Skip to main content

De acordo com um levantamento digital produzido pela agência Samba Digital, o Flamengo fechou a temporada com 778 milhões de interações no Instagram em 2023, e com isso, tornou-se o sétimo clube com mais interações entre os principais clubes de futebol do planeta. O desempenho do Rubro-Negro permitiu que ele terminasse a temporada com uma performance superior a clubes de marcas globais, como o Paris Saint-Germain (FRA) e o Liverpool FC (ING).

E as boas notícias não param por aí. O Fluminense, campeão da Copa Libertadores da América e vice-campeão do Mundial de Clubes da FIFA em 2023, se sagrou o clube com maior engajamento no Instagram, rede social que detém a maior porcentagem de consumo de conteúdo entre as redes sociais. Com 37,5% de engajamento, o Tricolor bateu o Galatasaray (TUR), clube que detém uma das bases de seguidores mais fanáticas do mundo do futebol.

Para quem não é conhecedor dos termos das redes sociais, taxa de engajamento, de uma forma resumida, significa a taxa de interações dos seguidores de determinada conta. Essa mesma taxa pode ser usada como critério de satisfação dos seguidores em relação ao conteúdo postado.

Coroa

Em números gerais, o Real Madrid (ESP) foi o clube que mais obteve interações ao longo de 2023. O clube de Madrid bateu a marca de 2,5 bilhões de interações ao longo da temporada.

Intrusos

Tal qual o Flamengo, o Al Nassr (SAU), de Cristiano Ronaldo, é o outro “intruso” fora da Europa entre os Top 10 clubes com mais interações ao longo da temporada.

Emergentes

O Al Nassr (SAU) e o Inter Miami CF (EUA), com Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, foram o 2º e o 3º clubes que mais ganharam novos seguidores em 2023, respectivamente. Não há brasileiros no Top 10.

Brasileiros ativos nas redes

Dos 10 clubes com mais posts no Instagram, seis são brasileiros: Flamengo, Corinthians, Fluminense, Santos, Vasco e São Paulo. O clube que mais postou é o Manchester City, com quase 900 posts a mais do que o Flamengo, segundo clube que mais postou.

Se, por um lado, os clubes postam bastante, os brasileiros também interagem muito com os clubes. Dos 10 times com maiores taxas de engajamento, sete são brasileiros: o líder Fluminense, além de Botafogo, Vasco, Fortaleza (vice-campeão da Sul-americana 2023), e a trinca paulistana: São Paulo, Corinthians e Palmeiras.

* Foto de capa: Marcelo Gonçalves/Fluminense

 

Acompanhe o Adnews no Instagram e LinkedIn. #WhereTransformationHappens