Skip to main content

Faltam poucos dias para o Dia dos Pais e as buscas por presentes no Google aumentaram em poucos dias, mesmo com a abertura dos shoppings e comércio em geral, situação diferente ao Dia das Mães e Dia dos Namorados.  E, principalmente, em relação ao ano passado quando as buscas por produtos no Google de 77% das categorias do varejo aqueceram com a aproximação da data.

Bicicletas, acessórios, tênis de corrida, chuteiras, camisetas tal pai e tal filho largam na frente dentre as pesquisas. Smart watch e carteiras, celulares, perfumes e cosméticos mostram que as escolhas de presentes são pautadas pela funcionalidade. Todos esses produtos aparecem no ranking e estiveram em ascensão entre os dias 11 e 17 de julho.

Para entender o comportamento dos brasileiros o Dia dos Pais em 2020, o Google também realizou uma pesquisa on-line com 800 brasileiros que mostra que 28% te intenção de presentear seus pais e cerca de 26% dos entrevistados ainda estão em dúvida, relevando o impacto da pandemia da Covid-19 e do distanciamento social.

Cerca de 19% não pretende presentar seus pais neste dia 9 indo em lojas físicas, ainda que o comércio já esteja liberado. E para os que planejam ir às lojas físicas mais de 21% preferem locais com menos pessoas circulando, com mais segurança e com mais proximidade para compras rápidas. E cerca de 15% estão considerando preços e variedade durante esse período de crise.

Nas cidades em que as lojas físicas continuam fechadas, o principal comportamento será a compra on-line digital e em pequenos comércios. Agora, você já parou para pensar quando vai comprar o seu presente? Somente 15% das pessoas pensaram com antecedência nos presentes, quase 13% já estão se preparando para comprar em cima da hora e os outros só cogitam presentes após a quarentena.  

A categoria dos presentes também deve mudar, principalmente para escolher produtos mais fáceis de comprar on-line e facilitar ou evitar a troca. Presentes mais baratos, que ajudem e tenham funcionalidade durante a quarentena e disponibilidade em lojas físicas abertas.

Leave a Reply