Heinz se desculpa por campanhas consideradas racialmente insensíveis

Heinz pediu desculpas duas vezes na última semana por campanhas publicitárias consideradas racialmente insensíveis. Ambas foram veiculadas na Europa. Na segunda-feira (7), a empresa emitiu um pedido de desculpas pela…

Adnews

08.10.2024

Heinz se desculpa por campanhas consideradas racialmente insensíveis

Heinz pediu desculpas duas vezes na última semana por campanhas publicitárias consideradas racialmente insensíveis. Ambas foram veiculadas na Europa. Na segunda-feira (7), a empresa emitiu um pedido de desculpas pela campanha “Smiles”, que mostrava pessoas sorrindo com ketchup ao redor da boca. A campanha parecia fazer referência ao novo filme do Coringa. No entanto, uma das imagens apresentava um homem negro, e críticos afirmaram que “lembrava fortemente o blackface e os shows de menestréis do século 19 e início do século 20, onde homens negros – interpretados por atores brancos – eram retratados com traços exagerados e caricaturais, frequentemente incluindo lábios grandes e vermelhos”, de acordo com a AdAge. Em meio a uma enxurrada de críticas públicas, a empresa respondeu:

“Como uma empresa focada no consumidor, estamos ativamente ouvindo e aprendendo, e pedimos sinceras desculpas por qualquer ofensa causada pela nossa recente campanha ‘Smiles'”, disse um porta-voz. “Embora a intenção fosse se conectar a um momento atual da cultura pop, reconhecemos que isso não justifica o impacto negativo que pode ter causado. Faremos melhor. Estamos trabalhando para remover o anúncio imediatamente.”

O outro anúncio, para a nova linha de molhos de macarrão em tamanho família da empresa, apresenta situações que, segundo a empresa, são baseadas em histórias reais de fãs sobre situações “não convencionais” inspiradas pelo amor aos molhos, como explica a Little Black Book. O anúncio no Reino Unido em questão, por exemplo, mostra uma noiva recém-casada comendo macarrão na recepção de seu casamento, mesmo com o molho escorrendo sobre seu vestido branco. O problema? A noiva é negra, e a maioria das pessoas parece acreditar que o anúncio a mostra cercada pelo seu noivo (branco), os pais dele e a mãe da noiva – mas sem a presença do pai da noiva, de acordo com o The Guardian.

Essa ausência levou muitos a criticar a Heinz por “apagar pais negros”, embora outros tenham apontado que, com base nos arranjos tradicionais de assentos em casamentos, pode ser, na verdade, o pai do noivo que está ausente. Independentemente do que foi pretendido, a Heinz emitiu um pedido de desculpas, dizendo ao The Independent:

“Entendemos como esse anúncio poderia ter perpetuado estereótipos negativos de forma não intencional. Oferecemos nossas mais profundas desculpas e continuaremos a ouvir, aprender e melhorar para evitar que isso aconteça novamente no futuro.”

SEI_224869847-9018.webp
820f7113-d221-4fbd-ac83-26e500f38f6e-800x419-1.png
logo

INBOX

Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.

Digite o seu melhor email
“O Agente Secreto”, com Wagner Moura, ganha teaser oficial | Boomer conquista contas de LIVE!, Dobro, Portão 3 e Cinesystem | Monkey-land assume comunicação da Natural One | Brahma transforma sombras em mídia para combater o calor | Eisenbahn leva consumidores ao festival João Rock | Elden Ring vai virar filme com direção de Alex Garland e produção da A24 | Disney promove experiência imersiva durante finais de Wimbledon | Como Enfrentar Momentos de Juros Altos e Proteger Seu Negócio | PUMA relança modelo H-Street com nova abordagem urbana | Mills adquire operação de locação de equipamentos da Next Rental