramontina. A transmissão será ao vivo e acontecerá na segunda-feira (23), às 19h, nos canais do Flow e Flow News. O projeto é realizado em parceria com o Grupo Nexo, da Faculdade de Direito da USP.

Os candidatos convidados para o debate são: Guilherme Boulos (PSOL), José Luiz Datena (PSDB), Marina Helena (Novo), Pablo Marçal (PRTB), Ricardo Nunes (MDB) e Tabata Amaral (PSB). Os participantes responderão perguntas com foco nas áreas de saúde, educação, segurança pública, acessibilidade, transporte e população em situação de rua.

Com cerca de duas horas de duração, o debate será dividido em três blocos de perguntas e respostas, com um bloco para considerações finais. O tema da editoria será apresentado e, em seguida, os dois candidatos serão sorteados, sendo que o primeiro terá dois minutos para responder à pergunta de especialistas e eleitores, enquanto o segundo terá um minuto e meio para comentar. O direito de resposta, quando concedido, será de 45 segundos. Insultos, ofensas e xingamentos não serão permitidos, e o participante poderá ser retirado após o terceiro aviso. O live pré e pós debate contarão com a participação de Igor Coelho, fundador do Grupo Flow e apresentador do Flow Podcast, além das jornalistas Helen Braun e Madeleine Lacsko.

De acordo com Igor Coelho, fundador do Grupo Flow, a ideia é seguir com o propósito de defender o pensamento crítico a partir da escuta ativa. “Com essa visão, o Flow Podcast recebeu, no ano de 2022, Lula e Bolsonaro, alcançando 9,7 e 16 milhões de visualizações, respectivamente. Acreditamos que, para entender o mundo, é preciso ser curioso e capaz de formar nossas próprias opiniões a partir de diferentes pontos de vista”, comenta.

Para Carlos Tramontina, o formato oferece a oportunidade de fugir do tradicional e aproximar o público. “Fomos às ruas em busca de questões que realmente importam para os eleitores. Por isso, as regras foram elaboradas com o objetivo de apoiá-los na escolha de seu candidato e evitar qualquer tipo de atrito. Acreditamos que um diálogo respeitoso e com informações relevantes é essencial para fortalecer a democracia e ajudar a população a tomar uma decisão bem fundamentada”, finaliza o jornalista.