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O que te impede de ir atrás do seu sonho empreendedor? Três amigos saíram da faculdade e resolveram iniciar um projeto juntos e fundaram a Agência Rastro. Lucas Djahjah, Erik Dana e André de Virgiliis desenvolveram a agência com um DNA e uma cultura altamente colaborativa, facilitando todos os processos e desenvolvimentos de projetos e parcerias com outras empresas e clientes. E aí, no seu lugar, qual seria a desculpa para não seguir em frente? 

Logo no primeiro mês, a agência de marketing carioca foi indicada para atender a conta do Anima Mundi, um dos maiores festivais de animação do mundo! O trabalho e relacionamento com o cliente durou 6 anos, fazendo redes sociais e o blog do festival nas maiores páginas de animação do mundo. 

Hoje, a Agência Rastro está com dez anos em sua bagagem e os sócios contam que foi um verdadeiro desafio abrir uma agência bem no início do boom das mídias sociais. Hoje, já atendem grandes nomes do mercado, como Oi Futuro, LIV (Eleva), Beck’s, Shell/Tele Cine Open Air, Brookfield, Prumo/Porto do Açu e PetroRio. 

“Muito mais do que uma agência ‘always on’, a Rastro chega nas empresas para oxigenar, mostrar e realizar aquilo que quem está ali dentro no dia a dia acaba por não conseguir enxergar e desenvolver. Provocamos, através de ótimas ideias, soluções para problemas internos. Nós levamos aos nossos clientes a inovação na comunicação.” – relata Lucas.

A Rastro é uma agência independente, fundada e construída por criativos e estrategistas que buscam transformar diariamente seus entornos, seus trabalhos e a si mesmos. Sob o comando de Lucas DjahjahAfonso SoaresRafael Bizachi, a Rastro conta sede própria, na Urca, desde 2018. O novo espaço fez com que a empresa refletisse não só no ambiente, mas em toda a sua cultura para receber seus clientes e se transformar em uma agência ainda mais atrativa. 

Nos últimos 5 anos a Rastro vem praticamente dobrando de tamanho a cada ano, tanto em faturamento, quanto em número de funcionários. O modelo adotado de gerir a comunicação de grandes marcas integralmente é um dos diferenciais de atuação da empresa. Nesse formato criam a estratégia de comunicação, gerem os canais digitais, produzem conteúdo digital e coberturas de eventos físicos, produzem audiovisual (webséries, docs, comerciais, institucionais, etc), criam interfaces digitais (sites, apps, etc), compram mídia digital e se relacionam com os públicos das marcas e com influenciadores.

Inovação é a palavra chave que a Rastro carrega para cada um de seus clientes. Para Lucas, Afonso e Rafael, atuais sócios da empresa, inovar em comunicação é entender e dialogar com o movimento de transformação cultural e tecnológico que nos cerca, dando potência para pessoas e marcas.

“Vivemos na era do imediatismo, da disputa acirrada pela atenção e da desinformação. O mundo passa por uma difícil transformação e não há mais espaço para a velha publicidade. É preciso entender e se conectar com os verdadeiros anseios das pessoas, sua imaginação, seus valores. Nosso propósito é alcançar legitimidade e autenticidade para marcas.” – explica Afonso.

 

Cases marcantes da Rastro 

Festival Oi Futuro

Em um reposicionamento da instituição e alinhamento realizado ao lado da OI. O Festival Oi Futuro, realizado neste ano, em meio a pandemia da Covid-19, foi o primeiro festival digital do Oi Futuro produzido dentro do Museu das Telecomunicações. 

PetroRio em ‘Pequenos Especialistas’ 

Responsável pela gestão de comunicação interna e digital externa, a Rastro auxiliou no processo de reposicionamento da marca como uma Oil Tech, a maior empresa independente de óleo e gás do Brasil. Entre as inúmeras ações com a marca, a websérie ‘Pequenos Especialistas’ é um dos destaques da agência. 

 

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