Skip to main content

A Microsoft Corp foi surpreendida na última terça-feira em um tribunal dos Estados Unidos com um processo de consumidor privado alegando que a oferta de US$ 69 bilhões da empresa de tecnologia para comprar a fabricante de “Call of Duty”, Activision Blizzard Inc, irá reprimir ilegalmente a concorrência na indústria de videogames.

A queixa apresentada no tribunal federal da Califórnia ocorre cerca de duas semanas depois que a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos abriu um processo com um juiz de direito administrativo para impedir que a Microsoft, fabricante do console Xbox, conclua a maior aquisição no mercado de videogames.

A ação privada também busca uma ordem que impeça a Microsoft de adquirir a Activision foi arquivado em nome de 10 jogadores de videogame na Califórnia, Novo México e Nova Jersey. A proposta de aquisição daria à Microsoft “poder de mercado descomunal na indústria de videogames”, alegou a denúncia, “com a capacidade de excluir rivais, limitar a produção, reduzir a escolha do consumidor, aumentar os preços e inibir ainda mais a concorrência”.

Em um comunicado, o advogado dos queixosos, Joseph Saveri, em São Francisco, disse: “À medida que a indústria de videogames continua a crescer e evoluir, é fundamental protegermos o mercado de fusões monopolistas que prejudicarão os consumidores a longo prazo”.

A FTC disse anteriormente que processou a empresa para impedir que “a Microsoft ganhe controle sobre um importante estúdio independente de jogos”. A agência disse que a fusão prejudicaria a concorrência entre as plataformas de jogos rivais da Nintendo Co Ltd e Sony Group Corp.

Quer saber mais sobre as novidades? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!