Skip to main content

A Fundação SOS Mata Atlântica e a Heineken abriram um edital para a seleção de projetos demonstrativos que colaborem com a melhoria da bacia hidrográfica do rio Pinheiros e seu entorno, na cidade de São Paulo. O período de inscrições, iniciado em dezembro de 2023, acaba de ser prorrogado para até o dia 20 de fevereiro de 2024.

Um comitê composto por representantes da Heineken, da SOS Mata Atlântica, da Sabesp e do Pacto Global selecionará entre cinco e dez iniciativas conectadas com o rio e alinhadas a uma das duas modalidades: soluções baseadas na natureza, contemplando intervenções locais que contribuam para melhorar a qualidade da água, e ações de mobilização, engajamento, educação ambiental, artes e conhecimentos, que ampliem a rede de cidadãos conscientes e engajados com a recuperação dos rios. Os selecionados serão apoiados com valores entre 50 mil e 100 mil reais.

Serão priorizados projetos que impactem em dois dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, os ODS da ONU: o que trata de água potável e saneamento (ODS 6) o que se refere à vida na água (ODS 14). ODS 06 – Água Potável e Saneamento e ODS 14 – Vida na Água. As propostas podem ter como proponentes Organizações da Sociedade Civil com atuação nas áreas ambiental, educativa ou social e micro e pequenas empresas sem vínculos governamentais.

 

“As soluções baseadas na natureza buscam imitar o que a natureza faz. Elas podem substituir, por exemplo, o que chamamos de ‘estruturas cinza’, aquelas que, com uso intensivo de concreto e asfalto, provocam a impermeabilização do solo e intensificam o problema das enchentes. A SOS Mata Atlântica implementou recentemente um jardim de chuva no município de Itu, em São Paulo. Com este edital, pretendemos fomentar a instalação de outras estruturas demonstrativas de soluções baseadas na natureza na bacia do rio Pinheiros”, explica Gustavo Veronesi, coordenador do projeto Observando os Rios, da SOS Mata Atlântica.

 

O rio Pinheiros, que faz parte da bacia do Alto Tietê, vem passando nos últimos anos por um significativo processo de despoluição. O sucesso do Heineken Floating Bar, iniciativa temporária também realizada em parceria com a SOS Mata Atlântica, é um exemplo do potencial da área e do interesse do público na revitalização do rio. Localizado na região do Parque Bruno Covas, faz parte da plataforma Green Your City da Heineken, lançada em 2021 e que inclui uma série de iniciativas voltadas para o fomento à cultura e à sustentabilidade. O objetivo do bar foi convidar o público a repensar as formas de ocupação dos espaços urbanos que podem transformar a relação da sociedade com a cidade.

 

“Temos um propósito com a marca Heineken e todas as ações da plataforma Green Your City existem para termos um futuro mais sustentável. Por este motivo, todo o lucro do Heineken Floating Bar está sendo revertido para este edital, em parceria com a SOS Mata Atlântica. Acreditamos que, juntos, assim como outras empresas, podemos nos unir e fazer mais e melhor, especialmente para uma região tão importante para a cidade como o entorno do rio Pinheiros”, ressalta Beatrice Jordão, gerente de Marketing Sênior da Heineken no Brasil.

 

Olavo Garrido, diretor de Negócios e Mobilização de Recursos da SOS Mata Atlântica, ressalta que a saúde dos rios urbanos é essencial para a qualidade de vida da população.

 

“O caso do rio Pinheiros é a prova de que podemos, devemos e sabemos fazer mais e melhor no que se refere ao tratamento dos efluentes. Com o edital, ao lado da Heineken, que vem assumindo um papel de protagonismo na melhoria das águas e do entorno do rio, vamos buscar projetos que tragam soluções para acelerar esse processo”, completa Garrido.

 

O edital com todas as informações está disponível no site oficial da SOS Mata Atlântica.

*Foto de capa: Divulgação/ SOS Mata Atlântica

 

Acompanhe o Adnews no Instagram e LinkedIn. #WhereTransformationHappens