Skip to main content

A Isobar anuncia a criação e lançamento de um novo produto, sem precedentes no mercado publicitário: o primeiro anúncio programático para a mídia impressa. Desenvolvido em parceria com o jornal O Estado de S.Paulo, o piloto foi veiculado no dia 26/07 no Estadão Expresso e trouxe, como primeiro conteúdo promocional, ofertas das redes de fast-food McDonald´s, Burger King e Subway simultaneamente. O novo formato permite que anunciantes de um mesmo segmento dividam a página e ofereçam, em tempo real, suas melhores ofertas aos leitores. 

 

O anúncio impresso traz um QRCode que pode ser lido com uso de smartphone. A determinação de qual oferta será entregue ao consumidor dependerá da geolocalização e do horário de leitura do código. Dessa forma, é possível garantir que a pessoa impactada receba a oferta mais relevante e adequada para aquele momento e de acordo com as lojas mais próximas a ela. 

Rui Branquinho, CCO (Chief Creative Officer) da DAN (Dentsu Aegis Network) explica que a utilização de dados permitirá que cada anunciante na mecânica possa repensar a todo momento a sua comunicação com o leitor com base nas informações de performance do anúncio: “Se determinado anunciante disponibiliza uma oferta às 8h30 da manhã e, em algumas horas, entende que esteja perdendo espaço para outras promoções mais agressivas de outras marcas participantes, é possível fazer uma mudança na oferta para tornar-se mais competitivo. A segunda fase e ‘evolução’ deste novo produto prevê que as marcas participantes possam fazer ofertas ‘mais atraentes’, mesmo se não forem as mais próximas ou convenientes para o leitor”.

 “O formato inédito criado pela Isobar traduz nosso foco em proporcionar experiências relevantes para o consumidor. Trazendo para uma mídia off-line o modelo programático, o jornal incorpora a eficiência proporcionada pelo ambiente digital. É inusitado e vantajoso para o consumidor e para as marcas”, comenta Ana Leão, Managing Director da Isobar São Paulo.

“É um marco na transformação de uma indústria que vem sendo desafiada; uma nova mecânica digital para gerar novas linhas de receita via impresso. Trouxemos para o piloto o segmento de fast-food, liderado pelas gigantes McDonad’s, Burger King e Subway e estamos com conversas avançadas com marcas de outras categorias. Além da importância pelo próprio ineditismo, esse anúncio torna possível proporcionar ofertas relevantes, levando a comunicação da marca com o consumidor a outro nível e dando novo significado ao canal impresso enquanto meio para transmitir uma mensagem”, observa Paulo Pessoa, diretor comercial executivo do Estadão. 

O desenvolvimento da mecânica e tecnologias aplicadas ao projeto foram criadas pela IWS (Isobar Worldsourcing), centro de desenvolvimento de software do Isobar Brasil Group, baseado em Porto Alegre; já a estratégia de programática foi criada em conjunto com a Amnet, trading desk de mídia programática da DAN no Brasil.

 

 

Ficha Técnica

Título: Anúncio Programático

Cliente: O Estado de São Paulo

Produto: Estadão EXPRESSO

Agência: Isobar

CCO DAN Brasil: Rui Branquinho

Criação: Rui Branquinho e Guime Davidson

IWS: Luiz Siqueira, Andre Trevisani, Cainã Murtinho, Marco Almeida, Aline Bof, Thiago Winkler

Negócios: Ana Leão, Mariana Cantarelli

Mídia: Carol Magalhães, Thyago Corrêa

Chief Product Officer: Aloisio Pinto

BI: Thiago Micheloni

Projetos: Fabio Dias

Dentsu Aegis Network: Guilherme Horácio, Marcio Zorzella, Marina Tunes

Aprovação do Cliente: Paulo Pessoa e Daniel Canello (OESP)

Anunciantes participantes do Anúncio Programático Piloto: McDonalds, Burger King e Subway

Leave a Reply