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O IAB Brasil, entidade dedicada ao desenvolvimento do mercado de publicidade digital no Brasil, definiu como uma de suas prioridades em 2024 focar nos criadores de conteúdo na internet. Tendo lançado em abril o guia ‘Publicidade Digital na Creator Economy: práticas para uma abordagem ética e transparente’, a organização pretende fornecer diretrizes para que os criadores conheçam as boas práticas do Conar, entidade parceira do IAB Brasil, e prestem atenção às diretrizes das plataformas onde atuam.

Com liderança técnica e institucional nesse setor, o IAB Brasil tem trabalhado há pelo menos oito anos divulgando e desenvolvendo boas práticas para influenciadores digitais. Em 2016, lançou o primeiro estudo sobre o tema no Brasil, e em 2018, ofereceu o primeiro curso do país voltado para os aspectos éticos e jurídicos do marketing de influência. Este curso é oferecido anualmente desde então, e uma nova turma está aberta para os dias 7, 8 e 9 de maio de 2024.

Com a ascensão dos influenciadores como referência e fonte de inspiração para os consumidores de conteúdo na internet, a “creator economy” se tornou um terreno fértil para as marcas se comunicarem com seus clientes. No entanto, surge o desafio de garantir que os padrões de ética publicitária sejam seguidos em um cenário tão vasto.

O IAB Brasil acredita que é necessário estimular a adoção de boas práticas pelos influenciadores devido ao rápido e contínuo crescimento desse mercado. De acordo com uma pesquisa da Adobe, a creator economy já movimenta US$ 300 bilhões anualmente, e a previsão é de que essa cifra chegue a US$ 480 bilhões até 2027. Por isso, a organização está empenhada em levantar o debate sobre publicidade para criadores de conteúdo, focando especialmente nos principais criadores e agências especializadas que os representam.

“É um trabalho que começa com os principais nomes desse mercado, que já estão preocupados em dar bons exemplos. Com a adesão desses grandes criadores de conteúdo, a tendência é que a preocupação com as boas práticas de publicidade reverbere para o mercado como um todo. Todos esses atores estão interessados em garantir um ambiente saudável para a publicidade digital. As boas práticas não vêm para restringir, mas para fomentar o crescimento do setor como um todo”, afirma Cristiane Camargo, CEO do IAB Brasil.

O interesse das marcas pelos criadores de conteúdo é impulsionado pelos altos níveis de engajamento e conversão gerados por suas publicidades. De acordo com o estudo ‘#Publi: o impacto da Creator Economy entre os internautas brasileiros’, realizado pelo IAB Brasil com 1,5 mil pessoas em junho de 2023, 92% dos entrevistados já seguiram dicas ou conselhos de criadores de conteúdo digital e 82% compraram algum produto com base nessas recomendações.

O levantamento também mostrou que o alcance da creator economy abrange uma variedade de segmentos, como humor, música, culinária, fitness, tecnologia, moda e beleza, entre outros, todos com grande potencial para publicidade. Quanto mais alto o poder aquisitivo, maior é o consumo de conteúdo online. Na classe A, de acordo com a pesquisa, o consumo de conteúdo de influenciadores se espalha por nada menos do que nove setores da economia!

Diante da confiança depositada nesses criadores de conteúdo, é necessário cuidado para evitar riscos à reputação. Segundo o advogado Pedro Henrique Ramos, membro do Conselho Consultivo do IAB Brasil e sócio do escritório Baptista Luz, o guia vem para garantir que esses profissionais não tenham sua influência prejudicada por questões negativas, como veiculação de conteúdos inadequados ao público-alvo (especialmente o infanto-juvenil).

“O mercado precisa de segurança e confiança. É um movimento positivo tanto para as marcas quanto para os profissionais que criam conteúdo”, afirma.

Ao longo do ano, o IAB Brasil planeja lançar novas iniciativas, incluindo pesquisas, métricas e técnicas, além de desenvolver a cadeia de supply chain para o setor, atividade que deve ser desenvolvida dentro do Comitê de Creator Economy da entidade, presidido por Mayer Mirmovicz (Social Tailors), tendo como vice-presidente Yuri Mussoly (TikTok).

 

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