Instagram ou YouTube? A escolha da plataforma pode ter relação direta com o setor de atuação

Nos últimos anos, as redes sociais se tornaram ferramentas essenciais para marcas que desejam alcançar e engajar seu público, além de, é claro, vender mais. Com o avanço das tecnologias…

Adnews

09.04.2025

Instagram ou YouTube? A escolha da plataforma pode ter relação direta com o setor de atuação

Nos últimos anos, as redes sociais se tornaram ferramentas essenciais para marcas que desejam alcançar e engajar seu público, além de, é claro, vender mais. Com o avanço das tecnologias e o comportamento dinâmico dos consumidores, a escolha da plataforma ideal pode ser determinante para o sucesso de uma campanha de marketing. Mas, afinal, qual plataforma escolher?

As estratégias de marketing e escolha de plataformas podem variar conforme o setor de atuação. Além disso, nem sempre o que funciona em um setor, vai funcionar no outro. Nas redes sociais também é assim. Muitas vezes, uma estratégia que funciona bem no Instagram pode não ter o mesmo desempenho no YouTube ou outro tipo de rede social.

Um dos setores que ganhou bastante destaque nos últimos meses, principalmente no início de 2025, foi o de sites de apostas e cassinos online. Consequentemente, as marcas trouxeram mais conteúdos no mundo das redes sociais e aumentou o nível de conhecimento dos usuários sobre cassino brasileiro, trazendo um entendimento maior de como funciona a indústria, os jogos e até mesmo como apostar. A principal frente de atuação desse setor é no Instagram.

Além do setor de apostas e cassino, o setor de moda também merece uma atenção a parte. Redes sociais baseadas em vídeos revolucionaram a forma como muitas marcas de moda se conectam com o público. O digital contribui para vendas e tendências no setor.

Por que investir tempo e energia nas redes sociais

Não se trata apenas de visibilidade; as marcas que desejam construir uma presença sólida precisam estar na internet. E o motivo para isso é simples: as pessoas estão na internet. Vivemos conectados, seja com um celular na mão ou em frente a um computador, realizando tarefas diárias.

Segundo uma pesquisa da RD Station feita em 2024, 81% dos respondentes disseram que possuem presença digital e 67% apontaram que as redes sociais são o principal canal de vendas. O Instagram surge entre as plataformas mais utilizadas pelos entrevistados.

O uso de cada rede

O Instagram continua sendo uma das redes mais relevantes para construção de marca e conversão em vendas. Recursos como stories e reels tornam a experiência do usuário cada vez mais interativa e propícia ao consumo. Além disso, o formato de compras dentro da plataforma facilita a jornada do consumidor, tornando-a mais direta e eficaz. É a rede mais utilizada por empresas do setor de jogos e entretenimento.

Para falar sobre assuntos mais completos e aprofundados, o YouTube é o ideal. Seu potencial de busca orgânica e monetização faz com que criadores e empresas invistam em vídeos detalhados para educar e engajar a audiência. É uma das plataformas mais utilizadas por quem vende conteúdos relacionados à educação.

Cada plataforma tem o seu papel. O ideal é desenvolver uma estratégia que abranja todas as frentes possíveis, além de concentrar esforços na rede social que ofereça os melhores resultados. É fundamental testar para compreender o que funciona melhor para cada marca. Seja no Instagram ou no YouTube, o mais importante é saber com qual público você está se comunicando e interagindo, buscando que a comunicação seja a mais natural possível

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