Heinz pediu desculpas duas vezes na última semana por campanhas publicitárias consideradas racialmente insensíveis. Ambas foram veiculadas na Europa. Na segunda-feira (7), a empresa emitiu um pedido de desculpas pela campanha “Smiles”, que mostrava pessoas sorrindo com ketchup ao redor da boca. A campanha parecia fazer referência ao novo filme do Coringa. No entanto, uma das imagens apresentava um homem negro, e críticos afirmaram que “lembrava fortemente o blackface e os shows de menestréis do século 19 e início do século 20, onde homens negros – interpretados por atores brancos – eram retratados com traços exagerados e caricaturais, frequentemente incluindo lábios grandes e vermelhos”, de acordo com a AdAge. Em meio a uma enxurrada de críticas públicas, a empresa respondeu:
“Como uma empresa focada no consumidor, estamos ativamente ouvindo e aprendendo, e pedimos sinceras desculpas por qualquer ofensa causada pela nossa recente campanha ‘Smiles'”, disse um porta-voz. “Embora a intenção fosse se conectar a um momento atual da cultura pop, reconhecemos que isso não justifica o impacto negativo que pode ter causado. Faremos melhor. Estamos trabalhando para remover o anúncio imediatamente.”
O outro anúncio, para a nova linha de molhos de macarrão em tamanho família da empresa, apresenta situações que, segundo a empresa, são baseadas em histórias reais de fãs sobre situações “não convencionais” inspiradas pelo amor aos molhos, como explica a Little Black Book. O anúncio no Reino Unido em questão, por exemplo, mostra uma noiva recém-casada comendo macarrão na recepção de seu casamento, mesmo com o molho escorrendo sobre seu vestido branco. O problema? A noiva é negra, e a maioria das pessoas parece acreditar que o anúncio a mostra cercada pelo seu noivo (branco), os pais dele e a mãe da noiva – mas sem a presença do pai da noiva, de acordo com o The Guardian.
Essa ausência levou muitos a criticar a Heinz por “apagar pais negros”, embora outros tenham apontado que, com base nos arranjos tradicionais de assentos em casamentos, pode ser, na verdade, o pai do noivo que está ausente. Independentemente do que foi pretendido, a Heinz emitiu um pedido de desculpas, dizendo ao The Independent:
“Entendemos como esse anúncio poderia ter perpetuado estereótipos negativos de forma não intencional. Oferecemos nossas mais profundas desculpas e continuaremos a ouvir, aprender e melhorar para evitar que isso aconteça novamente no futuro.”