Skip to main content

Neste mês dedicado à reflexão de pautas raciais, o Grupo Heineken anuncia a campanha “Powered by Black People”, idealizada pela agência Dentsu Creative, para fortalecer o compromisso com a equidade racial A campanha apresenta a meta da companhia em alcançar 40% de representatividade negra nos cargos de liderança até 2030 e convida outras empresas a participarem. Inspirada por essa missão, a companhia lança uma série de ações para sensibilizar o mercado e estimular um movimento de transformação no setor corporativo.

O termo “Powered by Black People” sugere que uma marca, ideia ou projeto só é possível ou se torna mais forte devido ao apoio de uma determinada força ou parceiro, por isso o lançamento da campanha será marcado por um vídeo estrelado pelo músico Carlinhos Brown, que dará voz ao compromisso do Grupo Heineken e fará um convite para que outras empresas também assumam a meta de 40% de lideranças negras até 2030.

“Atualmente, o Grupo Heineken conta com 36% de colaboradores negros em cargos de liderança. Nosso plano de ação para alcançar os 40%, inclui programas de desenvolvimento de carreira, como o ‘Potencial em desenvolvimento’, voltado para cargos de alta liderança com mentorias com diferentes áreas, além de ações de letramento racial; e o ‘Black Shine’, que prepara anualmente 250 analistas sêniores para assumirem cargos de primeira liderança, estimulando o desenvolvimento de habilidades comportamentais e técnicas. Além disso, contamos com processo seletivo inclusivo. Queremos compartilhar essas inciativas com outras empresas e aprender um pouco mais com elas, desenvolvendo em conjunto ações para transformar o mercado”, diz Vetusa Pereira, Gerente de Diversidade, Equidade e Inclusão do Grupo Heineken.

Como forma de incentivo, o Grupo Heineken enviará uma caixa especial com latas personalizadas por artistas negros, como Bee Karoline, Marilia Marz, Magô, Jey Nunes, Edson Xis e Negro Mia, a lideranças de marcas que já firmaram compromissos com a pauta ou que ainda estão no início dessa jornada. As ilustrações celebram a diversidade e reforçam o convite.

Cada caixa especial virá trancada por um cadeado com código numérico. Para desbloqueá-lo, as empresas precisam escanear um QR Code e fazer o upload do percentual de pessoas pretas na liderança de sua empresa. Caso a liderança não alcance 40% de representatividade negra, uma mensagem da Gerente de Diversidade, Equidade e Inclusão do Grupo Heineken, Vetusa Pereira, será exibida convidando as empresas a se unirem a Heineken e também firmarem um compromisso com a equidade racial. Em 2030, as empresas que atingirem a meta receberão o código final para abrir o cadeado e brindar ao compromisso cumprido.

Segundo Ricardo Dolla, Chief Creative Officer da Dentsu Creative, a campanha tem como propósito o convite à ação. “Nossa ideia foi gerar reflexão no mercado e na importância da ação coletiva, com iniciativas que tangibilizam o conceito ‘Powered by Black People’, dando visibilidade às iniciativas do Grupo Heineken, que é uma empresa que se preocupa com equidade racial”, complementa Dolla.

Podcast Papo de Bar – Powered by Black People

Em colaboração com a influenciadora Bela Reis, o grupo também criou um podcast especial, o Papo de Bar – Powered by Black Peolple, no qual aborda conversas essenciais sobre representatividade e equidade racial e a importância de pessoas negras no mercado. Cada conversa é pensada para levar o tema ao público de forma acessível e empoderadora, fortalecendo a reflexão sobre equidade no dia a dia. No primeiro episódio, Bela Reis convida Géssica Justino e Vetusa Pereira para uma conversa necessária sobre equidade racial no mercado de trabalho. O conteúdo já está disponível. Ao todo serão, quatro episódios, que terão também a participação de Deh Bastos, Gabriela Augusto e Tadeu França.

Além disso, uma nova editoria nas redes sociais, a Black Talks, trará ao longo do ano a participação de profissionais negros que compartilharão dicas e perspectivas sobre o mercado. O objetivo é transformar os canais da empresa em plataformas contínuas de aprendizado e representatividade.