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De olho no futuro e na construção de um mundo melhor, Johnnie Walker, marca de whisky da Diageo, decidiu incentivar empreendedores voltados para as causas socioambientais, em uma ação pioneira no mundo, que se inicia pelo Brasil. Cinco marcas foram selecionadas para o projeto: Dobra, Lab77, Muma, Pacco e Woodz.

“Uma marca que chega aos 200 anos, como Johnnie Walker tem muita responsabilidade sobre como ajudar a criar os próximos 200 anos. Enxergamos que as ações de impacto socioambiental precisam ser apoiadas e nós temos muito a aprender e ensinar aos novos empreendedores”, explica João Victor Guedes, idealizador e líder do projeto na Diageo.

Após pesquisar bastante o mercado e as iniciativas de impacto, um trabalho de curadoria foi realizado. “Foi bastante inspirador conhecer e escolher as marcas parceiras. Tivemos acesso a histórias surpreendentes de empreendedorismo, além de pessoas criativas e com a missão de transformar o mundo de forma positiva, o que é a essência de KEEP WALKING”, complementa o executivo que já imagina colocar no dia a dia de Johnnie Walker os ensinamentos dos jovens empreendedores. O projeto ganha vida no mês de junho trazendo as primeiras collabs com as marcas Dobra, Lab77, Muma, Pacco e Woodz.  

A gaúcha Dobra, criada em 2013, é conhecida por seus itens – carteiras, tênis e até camisetas – feitos de tyvek – uma fibra leve e reciclável – usada pela Nasa – que lembra o papel, mas é bem mais resistente (não rasga e é resistente à água). Todo o processo de produção é pensado para causar o menor impacto possível, inclusive a quantidade fabricada: só produzem sob demanda. A mão de obra é 100% local, artesanal e supervalorizada. A empresa é certificada pelo Peta Approved e o selo Eu Reciclo.

Johnnie Walker lança collabs com marcas sustentáveis
Foto: Divulgação/Diageo

Lançada em 2014, a Lab77 é uma marca de moda streetwear que oferece peças autorais conectadas com as características culturais do Rio de Janeiro e a nova cena de consciência global. As coleções priorizam o uso de matéria-prima natural fabricada no Brasil e a produção é feita sob encomenda, permitindo um manejo muito mais eficiente da matéria-prima e menos desperdício com materiais e insumos. Segundo Sergio Dutra, sócio da marca, “a parceria com Johnnie Walker representa a oportunidade de levar uma moda sustentável e autoral para mais pessoas, despertando a importância de criar, inovar e crescer, mas gerando impacto positivo para o planeta e para sociedade”.

Johnnie Walker lança collabs com marcas sustentáveis
Foto: Divulgação/Diageo

MUMA é uma loja online de móveis de design e peças de decoração autorais. Com catálogo de mais de quinze mil produtos, feitos sob demanda e enviados diretamente pelo fornecedor, a empresa funciona como vitrine para novos criadores, oferecendo visibilidade e todo o suporte necessário para vendas em todo o Brasil, de forma sustentável e com o mínimo de desperdício possível.

Foto: Divulgação/Diageo

“Buscamos usar a nossa autoridade em design de produto para desenvolver peças personalizadas que materializam o novo momento da marca. Nos produtos, buscamos misturar o ‘look & feel MUMA’, nossa essência de marca, com o DNA de Johnnie Walker e o novo propósito para o futuro. O posicionamento MUMA é ‘a alegria está em alta’. Unindo essa essência com o “Keep Walking”, desenvolvemos ideias que usam cores, estampas e design industrial como destaques”, explica Matheus Ximenes Pinho, CEO e curador da MUMA.

Já a PACCO – que conquistou o país com seus diversos acessórios, bolsas e mil utilidades pensados para um estilo de vida móvel moderno – foca em questões ligadas ao consumo de embalagens e desperdício de alimentos e bebidas. O propósito da marca é melhorar a vida das pessoas promovendo praticidade e liberdade e proporcionar soluções concretas. Os produtos da PACCO unem tecnologia, inovação e sustentabilidade.

Foto: Divulgação/Diageo

Por fim a Woodz, uma marca de óculos e relógios sustentáveis, com estilo básico e minimalista, que experimentando materiais reciclados e renováveis, desenvolve produtos com consciência socioambiental. “Quando fomos convidados para esse projeto, começamos a pensar um produto sustentável que misturasse a história da Johnnie Walker com o estilo da Woodz.  O resultado não poderia ter sido melhor, criamos os óculos de bio acetato feito com madeira reciclada do barril de whisky.  Um produto inteiramente biodegradável, moderno e ao mesmo tempo cheio de história.”, comenta Eduardo Pedrosa, fundador da Woodz.   

Foto: Divulgação/Diageo

Cada uma delas produziu uma coleção cápsula para Johnnie Walker que estará à venda nos sites das marcas.  Além disso, no TheBar – ecommerce da Diageo, um pouco dessa coleção sustentável poderá ser conferida em kits especiais. São duas opções: para Johnnie Walker Red Label, o kit é composto com a garrafa comemorativa de 200 anos e uma camiseta da Lab77; para Johnnie Walker Black Label, a garrafa comemorativa de 200 anos vem com um copo e canudo eco da Pacco.

“Sustentabilidade é um dos pilares mais importantes de Johnnie Walker e a marca já vem apoiando diversas iniciativas. Para o próximo ano, além da garrafa feita de papel, traremos mais novidades com marcas e pessoas que estão construindo um futuro melhor”, finaliza Guedes.

Conheça as minicoleções feitas para Johnnie Walker no site da Dobra, Lab Sete Sete, MUMA, PACCO, e WOODZ.

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