Skip to main content

Em um mundo em que a mobilidade é um elemento vital na jornada das pessoas, é necessário criar algumas certezas para as rotinas imprevisíveis. Nesse sentido, a proposta de valor da Ipiranga de se colocar como um parceiro da mobilidade, indo além do posto de combustíveis na estrada, dá o contexto para a nova marca e identidade, criada com apoio da Superunion Brasil, rede de consultoria e marca do grupo WPP, apresentada na quarta-feira, em convenção da empresa em São Paulo; 

Marcelo Bicudo, CEO da Superunion Brasil, diz que movimentar uma marca icônica como Ipiranga para o futuro, foi um desafio que mobilizou a equipe multidisciplinar da empresa de uma maneira alinhada com múltiplos especialistas e parceiros estratégicos da companhia.

Marcelo Bicudo, CEO da operação brasileira da Superunion, diz:

“Acredito que em projetos de grande complexidade é necessário cada vez mais um pensamento sistêmico. Pensar a identidade em diferentes escalas com consistência e coerência. Isso significa entregar uma experiência de marca alinhada com a proposta de valor. As manifestações de marca devem ser verdadeiros proof points de um posicionamento pretendido.”

No projeto, coube a Superunion desenhar a nova identidade de marca, desde a estratégia e execução do design, passando por linguagem verbal, diretrizes de design ambiental e digital, motion design, tipografia proprietária (junto a Fabio Haag Type, estúdio tipográfico) e sound branding (junto a Gomus, consultoria de music branding). Heitor Piffer, diretor executivo de criação da Superunion, diz que o ambicioso projeto visou modernizar todas as propriedades de marca através de uma linguagem mais contemporânea e vibrante, preparada para as tecnologias atuais e emergentes e, principalmente, que refletisse a estratégia. Heitor reforça:

“Buscamos, como diretriz de criação, amplificar a herança de percepção da marca, como a irreverência e o bom-humor, para o design e a linguagem verbal. Claro que o logotipo é o elemento mais sensível, onde não poderia haver nenhuma quebra de identificação, mas o projeto vai muito além disso. Ele visa o reconhecimento da marca de forma inequívoca, ainda que se subtraia o logotipo. Todo elemento do sistema de identidade comunica em uníssono.”

Marcelo Bicudo explica que a ideia de completude, construída em anos de campanhas de comunicação da Ipiranga, agora passa a ser um conceito integrado, de uma marca que oferece diversas soluções em um só lugar. O CEO ainda complementa:

“Mais do que uma parada no caminho, Ipiranga agora tem o objetivo de acompanhar o dia a dia das pessoas, no mundo físico e no digital.”

Fique ligado aqui no Adnews! Por que pra gente, sair do óbvio, é tão óbvio quanto criar e transformar.