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Haikenen, Aineken, Haignen, Heineken ou Verdinha, tanto faz. Saber falar e escrever o nome corretamente não garante bons momentos, mas a cerveja internacional mais amada do Brasil sabe o que pode. Para celebrar os seus 150 anos, a Heineken realizou uma ação inédita na final da Liga dos Campeões da UEFA. 

Durante a transmissão ao vivo da partida, que aconteceu no último sábado (10) às 16h, o narrador André Henning, juntamente com os demais comentaristas da TNT Sports, Alex e Vitor Sérgio, iniciou um diálogo em que Heineken é pronunciada de forma diferente. Com isso, eles acabaram falando um dos nomes “errados” da marca que geralmente são usados por consumidores no dia a dia, de modo informal, criando um ecossistema para a marca repercutido nas redes sociais e na imprensa.

A iniciativa deu start à campanha de celebração de aniversário da Heineken, que destaca muitas das maneiras que a marca já foi apelidada, erroneamente escrita ou servida de formas diferenciadas ao longo dos anos. Tudo isso é para mostrar como os bons momentos e as conexões verdadeiras que surgem tomando uma Heineken são, no fim das contas, o que realmente importa.

De acordo com a pesquisa em que Heineken colaborou com o cientista comportamental Dr. Chris Brauer, da Goldsmiths, Universidade de Londres, para criar o Good Times Index, 87% dos consumidores da marca veem o social como um momento importante para se divertir. Estudos adicionais com consumidores da marca mostram que 82% acham mais importante estar com os amigos até mesmo se a noite não saiu como planejada. Surpreendentemente, 75% dos entrevistados acredita que as pessoas com quem você assiste a um jogo são mais importantes do que a vitória de seu time!

A defesa da liberdade de ser é prioridade entre as formas como a Heineken busca a socialização. A pesquisa também indicou que para 78% das pessoas, é importante estar bem com os outros, até com quem tem opiniões diferentes. Dado curioso: esse sentimento demonstrou ser mais forte no Brasil (84%) e no Reino Unido (81%).

Para ajudar a dar vida a estes compromissos, a campanha leva os consumidores em uma jornada ao redor do mundo para abraçar todas as diferentes maneiras pelas quais as pessoas se reúnem e desfrutam de ocasiões sociais e memórias com Heineken.

O vídeo, descontraído, traz a marca celebrando os bons momentos que ela oferece, mesmo se a maneira como os consumidores a escrevem ou apreciam não seja 100% como o originalmente pretendido. Nele, a cervejaria substitui seu logotipo com várias ortografias alternativas que notou ao longo dos anos, aparecendo em todas as contas de redes sociais e páginas do seu website, bem como em vários novos caminhões elétricos.

“Estamos muito contentes em celebrar os 150 anos de Heineken com uma campanha global que abraça todos os consumidores. Um dos nossos principais objetivos é oferecer bons momentos, independente da forma que pronunciam, apreciam ou leem nossa marca e produto. Queremos continuar com essa missão no próximo um século e meio, reforçando os nossos valores e principais pilares de sustentabilidade, negócios, campanhas e cultura, por meio de ativações, patrocínios e eventos daquela forma criativa que apenas Heineken sabe fazer”, conta Eduardo Picarelli, diretor da Unidade de Negócios da Heineken no Brasil.

O filme completo desenvolvido pela agência criativa Le Pub Milan, que conta inclusive com a participação do bi-campeão mundial de Fórmula 1 Mika Hakkinen, cujo nome lembra a marca da cerveja, você confere abaixo.

Bons momentos!

As famosas palavras de Freddy Heineken, “Eu não vendo cerveja, eu vendo gezelligheid, nunca soaram tão verdadeiras. Gezelligheid pode ser traduzido como aquela sensação de bons momentos, algo que esteve no cerne da marca Heineken nos últimos 150 anos. É claro que os bons momentos mudaram ao longo de um século e meio de existência e continuarão mudando, mas sua importância na vida das pessoas permanece a mesma. Reconhecendo isso e como parte da celebração, Heineken trabalhou com acadêmicos para entender melhor os ingredientes necessários para proporcionar essa sensação de bons momentos nos dias de hoje, uma necessidade humana surpreendentemente pouco estudada.

Assinalando um momento importante na sua história, a marca decidiu evoluir a forma com a qual mede seu sucesso, concentrando-se não apenas no volume de cerveja que vende, mas também nos bons momentos que entrega para seus clientes em mais de 190 países.

Para fazer isso, Heineken firmou parceria com o cientista comportamental Chris Brauer, da Goldsmiths, Universidade de Londres, para criar o ‘Good Times Index’, um novo modelo de medição que vai pontuar sua contribuição para criar as condições perfeitas para bons momentos. Combinando pesquisa comportamental humana com pesquisa global, o índice identificou as cinco condições principais necessárias, em todo o mundo, para que as pessoas vivenciem bons momentos, com mente aberta, inclusão e conexão humana.

“Proporcionar bons momentos está em nosso DNA há 150 anos. É por isso que estamos desenvolvendo as métricas da nossa marca para mostrar que criar bons momentos é tão importante quanto a cerveja que produzimos. A nossa meta é continuar oferecendo bons momentos, de uma maneira ou de outra, pelos próximos 150 anos e além”, afirma Bram Westenbrink, diretor global da Heineken.

Com o ‘Good Times Index’ em vigor, a Heineken se mantém fiel à sua visão, ao se tornar a primeira marca de cerveja a ter oficialmente a entrega de bons momentos como uma das maneiras pelas quais mede seu desempenho anual, junto às métricas de vendas e outras avaliações de rastreamento.

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