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Jeffrey Sharlach, responsável por fundar a agência latino-americana JeffreyGroup há 30 anos, anunciou que se aposentará no final de março. Durante sua carreira de mais de 47 anos no segmento de relações públicas, ele ocupou cargos de liderança na Carl Byoir & Associates (hoje parte da Hill & Knowlton), Burson-Marsteller (agora BCW) e Saatchi & Saatchi na cidade de Nova York, antes de lançar a JeffreyGroup em Miami no ano de 1993.

Na época, a maioria das agências de Miami concentravam-se no turismo e no setor imobiliário locais, mas Sharlach trabalhava exclusivamente em programas internacionais na Saatchi & Saatchi e percebeu que muitas empresas multinacionais olhavam para o sul da Flórida como uma base regional para toda a América Latina. Quando a administração da Saatchi decidiu não dar seguimento à sua proposta de abrir uma operação focada na região a partir de Miami, Sharlach deixou o emprego e mudou-se para a Flórida para lançar sua própria consultoria.

Hoje, a JeffreyGroup é uma agência líder na região, com centenas de funcionários em seis escritórios próprios que atendem grandes marcas globais, incluindo Airbus, Amazon, American Airlines, Bayer, Disney, Marriott, Mastercard e Salesforce.

 

“Foi a típica história de estar no lugar certo na hora certa. Não tenho certeza se na época fui corajoso ou louco em pensar que poderia começar um negócio na América Latina sem falar espanhol ou português”, afirma Sharlach”.

 

Em pouco tempo, a JeffreyGroup tornou-se uma empresa conhecida por seus programas premiados e pela capacidade de atender vários mercados a partir de Miami, com uma abordagem regional estratégica. A agência abriu seu primeiro escritório fora dos EUA em Buenos Aires (1996), seguido pela Cidade do México (1997) e São Paulo (1998).

 

“Desde o início, ficou claro para mim que, se quiséssemos competir com as grandes agências, precisávamos nos diferenciar na forma como trabalhávamos, e não nos serviços em si. Para a JeffreyGroup, isso significou focarmos no atendimento ao cliente, sermos proativos e comprometidos em entregar resultados significativos, com profissionais sêniores que permanecem sempre próximos aos clientes”, destaca Sharlach.

 

Os princípios-chave estão codificados no The JeffreyGroup Way, diretrizes de atendimento ao cliente continuamente reforçadas perante todos os funcionários. Sharlach, que atua como chairman da JeffreyGroup, deixou o cargo de CEO em 2015, transmitindo a liderança da agência a Brian Burlingame.

 

“Os enormes avanços na tecnologia desde que comecei no meu primeiro emprego em agência, em 1997, fizeram dos dias atuais uma época empolgante para estar no negócio de comunicações. E especialmente para observar a evolução da JeffreyGroup nas últimas três décadas” ressaltou Sharlach.

 

Agora, a maior procura é por planejamento estratégico e engajamento com stakeholders, especialmente em áreas de impacto social e relações governamentais, bem como apoio a comunicações de marketing criativas.

Em 2022, a JeffreyGroup foi adquirida pelo WPP e passou a fazer parte do grupo Hill & Knowlton (H&K). Naquela época, Burlingame tornou-se CEO da H&K na América Latina, mantendo também sua função de CEO regional na JeffreyGroup.

 

“Este ano parece o momento perfeito para me aposentar da JeffreyGroup. Fizemos uma transição bem-sucedida de uma companhia privada, orgulhosamente passando a fazer parte do WPP e da H&K, oferecendo aos nossos clientes acesso a uma gama crescente de recursos de classe mundial, especialmente em inteligência de dados, e fornecendo planos de carreira interessantes para nossa equipe, além de serviços adicionais”, disse Sharlach.

 

Sharlach voltou para a cidade de Nova York em 2006, quando a JeffreyGroup abriu um escritório lá. Ele leciona no programa de MBA da Stern School of Business da NYU desde 2007 e continuará no corpo docente do Departamento de Comunicação da instituição, além de dedicar tempo a diversas atividades de caridade em Nova York.

 

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