Quando se fala sobre queda de audiência na Televisão, um pensamento quase que automático seria se a TV em si está chegando ao fim no Brasil, levando em conta os diversos serviços de streaming que tem sido cada vez mais comuns na vida dos consumidores de serviços audiovisuais.
O Kantar Ibope, responsável por reunir empresas de pesquisa, dados e insights do mundo como um todo, garante que este tal “fim” está bem longe. Ao mesmo tempo que a perda de audiência é um fato verídico, o brasileiro nunca assistiu tanta televisão. Um pouco contraditório, não? Talvez não tanto.
O engajamento das novelas, por sua vez, é bem maior que o engajamento jornalístico, por exemplo, o que acaba fazendo sentido se relacionarmos isso ao contínuo crescimento do streaming.
A TV Linear abrange tudo aquilo que não é visto sob demanda. Ou seja, o programa televisivo, por exemplo, é visto na hora em que ele é transmitido em seu canal original. Apesar da queda, a TV Linear no Brasil permanece “viva”, mas pelos dados do Kantar Ibope, sete a cada dez brasileiros estão conectados em canais que são lineares.
O Kantar Ibope ainda admitiu observar o comportamento do brasileiro que vive no interior por meio de uma pesquisa, considerando que os equipamentos de medição de cidades interioranas não estão disponíveis. Os resultados da pesquisa acabam sendo úteis para afiliadas tanto de agências como emissoras de publicidade que estão por fora da área metropolitana que já tem sido fiscalizada e mencionada neste levantamento de dados.
Por último, mas não menos importante, a divulgação da audiência no modo de pontuação e não nos habitantes em si trata de uma convenção nacional. Os pontos de audiência nos mercados representam um número específico de domicílios e outro de indivíduos. Esse ponto, por sua vez, é relativo ao ano.
E aí, já sabia de tudo isso?