A Intel, parceira oficial de tecnologia dos Jogos Olímpicos Paris 2024, anunciou como seus desenvolvimentos em Inteligência Artificial melhorarão a experiência do espectador e a participação dos atletas nos jogos da cidade luz.
Em evento especial em Paris, a empresa apresentou suas novidades tecnológicas desenvolvidas nos últimos anos com objetivo de proporcionar experiências interativas para os espectadores em casa e nos estádios. A companhia irá utilizar hardware e software com IA, incluindo seus processadores Xeon e aceleradores de IA como o OpenVINO.
Os processadores também irão oferecer transmissão em 8K, proporcionando um panorama do futuro da transmissão ao vivo de alta definição. Com a automação de IA, as emissoras poderão oferecer conteúdo digital personalizado de maneira mais rápida.
Os avanços também fizeram progressos na acessibilidade para pessoas com deficiência visual, com desenvolvimento de modelos 3D de centros esportivos para atletas paralímpicos. Esses sistemas vão permitir a navegação interna com orientação de voz por meio de um aplicativo de smartphone, podendo expandir para outras áreas.
“Os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos são a maior vitrine do mundo para que os atletas ultrapassem os limites do possível e alcancem feitos que nunca imaginamos ser possíveis. Neste verão, a Intel acelerará sua missão de levar ‘IA a todos os lugares’, demonstrando o poderoso potencial da IA para criar experiências imersivas e interativas nos Jogos Olímpicos”, comentou Sarah Vickers, diretora do escritório de Jogos Olímpicos e Paraolímpicos da Intel.
Para os atletas, um recurso notável é o programa piloto que também usa IA e visão computacional para analisar exercícios atléticos complexos. Essa tecnologia pode avaliar e aprimorar o treinamento, criando perfis individualizados para os atletas. A tecnologia de IA da Intel também está preservando o patrimônio dos Jogos Olímpicos, convertendo artefatos olímpicos em modelos digitais 3D.
“Demonstramos como a IA pode melhorar o desempenho, simplificar as operações e criar experiências inesquecíveis. Estamos apresentando o futuro da visualização de esportes e do gerenciamento de eventos de grande escala. As oportunidades de IA são vastas e estão prontas para serem aproveitadas por empresas com visão de futuro.” finaliza Jean-Laurent Philippe, diretor de Tecnologia da Intel para a Europa, Oriente Médio e África.
*Com informações do MKT Esportivo/ Foto de capa: Florian Hulleu
Acompanhe o Adnews no Instagram e LinkedIn.
#ADDSomethingNew #ADNewsOficial #ADGroupBR