Skip to main content

O Google anunciou hoje que está atrasando seus planos de eliminar os cookies de terceiros no Chrome até 2023, um ano a mais do que o planejado originalmente. Outros navegadores como Safari e Firefox já possuem alguns bloqueios contra cookies de rastreamento de terceiros, mas o Chrome é o navegador de desktop mais usado e tem maior impacto para a publicidade.

No anúncio, o Google diz que a decisão de eliminar os cookies em meados de 2023 está “sujeita ao nosso compromisso com a Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) do Reino Unido”. A empresa atribui parte do atraso à necessidade de trabalhar mais de perto com os reguladores para criar um substituto para os cookies de terceiros para uso em publicidade.

Conflito Google e Publicidade

Quanto mais o Google corta o rastreamento de terceiros, mais prejudica outras empresas de publicidade e potencialmente aumenta seu domínio no espaço publicitário. Quanto menos o Google interromper o rastreamento, mais provável será que ele seja criticado por não proteger a privacidade do usuário. 

Encontrar uma maneira de equilibrar esses incentivos conflitantes tem se mostrado difícil, para dizer o mínimo. Um dos motivos é que, como administrador da web aberta, o Google está tentando desenvolver suas novas tecnologias de privacidade abertamente por meio do processo usual de criação de padrões da web. Ele reuniu vários esforços sob a rubrica de “Privacy Sandbox”, um termo abrangente para um monte de novas propostas diferentes para o Chrome e a web.

A mais controversa dessas propostas foi a tecnologia “Aprendizagem federada de coortes”, ou FLoC. É uma tentativa muito complicada de criar grupos de usuários demograficamente semelhantes em um sistema descentralizado semi-anônimo que os anunciantes poderiam usar para direcionar os anúncios. No entanto, nenhum outro fornecedor de navegador sinalizou que concorda com o uso de FLoC , e vários disseram explicitamente que o bloqueariam. 

Cronograma da eliminação dos Cookies

Após esse processo de desenvolvimento público, e sujeito ao nosso envolvimento com o CMA, nosso plano para o Chrome é eliminar o suporte para cookies de terceiros em dois estágios:

  • Estágio 1 (começando no final de 2022): assim que o teste for concluído e as APIs forem lançadas em Chrome, anunciaremos o início da fase 1. Durante a fase 1, os editores e a indústria de publicidade terão tempo para migrar seus serviços. Esperamos que esse estágio dure nove meses e monitoraremos a adoção e o feedback cuidadosamente antes de passar para o estágio 2.
  • Estágio 2 (começando em meados de 2023): o Chrome eliminará o suporte para cookies de terceiros em um período de três meses, terminando em final de 2023.

Esse conteúdo foi traduzido e adaptado de uma matéria do The Verge.

Leave a Reply