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Empresa introduz nova experiência de privacidade com o Privacy Sandbox.

O Google anunciou nesta semana que manterá os cookies de terceiros operacionais no navegador Chrome, uma mudança significativa em sua postura após prometer desativá-los desde 2019. A empresa agora permitirá que os usuários decidam se aceitam ou não esses rastreadores, enquanto continua desenvolvendo o Privacy Sandbox, uma alternativa para veicular anúncios sem cookies.

Com 75% de participação no mercado de navegadores no Brasil, o Chrome é crucial para a publicidade programática. O plano inicial de desativação dos cookies foi adiado para o próximo ano devido à pressão da indústria. O Google afirmou que, ao invés de eliminar os cookies, introduzirá uma nova experiência no Chrome, permitindo que os usuários façam escolhas informadas sobre suas preferências de privacidade.

“Reconhecemos que esta transição exige um trabalho significativo por parte de muitos participantes e terá um impacto nos publishers, nos anunciantes e em todos os envolvidos na publicidade online. Diante disso, propomos uma abordagem atualizada que permite aos usuários escolher. Em vez de descontinuar os cookies de terceiros, apresentaríamos uma nova experiência no Chrome que permitiria às pessoas fazer uma escolha informada à sua navegação na web, e elas poderiam ajustar essa escolha a qualquer momento. Estamos discutindo esse novo caminho com os reguladores e envolveremos a indústria à medida que o implementamos”, diz Anthony Chavez, vice-presidente do Privacy Sandbox do Google.

O Privacy Sandbox, embora promissor, ainda enfrenta desafios. Testes indicam que ele pode substituir os cookies em várias áreas, mas a eficácia no retargeting ainda é menor. Os testes mostraram uma recuperação de 89% no Google Display Ads e 86% no Display & Video 360. Para campanhas focadas apenas em conversões, a recuperação foi de 97% em conversões por dólar (CPD) no Google Display Ads e 95% no Display & Video 360. Em campanhas de remarketing, a recuperação foi de 55% nos gastos dos anunciantes no Google Ads e 49% no Display & Video 360. Esses resultados refletem a atual dependência do remarketing nos cookies de terceiros, que permitem um nível altamente preciso de personalização de anúncios.

Os cookies, introduzidos nos anos 1990, são pequenos arquivos de dados que personalizam a experiência do usuário online. Os cookies de terceiros, no entanto, levantam preocupações de privacidade, pois rastreiam o comportamento do usuário em várias plataformas. A pressão para desativar esses cookies aumentou com regulamentações como o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR) na Europa, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil e a Lei de Privacidade do Consumidor da Califórnia (CCPA), nos Estados Unidos.

Apesar da intenção de eliminar os cookies, quase metade das empresas não se sente preparada para essa mudança, segundo uma pesquisa do IAB Brasil com a Nielsen. O Google agora busca equilibrar a privacidade do usuário com a necessidade de manter funções comerciais online.

*Com informações da EXAME

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