Wigow estreia no mercado com campanha digital voltada aos pais de pets
Nova marca de suplementos para cães aposta em campanha 100% digital, com UGCs bem humorados e ações de influencers selecionados para apresentar a marca e engajar o público-alvo
Juliette Freire é a campeã do BBB 21, mas o que está por trás do sucesso da advogada que é um sucesso tanto para o público, quanto para as marcas?
Adnews
06.05.2021
Juliette Freire, 31 anos, é natural da Paraíba, advogada e maquiadora. Entrou na casa mais vigiada do Brasil com apenas 3.000 seguidores, e hoje, encontra-se com mais de 24 milhões de seguidores.
Mas, o que torna a sister a terceira BBB mais seguida do Brasil, equiparando a quantidade de seguidores da Sabrina Sato e Grazi Massafera? O que faz de Juliette um case a ser estudado e o que podemos aprender com a sister? Descrevo agora algumas de suas soft skills, que chamam muito a atenção e que podemos aprender, para tornarmos a nossa vida mais preparada às exigências do profissional do século XXI.
Isso é o que chamamos de Anti-frágil, uma característica demandada ao profissional do futuro, de acordo com o Fórum Econômico Mundial: Juliette erra, reconhece suas vulnerabilidades, mas, ao mesmo tempo, trabalha sempre para melhorar, evoluir. Percebe-se que Juliette sabe reconhecer quando errou, pede genuinamente desculpas e não traz à nota os erros dos outros, olhando sempre para frente. E é aí que entra uma outra característica marcante de Juliette: ela não guarda mágoas, conseguindo zerar o que aconteceu com ela e a confusão, focando ao que é mais importante: o prêmio de um milhão e meio de reais.
Lembro-me de uma passagem, que Juliette falou a palavra “retardado” e já se corrigiu na hora, pois sabia que esse termo não deve ser utilizado em pleno século XXI.
Essa é uma das características que mais gosto de Juliette: ela não deixa passar e sempre que não gosta de algo, trabalha com diálogo, e em seus feedbacks, pontua suas queixas com fatos e dados.
Lembro do episódio do bolo, com o Fiuk: o brother combinou de fazer bolo para Juliette e depois, acusou-a de ter comido o bolo quase que inteiro e muito da cobertura, alegando que esta era egoísta.
Juliette foi conversar com ele e conseguiu provar que não comeu o bolo todo, com fatos e dados, e além disso conseguiu desmentir o fato de que Fiuk falou que havia acabado o leite condensado da despensa, indo até o armário e vendo que ainda tinha mais do produto.
A sister é uma mulher que não teme mostrar a verdade, mesmo estando ali com diversas celebridades, que podem ter um fandom maior que o dela.
Juliette não nega suas origens, tem muito orgulho de ser nordestina e de ter vindo de baixo. Aproveitando sua história, Juliette conseguiu o feito de construir uma narrativa vitoriosa, onde milhões de brasileiros se identificam com ela, mostrando em seus bordões, falas e atitude.
Aproveitou e trabalhou com o que chamamos de storytelling e jornada do herói. Em suas mídias sociais, Juliette consegue contar sua história de maneira estimulante e dentro do programa, acompanhamos sua jornada de ascensão, queda e redenção:
Primeiro, a participante do grupo pipoca recebe um chamado para entrar na casa. Ela ganha o favoritismo do público para ficar imune na primeira semana, começa a fazer piadinhas e se afobar e começa a desagradar o público. Depois de um tempo, ela se encontra dentro da casa e se transforma, mostrando-se muito mais forte e contando a história de suas origens. Muitos brasileiros se identificam com a sua garra e de onde ela veio, para onde chegou.
Juliette pode não ter feito isso de propósito, mas conseguiu traçar a jornada do herói em sua trajetória ao longo do BBB e tudo indica que será a grande campeã dessa edição.
Além de ser divertida e engraçada, Juliette sabe fazer um pouco de tudo: ela canta, dança, se maquia, sabe conversar sobre assuntos engraçados e polêmicos. Uma das coisas que mais admiro em Juliette é a sua capacidade de se relacionar e se comunicar com todos da casa, de todas as tribos: desde os “bastião”, até os homossexuais, os famosos e as pessoas mais jovens. E é exatamente isso que as empresas buscam de seus profissionais: pessoas que saibam resolver problemas, sem gerar mais problemas, conseguindo conversar com diversos públicos.
Ao entrar no BBB, Juliette escolheu a sócia no estúdio de maquiagem e o marido dela, Deborah Vidjinsky e Hauyna Tejo, como administradores de seu perfil. Contudo, precisaram contratar mais pessoas e atualmente o perfil de Juliette conta com 18 pessoas, entre redatores, designers, editores e produtores de conteúdo que se revezam entre todas as plataformas que a participante está presente durante 24 horas por dia. Portanto, o que aprendi aqui com Juliette aqui foi confiar minha marca nas mãos de pessoas competentes.
Ter uma equipe competente te faz ter uma resposta mais rápida, adaptando a linguagem da rede social de maneira certeira ao seu público.
Assim como um produto ou serviço, Juliette se posiciona como uma marca forte. Para construir sua imagem, adotou cactos e elementos nordestinos: tanto que seu fandom é denominado cactos.
Tanto seu conteúdo nas redes sociais, quanto na sua personalidade, Juliette definiu o arquétipo que chamamos de “Bobo da Corte”: divertida, engraçada, mostra suas “gaiatices”, o fato de falar demais, de ser estabanada, suas vulnerabilidades, deixam-na ser “gente como a gente”
Uma coisa é inegável: Juliette tem muito carisma. E por toda sua espontaneidade, por ser “gente como a gente”, ela é considerada única, em tempos que Influencers estão todas harmonizadas e padronizadas.
Não é à toa que a Globo estuda alternativas para manter Juliette em sua programação. O mundo está carente de pessoas autênticas e ninguém segura essa paraibana retada.
Por Mariana Munis
Mariana Munis é professora de Marketing da Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas.
Nova marca de suplementos para cães aposta em campanha 100% digital, com UGCs bem humorados e ações de influencers selecionados para apresentar a marca e engajar o público-alvo
Com linguagem leve, visual inusitado e foco no público jovem, nova comunicação da companhia divulga o Seguro de Itens Pessoais com filmes que dão voz a objetos como celular, tênis e mochila
Aliança estratégica marca primeira exclusividade da plataforma de experiências musicais no país e fortalece a presença de uma das líderes europeias em mídia digital e entretenimento na América Latina
Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.