O Google anunciou a demissão de um gerente sênior de engenharia, Satrajit Chatterjee, que estava desenvolvendo um software de inteligência artificial, após ser acusado de assédio pelos colegas de trabalho.
A atitude aconteceu após a revista científica Nature publicar um artigo de Anna Goldie e Azalia Mirhoseini defendendo a tese de que a IA seria uma ferramenta muito importante no desenvolvimento de chips. Entretanto, funcionários do google apontaram em um segundo artigo que adaptações em um software básico superaram a IA em em um teste. Mesmo com o Google se recusando a comentar o assunto, o rascunho vazado foi confirmado por dois funcionários.
Além disso, a advogada de Chatterjee negou as alegações de que o gerente teria espalhado informações falsas sobre Goldie e Mirhoseini, e que “é uma pena que o Google tenha tomado esse rumo”.
O google afirmou que o segundo artigo não atendia aos padrões e por isso se recusou a publicá-lo, demitindo Chatterjee logo após o caso. O gerente era um dos maiores atuantes do projeto.
O impacto da polêmica pode ser negativo para o financiamento do setor e o avanço do desenvolvimentto dos chips, além de gerar dúvidas sobre qualquer artigo publicado pela empresa. O Google não deu mais informações sobre as verdadeiras causas da demissão.
Quer saber mais? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!