Skip to main content

O LinkedIn alcançou um marco significativo no Brasil, atingindo 75 milhões de usuários, o que representa mais de 60% da força de trabalho nacional. Esse crescimento foi impulsionado especialmente pela Geração Z (nascidos entre 1997 e 2012), cuja presença na plataforma aumentou de 2,5% em 2010 para 40% em 2024. Este grupo é o que mais cresce no LinkedIn, ficando atrás apenas dos Millennials (nascidos entre 1981 e 1996), que representam 51% dos usuários.

De acordo com um levantamento da rede social comandada pela Microsoft, as áreas de saúde, varejo e atendimento ao consumidor,  cargos considerados linha de frente, são aquelas onde a Geração Z está mais presente. A plataforma destaca que a proporção de profissionais da Geração Z no LinkedIn é mais expressiva do que sua representação na população brasileira.

Os usuários brasileiros do LinkedIn em geral são provenientes de setores como serviços profissionais, manufatura, serviços administrativos, varejo e educação. A plataforma tem sido um recurso essencial para muitos profissionais, com 65% dos usuários utilizando a rede para se candidatar a empregos, e para mais de um quarto, é a principal ferramenta para essa função.

Entre os benefícios apontados pelos usuários estão a sensação de estar conectado à sua rede profissional e a possibilidade de se manter atualizado sobre as informações do mercado de trabalho. Conteúdos informativos têm ganhado cada vez mais força na plataforma, com o dobro de engajamento em comparação a outras publicações.

O LinkedIn revelou que quase 50 milhões de profissionais acessam a rede todas as semanas para buscar oportunidades, manter conexões e aprender. Para o próximo ano, a plataforma planeja investir mais em inteligência artificial, com novidades já previstas para os próximos meses.

*Com informações da Exame/ Foto de capa: Divulgação/ LinkedIn

 

Acompanhe o Adnews no Instagram e LinkedIn. #WhereTransformationHappens