Skip to main content

O Google divulgou nesta sexta-feira (11) uma carta aberta em que destaca a preocupação da empresa com dispositivos do Projeto de Lei 2360 (PL 2360/2020), também conhecido como PL das Fake News. A proposta, de autoria do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), tramita, atualmente, na Câmara dos Deputados, relatada pelo deputado Orlando Silva (PCdoB-SP).

Google publica carta aberta contra o PL 2630 - ADNEWS
Fabio Coelho, Presidente do Google.

O documento publicado sublinha, entre outras questões, como o PL 2630 pode tornar as plataformas digitais menos seguras ao obrigar a divulgação de informações estratégicas que poderiam ser usadas por pessoas mal-intencionadas.

Outro ponto evidenciado pelo conteúdo é a possibilidade de o texto aprovado reduzir o acesso a informação relevante e de diversas fontes. Também é apontado o potencial da proposta para prejudicar empresas de todos os tamanhos, que poderão ter reduzidas sua capacidade de promover seus produtos e serviços on-line.

“Divulgar esse tipo de dado não ajudará na luta contra a desinformação. Ao contrário, oferecerá a agentes mal-intencionados um “guia” sobre como contornar as proteções dos nossos sistemas, trazendo prejuízos para a qualidade e segurança dos nossos resultados de busca”, escreve Fabio Coelho, Presidente do Google Brasil.

Desde seu anúncio, a PL 2360/2020 levanta opiniões fortes de ambos os lados, em parte por quem deseja controlar o crescente aumento de fake news e por quem afirma que a medida é um risco para a segurança digital.
 

Clique aqui e leia a íntegra da carta aberta no blog do Google.

Leave a Reply