Skip to main content

O Google detalhou na última quarta-feira os seus planos para usar a tecnologia de inteligência artificial para mudar radicalmente a forma como as pessoas buscam informações online, um dia depois que a rival Microsoft anunciou uma versão renovada do Bing com tecnologia AI.

Em um evento em seu escritório em Paris, Prabhakar Raghavan, vice-presidente sênior do Google, disse que a empresa trará “a magia da IA ​​generativa” diretamente para seu principal produto de pesquisa e usará inteligência artificial para preparar o caminho para a “próxima fronteira de nossas informações produtos.”

IA generativa é a tecnologia que sustenta o ChatGPT, a ferramenta de chatbot de IA viral apoiada pela Microsoft. Essas ferramentas são treinadas em vastos tesouros de informações on-line para gerar respostas escritas convincentes para solicitações e consultas do usuário. Também pode ser usado para gerar imagens.

Em sua apresentação, Raghavan observou que essa tecnologia permitiria que o mecanismo de busca do Google oferecesse respostas mais complexas e conversacionais às consultas, incluindo o fornecimento de marcadores marcando as melhores épocas do ano para ver várias constelações e também oferecendo prós e contras para a compra de um veículo elétrico.

“O potencial da IA ​​generativa vai muito além da linguagem e do texto”, disse ele, observando que a nova tecnologia pode ser usada para pesquisar informações “visualmente.”

O evento na quarta-feira ocorre apenas alguns dias depois que o Google revelou seu novo chatbot com inteligência artificial apelidado de “Bard ” em uma aparente tentativa de competir com o sucesso viral do ChatGPT. O acesso ao Bard foi aberto a “testadores confiáveis” no início desta semana, e o Google planeja disponibilizar a ferramenta ao público “nas próximas semanas”, de acordo com uma postagem no blog do CEO Sundar Pichai na segunda-feira.

Essa matéria usou como fonte a escrita por Catherine Thorbecke para o site CNN Business.

Quer saber mais sobre as novidades? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!